quinta-feira, 17 de março de 2011

Vale a pena conhecer Aracaju?


Essa pergunta já é uma marca do Blog. E a resposta não poderia ser outra: Aracaju merece uma visita. Por coincidência, hoje a cidade completa 156 anos. Foi em 17 de março de 1855 que o povoado de Santo Antonio do Aracaju foi elevado à categoria de cidade, com a denominaação de cidade do Aracaju, sendo para ela transferida a capital da provincía. De lá para cá a caçula das capitais nordestinas foi crescendo e hoje é uma capital bonita, uma cidade planejada, que conta com aproximadamente 600 mil habitantes. Um lugar realmente agradável e tranquilo. Não é à toa que Aracaju é considerada a cidade com a melhor qualidade de vida do país. E foi nesse pequeno paraíso que passei os meus 5 dias de carnaval.

Fiquei hospedado no Ibis. Apesar da distância - fica a 15 minutos de carro da Orla -  minha estadia foi muito boa. E aproveito para agradecer a toda equipe do Hotel,  sempre muito gentil, especialmente Thiago e Alyne que me deram ótimas dicas sobre passeios e de como aproveitar a cidade.

Nesta foto estou no Mercado Municipal de Aracaju. É um complexo dividido em três partes onde é vendido  de alimentos a artesanato. Esta visita faz parte do City Tour que deixei para fazer no último dia. Nem me perguntem por que deixei para o último dia. Claro que o ideal é fazer no primeiro dia...rs mas foi ótimo, um bom serviço prestado pela NozesTur. Tive como guia a simpática e divertida Érica que passou todas as informações sobre a cidade.
O melhor do City Tour é a visita ao Parque da Cidade. Como não tenho medo de altura subi no Teleférico e admirei a vista lá do alto. Vale a pena. O bilhete é comprado à parte e custou R$ 10. 

Vista da cidade com a Ponte Construtor João Alves ao  fundo sobre o Rio Sergipe. O visual é fantástico. Este é o ponto mais alto de Aracaju e podemos contemplar boa parte da cidade.
A Ponte também pode ser vista de outro ângulo a partir da Colina de Santo Antonio (foto abaixo), o segundo ponto mais alto da cidade.


Além de todas as belezas naturais que Aracaju oferece, quem visita a cidade pode conferir também o seu rico artesanato.

Todos os dias as barraquinhas do Centro de Arte e Cultura J. Inácio estão abertas a partir de 17h. É um ótimo espaço que fica na Orla de Atalaia. Existe uma grande variedade de artigos para comprar ...
 
 
... e, claro, muitas comidinhas...
A Torta de Macaxeira da Cida faz o maior sucesso. A minha pedi com recheio de carne de sol e cobertura de queijo coalho, bem típico!
Não posso deixar de falar do maravilhoso Pastel da Jane. Estava tão bom que comi e nem fotografei. Recomendo comerem o de Aratu. Muito bom! 

Símbolos da Cidade

Arara
e Cajú
Daí o nome Aracaju

Outras Delícias

A culinária nordestina é muito boa:  moquecas, caldos, peixes e crustáceos preparados de maneira deliciosa. Aqui um pouco do que eu provei.
Moqueca de Vermelho  com Camarão - almoço no Birimbar (na praia de Coroa do Meio)

Camarão no leite de coco e servido no coco verde. Delicioso. Almoço na República dos Camarões (Orla de Atalaia), bom atendimento e garçons muito bem treinados.

Moqueca de Camarão com pirão . Jantar no Pitu com Pirão da Eliane (Orla de Atalaia). Este foi um dos melhores restaurantes que conheci em Aracaju.

Cerveja geladíssima e pastel de Aratu no Bar do Tiziu na Praia dos Artistas - onde mais eu poderia estar??

Caranguejo - o prato da paciência
Não dá para negar: a carne de caanguejo é muito gostosa. Porém, é preciso um pouco de paciência quando for pedir essa iguaria, seja num bar da praia ou num restaurante. Segundo informações de um garçon do Bar "Casquinha de Caranguejo", que fica na Passarela do Caranguejo, o crustáceo é preparado na hora e por isso que leva esse tempo todo de 40 a 50 minutos. Por isso fica a dica: se você gosta de caranguejo, assim que chegar na Praia peça logo meia dúzia. Assim você já fica garantido. enquanto isso peça um  pastel e vá tomando a sua cervejinha.
Para comer caranguejo é preciso um martelo para quebrar as patinhas e retirar a carne. É uma atividade lúdica..rs

Foram 5 dias fantásticos em Aracaju. Sinceramente, o melhor Carnaval da minha vida. Longe da folia, sem aborrecimentos, muito sol, cerveja gelada, boa comida e uma cidade tranquila com gente do bem. Aracaju me surpreendeu positivamente. Claro que precisa de alguns ajustes para receber turistas mais exigentes, principalmente treinamento para o pessoal dos bares de praia, restaurantes  e dos hotéis. E acredito que já estão trabalhando nesse sentido. A cidade é limpa e segura, pelo menos por onde andei. Eu gostei muito, pretendo voltar em outros carnavais pois é ideal para quem procura fugir da folia e ter um pouco de descanso. Detalhe: teve Carnaval em Aracaju - chama-se Rasgadinho - e todos se divertiram. Mas a concentração é no Centro e no Bairro Industrial. A diferença é que tudo transcorre em paz e as pessoas vão apenas para se divertir. Fiquei fã de Aracaju e recomendo para vocês. E a nota é Dez!

10 comentários:

  1. Ufa!
    Pensei que vc estava se esquecendo de dar nota!
    Eu nunca tinha feito essa soma: arara+caju=Aracaju! Gostei!
    Gostei mais ainda das comidinhas!!Hummm...pareciam deliciosas!

    Jorge,
    todos posts dessa viagem eu amei!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jorge!
    Estava lendo e dizendo ao marido, temos que visitar Aracaju!
    Delicia de cidade, as comidas nordestinas deliciosas, atorta que você falou, aqui chamamos de escondidinho de carne de sol, maravilhosa e essa muquecas e o camrão no coco, meu Deus!
    Voc~e percebeu como os arquitetos só sabem fazer ponte estaiada agora, que é isso?! Mas o conjunto me impressionou, depois vou ver um pacote surpreenda mastercard, não é comercial! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Adriana
    As comidinhas são ótimas. E vc como boa mineira vai apreciar. A moqueca de camarão estava maravilhosa! E vc acha que eu ia esquecer a nota?
    Beijos

    Valéria
    Sem sombra de dúvida você vai gostar! E vc tem toda razão com relação á ponte. Em Natal também tem uma bem parecida né? Espero que você também se surpreenda com a cidade. E já fica uma dica: procure Hotéis na Orla.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu post! fico muito feliz quando as pessoas gostam da minha cidade. Só uma observação... Aracaju não significa arara + caju, significa Cajueiro dos papagaios.

      Excluir
  4. Acho formidável esse jeito que tu falas dos lugares que visitas, Fortunato.
    Eu, sou como tu: adoro tiras fotos, agradecer pessoas hospitaleiras que passam pela gente e, acima de tudo, levar o recado aos amigos de como podemos aproveitar a vida.

    Essas comidas deveriam ser maravilhosas!
    Liquidou com teu Caviar, meu Caro!! rsrs

    beijão, da amiga gaúcha

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria
    Pena que não dá pra ficar viajando sempre, né? A vontade seria ficar só assim, mas temos que produzir, né?
    Vale a pena conhecer Aracaju, se vc ainda não conhece, comece a planejar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sou de Aracaju e por um acaso parei aqui no seu blog. Achei muito legal suas postagens... Sei que sou suspeita para falar, mas eu AMO Aracaju. Fico feliz que tenha gostado daqui! :)Se precisar de mais informações, qualquer coisa fala! :) Abs, Fernanda.

    ResponderExcluir
  7. Fernanda
    Sua cidade é muito agradável e eu gostei tanto que pretendo voltar!
    Obrigado pela sua visita e volte mais vezes!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvidas,Aracaju é uma das melhores cidades para se viver!! Passei cerca de 12 anos (os melhores de minha vida) lá... Cidade pequena mas MUITO evoluida. Agora estou em Recife, outro paraíso, mas não chega aos pés comparando-as!
    Fabiany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiany
      Obrigado por visitar AcabouoCaviar?!
      Aracaju é um lugar muito gostoso mesmo.
      Abraços

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *