terça-feira, 19 de abril de 2011

Praga - a cidade mais romântica do mundo

Começo hoje uma pequena série de posts sobre Praga. Considero essa cidade a mais romântica do mundo. Vocês podem até estranhar, logo eu tão apaixonado por Paris...
Tive a sorte de visitar Praga duas vezes. A primeira foi em Setembro de 2006 e a segunda em Outubro de 2007. Faço estes posts agora para atender ao pedido da minha querida amiga Mirella Cozzi que em breve vai visitar a capital da República Tcheca.
O meu desejo de conhecer Praga surgiu após a leitura de uma matéria sobre a cidade. Fiquei impressionado com tudo o que havia lido e não tive dúvidas: Praga seria meu próximo destino. E lá fui eu

Václavské náměstí (Praça Wenceslau), no coração de Praga. é o lugar onde tudo acontece. E é no número 43 que está o  Hotel Elysée , onde fiquei hospedado nas duas vezes que estive na cidade. A localização é perfeita, bares, restaurantes, lojas e uma ótima padaria, sem contar os trailers onde são vendidos os melhores cachorros-quentes do planeta. Se fosse hoje, abandonaria a dieta... Essa região chama-se Nové Mesto (Cidade Nova). O prédio que se vê na foto é o Museu Nacional. Parece incrível, mas não visitei. Talvez numa próxima viagem... E bem próximo ao Hotel também fica a Ópera Estatal de Praga e o Museu Mucha (imperdível).

Visão geral da  Václavské náměstí a partir do Museu Nacional. Apesar de cansado da viagem, apenas tomei um banho e fui passear pelas ruas, sem rumo certo. Mas peguei um mapa no Hotel. Qualquer cuidado é pouco, ficar perdido e pedir explicações em tcheco é meio complicado..rs

A minha caminhada sem rumo me levou até a Staré Mesto (Cidade Velha). Foi uma caminhada gostosa e quando vi estava num pequeno labirinto de ruas e saí nessa linda praça. São séculos de arquitetura e diversos estilos. Não sabia para onde olhar. Vale a pena parar e sentar para beber uma cerveja em um dos diversos bares e ficar horas admirando. No centro da praça uma estátua em homenagem ao reformador tcheco Jan Hus, que foi queimado na fogueira em julho de 1415, por criticar o poder terreno da Igreja em prol da justiça social.

Fachada da Igreja de Nossa Senhora Diante de Tyn
A Igreja de Nossa Senhora Diante de Tyn é o prédio mais imponente da praça. Suas torres góticas chamam atenção. E parece até com um Castelo. A imagem da virgem que fica entre as duas torres é de ouro. Aliás, os altares dessa igreja são  todos em ouro. E como sempre, as fotos são terminantemente proibidas, mas eu consegui  tirar algumas para eternizar a minha visita. Corri o risco de apagarem, mas acho que o segurança foi com a minha cara e fingiu que não estava vendo. Aproveitei, pois não é sempre que isso é possível.

Quem está na praça fica um pouco perdido procurando a entrada da Igreja. De fato, não é fácil. O visitante tem que passar por um dos arcos ao lado dos bares. Não é tão complicado, mas confesso que foi um pouco difícil de encontrar.
Aí está uma das maiores atrações da Praça da Cidade Velha: o relógio astronômico. De hora em hora centenas de turistas ficam aglomerados para assistir as figuras de Cristo e seus apóstolos. É muito bonito. Começa com um esqueleto tocando um sino e no final um galo canta. Não há quem não pare. Até porque junta tanta gente que não tem como passar mesmo, mas vale a pena.
Depois de ver esse "pequeno espetáculo", continuei andando pela Rua Karlova e cheguei na Ponte mais bonita do Mundo: a Ponte Carlos. Já devia ser umas 19hs e o sol brilhava intensamente.
 A Ponte foi construída em 1357 por ordem do Imperador Carlos IV e , óbvio, levou o seu nome. São 516 metros de comprimento por 10 de largura. É cercada por diversas imagens de Santos e liga a Staré Mesto à Malá Strana (Cidade Menor).
 Acho que foi uma excelente recepção, chegar em Praga e ter esse final de tarde (na verdade, início da noite), foi fantástico.
 Lá ao fundo o Castelo de Praga  e eu feliz da vida, ouvindo um pouco de jazz.
A Ponte Carlos funciona como um Teatro a céu aberto, com apresentações de diversos artistas, como esses aí da foto que formavam uma banda de Jazz. Depois voltei tranquilamente caminhando para o Hotel e caí num sono profundo, 24 h sem dormir, ninguém é de ferro.

8 comentários:

  1. Amo Praga!
    Nunca te vi... sempre te amei!
    Me leva na próxima?
    Adorei o post!
    Beijão
    PS: e que chegada!
    Cristina BR

    ResponderExcluir
  2. Oi Jorge!
    Não conheço Praga, mas vista e lida pela sua ótica é realmente linda. Já temos alguns planos para futuras viagens, mas fujo um pouco destas em que o idioma é muito complicado, meu marido arranha um inglês e eu um francês, juntos receamos o que seria uma aventura. São planos para viagens de pacote, que bem sabemos as limitações. Vou seguir nesta viagem com você!
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Cris
    SE ganhar hoje parte dos R$ 70 mi da megasena eu te levo! Praga é um lugar que todo mundo tem que conhecer. E para vc que gosta de uma boa cerveja.... é maravilhoso!
    Beijos

    Valéria
    Viaje sem medo para Praga. Eu aprendi o básico do idioma tcheco (bom dia, obrigado e boa noite) e assim que chegava todos ficavam espantados com meu "bom dia" (dobry den). Depois começava a falar em inglês macarrônico...rs
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Jorge, um post encantador, obrigada!
    Vou imprimir p fazer o seu percurso ao contrário, já q ficarei em Mala Strana.
    Nem preciso dizer q me lembrarei de vc a cada passo, né?
    Abraço apertado, Mirella

    ResponderExcluir
  5. Mirella
    Praga é um encanto do início ao fim. A Ponte Carlos é um lugar para passear de mãos dadas. E quero depois uma foto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Combinado!
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Jorge, que série de comentários e fotos maravilhosos estes teus sobre Praga e as outras cidades. Teu espírito explorador está nos mostrando lugares e coisas lindas. Adorei!!!
    Abrs.
    Lenna

    ResponderExcluir
  8. Lenna
    Praga foi uma das melhores descobertas que fiz. Um lugar rico e apaixonanate.
    Beijos

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *