domingo, 16 de dezembro de 2012

Verona - além das expectativas!

Dizem que o melhor momento da viagem é a preparação, concordo com isso. Até porque só penso na viagem o tempo todo. Depois de fechar a programação, comprar passagens, reservar os hotéis, começa a etapa de compra de bilhetes de trem - fase mais complicada -, pois tudo deve ser antecipado. E se no dia que decidi visitar tal lugar a cidade base está bombando? Confesso que ao escolher o dia 22 de abril para visitar Verona, estando baseado em Veneza, cheguei a gelar...rs Um domingo em Veneza poderia ser mais interessante que um domingo em Verona. Enfim, era um risco, mas não poderia ter feito escolha melhor.
Após as visitas da manhã, segui para o Teatro Romano, que data apenas do séc I a.C! Ao atravessar a Ponte de Pedra já avistamos um lugar mágico.
O tempo naquele domingo estava muito instável. Acho que vivi as 4 estações num único dia: frio pela manhã, depois um pouco  calor, uma brisa fresca, chuva e sol de novo.
 
Entrar no Teatro Romano é cair dentro do túnel do tempo. Essa arquibancada  em semicírculo está muito bem conservada. Ainda hoje é montado um palco em frente e espetáculos são realizados no local.
 
O Teatro Romano de Verona é também um Museu Arqueológico. O acervo é composto de peças gregas e romanas  como estátuas, esculturas, lápides, mosaicos quase completos, entre outros itens.

E do alto do Teatro Romano uma bela vista da Ponte de Pedra sobre o rio Ádige. Uma das mais belas vistas de Verona.

E aí depois de subir a Torre dei Lamberti, andar pelas ruínas, subir e descer escadas  a fome chegou. E para minha sorte estava acontecendo uma feira de produtores na Piazza Brà, onde está localizada a Arena de Verona. 
A feira foi um achado, boa comida e preços justos, aliás justíssimos!
Experimentei: Risotto à isolana....
 
E uma das melhores pizzas do mundo!

E havia muita coisa boa para provar
 
E caminhar pela feira, provar uma coisa aqui e ali foi mais do que prazeroso. Sem contar o movimento de gente de cidades vizinhas - uma atração à parte.

Espontaneamente as pessoas dançavam ao som da música típica
Saí da Praça satisfeito e fui visitar a minha última atração do dia:
O magnífico Castelvecchio
Esse belo Castelo foi construído na metade do século XIV por Casagrande II, da família Della Scala. Atualmente abriga Museu de Artefatos. Pelo horário´já nao dava mais para visitar com clama, por isso preferi apenas caminhar pelo jardim e pela Ponte Scaligero.


Eu estava cansado, afinal foi um dia intenso, mas muito satisfeito!
 
Terminei minha visita ali no Castelvecchio, contemplando o Rio Adige e desejando retornar á Verona. Um dia foi muito pouco. É necessário ao menos duas noites para aproveitar a tranquilidade da cidade, conhecer as áreas verdes., tomar um Spritz na Piazza Brá ou  na Piazza delle Erbe. Enfim, curtir a cidade comme il faut!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *