sábado, 15 de junho de 2013

Dia intenso na Ciudad Vieja


O dia estava mesmo animado, apesar do almoço ter sido uma grande roubada... 
Do Mercado del Puerto retornei à Plaza Independencia e dali tomei um ônibus até ao prédio da Prefeitura, melhor, Intendencia. 

 
É daqui deste prédio que temos uma bela vista da cidade. O mirante está aberto para todos, gratuitamente. Funciona de Segunda a  Sexta, de 10h30 até 15h30. Na mesma praça onde está a Prefeitura, encontra-se um Centro de Informações Turísticas. Eu recebi um "ticket" para  ter acesso ao Mirante, mas nem há necessidade, pois você fica com o papel na mão e ninguém te pede. O elevador panorâmico te leva até o 22º do prédio e o visual é incrível!

 
 
A visão é de 360 graus e há quadros com explicações sobre as edificações mais importantes da cidade, como o Palácio Salvo na foto acima.

Quando entrei no prédio não percebi essa cópia do David de Michelangelo, na saída levei um susto. Estava em Florença???

Cumprida esta etapa do meu roteiro, parti para a última visita do dia: o Teatro Solis. Desci a Av 18 de Julio e fui admirando antigas construções de rara beleza, misturadas confusão da arquitetura atual.
 
Ateneo de Montevidéu - no coração da Plaza Cagancha

Ainda Av. 18 de Julio a "Fuende de los Candados" - ao menos aqui um lugar próprio para os apaixonados eternizarem seu amor.
Da "Fonte dos Cadeados" segui a pé até o Teatro Solis. Havia comprado o ticket para o último  horário da visita, 16hs

O Teatro Solis - belíssimo prédio em estilo neoclássico -  é o grande orgulho do povo de Montevidéu. É o teatro mais antigo da América do Sul e sua programação é bem variada e intensa, com óperas, ballets, concertos e peças de teatro.

O teatro está bem conservado e sua última reforma foi em 2004. Abriga 2 sals de espetáculos, a  maior com capacidade para 1200 pessoas. Além de cafeteria, salas de exposições e livrarias. A visita guiada dura 50 minutos e os guias falam inglês e português.

E para fechar meu dia na Ciudad Vieja fui tomar um chá na Libreria Puro Verso. Esta é mais uma das grandes livrarias de Montevidéu, vale a pena visitar e parar no Café do segundo andar.

 
Quando cheguei estava bem vazio, mas logo as mesas foram ocupadas por grupos de amigos que saíam do trabalho.
 Achei ótimo ficar nesse sofá, tranquilo, tomando meu chá.  

"La Perdiz" - este restaurante foi dica do meu gastro (Dr Francisco) - excelente restaurante em Punta Carretas. E foi a minha opção para o jantar, era próximo ao Hotel, fui a pé. O restaurante estava lotado e como não fiz reserva, fiquei na lista de espera, mas valeu cada minuto esperado.

Não costumo comer carne à noite, mas enquanto esperava os garçons passavam com pratos incríveis e perfumados. Nem  pensei duas vezes e pedi um bifão, acompanhado de batata assada com roquefort.
E o grand finale um mousse de dulce de leche coberto de nozes. Porque eu mereço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *