No ano passado, não me lembro exatamente quando, assisti uma reportagem sobre o Cânion do Xingó no Jornal Hoje. Fiquei impressionado com a beleza do lugar. Pensei: "quem sabe um dia..." E esse dia chegou mais rápido do que eu pudesse imaginar. Assim que cheguei no Ibis pedi informações sobre o passeio ao Xingó. O Thiago - recepcionista do Hotel - me indicou a agência NozesTur. No dia seguinte eu liguei e marquei o passeio.
No dia combinado a simpática guia Islaine, passou no Hotel por volta de 07h45 para nos levar. O passeio dura aproximadamente 13 horas.
Catamarã que faz o passeio nas águas do Rio São Francisco - 3 horas de contemplação
|
O Cânion do Xingó está localizado no município de Canindé do São Francisco a 213 km de Aracaju. Isso significa uma viagem de mais ou menos 3 horas de duração, com apenas uma parada. No caminho passamos pelos municípios de Itabaiana, Areia Branca, Poço Redondo, entre outros. Fui observando o casario antigo, vizinhos conversando na calçada, enfim a vida simples do Sertão.
No pequeno Cais - pronto para embarcar! |
Por conta da construção da Hidroelétrica do Xingó, foi formado um reservatório com 65km de extensão em pleno Sertão. Em alguns trechos chega-se a 120 metros de profundidade! O passeio, como já disse, dura três horas, sendo uma hora dedicado ao banho nas águas do São Francisco e passeio de lancha.
São diversos tipos de formações rochosas, vegetação e trilhas. O ideal seria poder ficar mais um dia para poder explorar tudo. Dizem que o bando de Lampião e Maria Bonita passou pela região.
A natureza tem lá os seus caprichos e essas rochas parecem ter sido esculpidas e postas arrumadas nesse lugar. O passeio foi todo embalado por música regional com Elba, Zé Ramalho, Fagner, Luiz Gonzaga, muito baião e forró.
Depois de quase 40 minutos começamos a avistar os paredões de granito vermelho e cinza, com marcas dos habitantes que ali viveram há mais de 8000 anos - essa informação eu li em algum lugar. À medida que o catamarã se aproximava mais eu ficava sem fôlego de ver tanta beleza em estado bruto.
Um verdadeiro espetáculo da natureza. Quem poderia imaginar que a construção de uma Hidroelétrica iria resultar em algo tão bonito? Soube que é possível visitar a usina, mas como era Carnaval acho que não havia nada programado. Há também um museu, mas também estava fechado.
O boto volta ao seu habitat natural |
Não ia perder a oportunidade de mergulhar no São Francisco. E por mais que saiba nadar, o uso do colete é obrigatório. Afinal não dá para brincar com a profundidade do Rio. No ponto onde ancoramos a profundidade é de 28 metros, mas há quem diga ser mais que isso. Eu é que não iria pagar pra ver.
Já paramentado fui dar uma volta nessa canoa. Como estava sozinho, tive que ficar sentado no meio para não virar a pequena embarcação. Claro que volta e meia eu dava uma emoção a mais ao passeio me sentando mais á direita ou mais à esquerda, para desespero do casal à minha frente. Mas no final todos gostaram.
O passeio de canoa dura 5 minutos e leva até o final da gruta. Vale a pena fazer e é seguro
|
Depois do passeio hora de mergulhar. Preferi continuar com o colete, os "macarrões" não seriam suficientes para segurar mais de 100kg!.
La dolce vita - não existe sensação melhor. A água é quase morna, límpida e muito agradável.
A Ilha do Bode |
Depois do tempo estipulado de uma hora, retornamos para o almoço (não incluso no pacote) que acontece no restaurante flutuante Karranca's.
O Almoço é no esquema de Buffet. Embora tivesse uma grande variedade de pratos, optei por peixe frito, carne de sol e macaxeira. Do que comi, gostei. Todavia, acho que o restaurante deveria rever o cardápio do Buffet. Nem sempre quantidade é qualidade.
No alto - São Francisco. Achei tão bonita essa escultura |
E foi isso. Um dia inesquecível. O Cânion do Xingó é um dos melhores passeios para quem visita Aracaju. Aliás, só esse passeio já vale pela visita. Tudo perfeito. E para completar, na volta o ônibus faz uma parada na casa de uma das melhores doceiras do Sertão, D. Nena. Os doces são maravilhosos e eu já comi tudo que trouxe!
Quando visitarem Aracaju procurem a NozesTur e façam esse passeio. Eu recomendo!
Arrasou Jorge!
ResponderExcluirEu AMEI este post! Também já conhecia a região pela TV e revistas.
Muito lindo mesmo! E essa água verdinha...maravilha!
Uma das minhas melhores amigas é parente pelo lado materno de Lampião, e do paterno: Luz Del Fuego!!
Olha que mistura incrível!
Mais uma coisinha:
ResponderExcluirvc está em ótima forma, viu?
Adriana,
ResponderExcluireu diria uma mistura explosiva!!! E será que ela puxou quem???
Olha, vc levantou meu astral com esse elogio sobre a minha forma. Ando tão caído ....valeu! Ganhei o dia! Beijos
Amigo, se for verdade que você diz mais de 100 kilos, tá na hora de diminuir em!!!! principalmente para viajar melhor. Brincadeira amigo Jorge. Olha, eu conheço a região e local que você foi e confirmo, quem quiser ir vá sem medo, o único valentão que tinha Lampião e mesmo assim ele não era tão bravo assim como dizem por ai.
ResponderExcluirAbs Jorge e obrigado por postar coisa do meu Nordeste.
Oi Jorge!
ResponderExcluirQue passeio fabuloso quanta coisa bonita tem nesse nosso Brasil! Que paisagens! O problema é o preço que se paga para fazer turismo por aqui. Nós que estamos distante de tudo pagamos muiito caro!
E para quem vem aqui no RN também não paga pouco, o turismo aqui é caro, Pipa, nooossa... agora é só para europeu que vem com a vantagem de quase 2 e 1/2 para 1. Quando programamos nossa viagem consideramos o show de u2, preferimos Santiago, a viagem saiu mais barata, agora estamos vendendo os ingressos, viu isso?!
Walter
ResponderExcluirpreciso mesmo perder e não encontrar mais os kilos extras...rs muitos não acreditam por causa da minha altura, mas a balança comprova. Essa região é fantástica. Eu fiquei maravilhado mesmo.
Abraços
Valéria
Quando eu falo que o Brasil é caro ninguém acredita. Por conta disso tenho viajado mais pelo exterior. Mas até que Aracaju tem bons preços. Este passeio, por exemplo, ficou por R$ 115. Não achei caro, levando em conta a distãncia e toda a beleza que vi.
Beijos
Olá Jorge! Fazendo minha visitinha semanal ao blog, encontrei o post sobre Aracaju, e agora este relatando sua visita ao Cânion do Xingó. Gostei muito!
ResponderExcluirEstou pensando em uma cidade do Nordeste para as próximas férias, provavelmente em jan/fev/2013. Aracaju pelo seus relatos será uma ótima opção.
Um abraço.
Ana Mota
Ana
ExcluirAracaju é exatamente como mostro nos posts: um lugar tranquilo. Passei o carnaval de 2011 na cidade e nao me arrependi. Além da tranquilidade a cidade tem ótimos preços.
Beijos
Olá Marcia!
ResponderExcluirObrigado por acompanhar nosso Blog! esperoque goste do passeio. A Nozestur é uma ótima agência e o cânion do Xingo um lugar mágico.
Abraços
Claro que agora vou ver esta beleza toda!
ResponderExcluirE vc não vai se arrepender!
ExcluirBeijos
Claro que agora vou ver esta beleza toda!
ResponderExcluir