Hoje estava vendo o programa da Angélica e assisti uma matéria que a apresentadora fez com o ator Marcelo Médici no Mercado Municipal de São Paulo. Esse Mercado ficou conhecido de todos os brasileiros porque foi um dos cenários da novela "A próxima vítima" de Sílvio de Abreu. Assistindo ao programa lembrei de um final de semana que passei em São Paulo e, claro, conheci o Mercado. Mas não quero falar só do Mercado, quero aproveitar esse post para mostrar um outro lado da cidade que ainda não conhecia. Por sorte tive como cicerone minha amiga jornalista e editora do Blog Babelpontocom, Letícia Castro, para mim, apenas Lê.
![]() |
Estação da Luz |
Esta viagem aconteceu em Junho de 2009. Fiquei mais concentrado no Centro antigo da cidade. Embora já tivesse ido tantas vezes à São Paulo, não conhecia nada dessa região. Comecei visitando a Estação da Luz e fui ao Museu da Língua Portuguesa.
É uma visita obrigatória, um mergulho no mundo das letras e da palavra. O Museu é muito interessante e o visitante interage o tempo todo, através de diversos meios. Além do acervo permanente, tem sempre uma exposição temporária. Quando visitei estava em cartaz: "O Francês no Brasil em todos os sentidos" - sempre vale a pena anotar tudo...rs. Também assisti um filme de mais ou menos 10 minutos, sobre as origens da Língua Portuguesa falada no Brasil. Assim que o filme termina somos direcionados para a Praça da Língua onde acontece uma "instalação" com áudio e imagens sobre literatura. É um programa imperdível!
![]() |
Pinacoteca do Estado de São Paulo |
E como nem só de arte vive o homem...
![]() |
Jorge Fortunato e Letícia Castro - Rio x SP |
À noite fomos jantar na tradicional Pizzeria Speranza, que fica no bairro do Bexiga. E ali provei uma pizza maravilhosa. Uma noite memorável.
No dia seguinte continuamos nossas andanças pelo Centrão - como dizem os locais. Depois de caminhar pelo Bairro da Liberdade, seguimos até a Catedral da Sé. Um belo edifício em estilo neogótico.
Da Sé Caminhamos um pouco mais e chegamos ao Pateo do Collegio, onde nasceu a cidade de São Paulo.
O Pateo é sede de diversos eventos, além de abrigar o museu, a cripta de José de Anchieta e a igreja onde foi realizada a primeira missa da cidade.
Com tantas informações e já por dentro da história continuamos nossa caminhada até o Mercado Municipal de São Paulo. Palco - podemos chamar assim, pois é um show - gastronômico. Todas as frutas, legumes, temperos, especiarias, queijos, frios diversos, carnes, enfim, encontramos tudo lá.
![]() |
Visão parcial a partir do segundo andar - destaque para os vitrais ao fundo. |
É um verdadeiro absurdo! 400 gr de mortadela, mais tomate seco e queijo! E vai muito bem com um chope gelado!
Aceita um pedaço???
Depois desse farto almoço, decidimos caminhar até o Edifício Copan, foi uma maneira que encontramos para queimar todas as calorias... sem contar que foi uma ótima pedida terminar o dia contemplando as linhas inconfundíveis de Niemeyer.
Foi um excelente final de semana e sem a famosa garoa paulistana. Uma viagem muito agradável aos nossos vizinhos - e ainda dizem que existe rivalidade Rio x São Paulo. Pelo menos o carioca aqui e a paulistana não atestam essa tese. Agora Lê, fico aguardando a sua visita ao Rio de Janeiro!