quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Valparaíso

Segunda-feira gorda de carnaval, calor, céu azul e o destino: Valparaíso e  Viña del Mar. Dificilmente visito duas cidades no mesmo dia, mas como disseram que a distância entre uma e outra era de apenas 10 minutos, eu não pensei duas vezes. Há diversas maneiras de chegar nestas cidades. Para quem não quer ter nenhum trabalho, o ideal é contratar um passeio com uma agência. Alugar um carro é uma possibilidade e a terceira alternativa, ir na rodoviária e comprar o seu bilhete para Valparaíso e de lá tomar um ônibus ou trem para Viña del Mar. Eu optei pela última alternativa...
 ...mas quando cheguei na rodoviária a fila estava grande e logo fui abordado por uma moça de uma empresa de turismo. Resumo da ópera, aceitei a proposta: Eu iria de  ônibus comum até Valparaíso e chegando lá, faria um City Tour pela cidade e em seguida iria para Viña del Mar. Fiz um balanço rápido e vi que valia a pena. Uma redução de 50% em relação ao preço cobrado pelas outras agências. 
A viagem dura em torno de 1h30 e a paisagem é belíssima, para dizer o mínimo.  
Valparaíso é bem maior do que eu imaginava. Uma cidade agitada, divida em partes alta e baixa. A maior parte da população vive na parte alta, nos cerros. E para subir e descer usam os "ascensores" (elevadores), que viraram atracão turística. Para poder visitar a cidade como se deve, o ideal é um dia. 
O City Tour incia com uma parada para fotos com o Pacífico de pano de fundo. Quando fiz essa foto, nem havia percebido a frase pichada na mureta. Mas faz todo sentido!
 Leões marinhos tomando banho de sol. Que luxo hein?
Do mar, partimos para a parte alta da cidade, passando pelo Centro. Pelo caminho fui fotografando o que podia, sei bem como é city tour num bus...
O guia que nos acompanhava era bem divertido e isso ajuda muito num passeio desses. É muita informação e se não tiver um pouco de humor, o tour vira uma aula maçante de história.

Um dos "ascensores", tão colorido quanto as casas.

Passei pela "La Sebastiana" a casa de Pablo Neruda, mas segunda-feira estava fechada.

E já que não pude visitar a casa do escritor, o jeito foi cumprimentá-lo na Praça
 E ainda encontrei Gabriela Mistral!

 Que frase! 

A vontade era de ficar perambulando pelas ruas da parte alta, apesar do calor, mas num city tour... e aí descemos em direção à Plaza Sotomayor com belos prédios, como o  da ex-Intendência de Valparaíso, hoje  Sede do Comando Geral da Armada do Chile.

 Hotel Reina Vitoria, data de 1899 - charme inglês em Valparaíso
Da Plaza Sotomayor seguimos para a última etapa em Valparaíso, o Ascensor Artilleria que conduz até o Paseo 21 de Mayo.
Inclinadíssimo
Do alto avistamos ao fundo os cerros de Valparaíso e em destaque a casa 156, em estilo vitoriano, construída entre 1908 e 1909, atualmente é um restaurante badalado. 
 O Cerro Artilleria garante uma das mais belas vistas da cidade.

E no Paseo 21 de Mayo está o Museu Naval e Arquivo Histórico da Armada do Chile.   
Foi um passeio extremamente agradável, apesar de corrido. Rodar uma cidade como Valparaíso em 2h30 é muito, muito pouco. Fica a dica para curtir um dia inteiro por lá, sobretudo para poder visitar Igrejas, museus, lojas e restaurantes. 
E o tour prossegue para Viña del Mar...

6 comentários:

  1. Delícia rever meu passeio através do teu olhar...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Gostei de ver as fotos e os registros da viagem a Santiago do Chile. Também estive, com meu marido, passeando por lá. Retornamos no sábado de carnaval. Fiquei surpresa com a falta de água. Que bom que o problema foi contornado...Também gostei da cidade. Achei Valparaíso surpreendente!
    (Jane Mara Costa)

    ResponderExcluir
  3. Olá Jane,
    Vc partiu no dia da minha chegada, e eestava um caos por conta da falta de água. mas depois, tudo voltou ao normal.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge,
    Lendo sobre a sua ida vi que foi bem diferente da minha ida lá em out/2011. Eu não gostei muito de lá não!!! Vendo suas fotos e relatos fiquei "encantada"!).
    Em dez/2013 passarei 03 dias inteiros em Santiago do Chile, estou pensando em retornar a Valparaíso e Viña (esta adorei).
    Um abraço.
    Ana Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Silvia
      Isso acontece. Muitas vezes não ficamos tão envolvidos numa visita devido às circunstâncias.
      Acho válido vc retornar e ter um outro olhar sobre a cidade.
      Beijos

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *