terça-feira, 30 de setembro de 2014

Diário da Viagem - Capítulo 1

A ideia inicial era escrever os posts durante a viagem, como se fosse um diário. Eu chegaria no hotel à noite e iria relatar as aventuras do dia. Deu certo? Claro que não! Imagina andar o dia inteiro, chegar depois das 23 horas e ainda ficar acordado até 1 ou 2 da madrugada escrevendo! Não poderia dar certo mesmo. No primeiro dia até tentei mas parei pela metade. Sem contar que as fotos, em alta resolução, "pesam" e demoram até serem publicadas. Em casa tenho um programa que reduz o tamanho da foto. Neste primeiro post da viagem, vocês poderão conferir, no texto abaixo, como seria esse "Diário da Viagem". Estou deixando o texto na íntegra, sem modificações. Apenas acrescentei mais fotos. Boa Viagem!!
*****
Istanbul, 19 de agosto de 2014


Hoje é terça-feira, são 22h15. Estou em Istanbul, instalado num  pequeno quarto do Hotel Kupeli, e a ficha ainda não caiu. As semanas que antecederam a viagem foram tensas e intensas, muito trabalho e assuntos diversos para resolver. No final, tudo deu certo.
A viagem do Rio até Istanbul foi tranquila, sem sobressaltos, salvo o episódio "mala retida em Paris". Espero que cheguem amanhã pela manhã. Mas, como não sou marinheiro de primeira viagem,  tenho roupa para passar uma semana, que veio na mala de mão.
Decidi fazer este diário em tempo real e que começará a ser publicado a partir do dia 28 de setembro. E isso me poupará o tempo de fazer vários posts na volta.
Espero que dê certo. A proposta é contar meu dia a dia nessa viagem pela Turquia e pela França. Apertem os cintos e vamos embarcar!
 A viagem de Paris até Istambul durou aproximadamente 3h30, do alto já sentia o astral da cidade.




Enfim, em solo turco. O chato de as malas não terem chegado é o tempo que se perde. O guia que me aguardava já estava cansado de tanto esperar. Aliás, quando saí do aeroporto era um mar de guias com placas diversas aguardando passageiros. Sensação de déjà vu total, este é o meu trabalho e me coloquei no lugar deles.

Parece meio bobo, mas essa imagem de táxis amarelos me impressionou...talvez tenha sido a conversa dos taxistas e dos passageiros, aquela língua incompreensível, mas ao mesmo tempo familiar.
Mudança de papéis, agora turista, dentro da van que me trouxe até o Hotel Kupeli na Cidade Velha (Sultanahmet). É bom deixar de ser guia para ser guiado. No trajeto Aeroporto/Hotel a paisagem é muito bonita.
E o passeio pela história já começa com esta maravilha da foto acima: as muralhas de Constantino.
Os meus olhos não estavam acreditando nas coisas que estava vendo. Quando nos aproximamos do hotel, entramos numas ruas com muitas lojas de tapetes, vendedores de frutas puxando carrinhos, uma certa confusão...só ficou o registro na cabeça, pois nem dava para fotografar. E enfim, o Hotel Kupeli, onde fui recebido com o largo sorriso do Özgur, o recepcionista. 

E subi para conhecer o apto 104, como já disse, é minúsculo, porém silencioso. Özgur prometeu outro quarto maior daqui a dois dias ou antes. 

Instalado, banho tomado, vamos sair!
Por conta das malas que não chegaram, perdi pelo menos 1 hora para resolver a questão... mas isso não é problema. Não considerei o dia de hoje no roteiro. Dediquei o final da tarde para reconhecimento da região e localização dos principais pontos de interesse da Cidade Velha.
Saí do Hotel e entrei na primeira Mesquita que encontrei. Um lugar tranquilo, de muita paz.
 São mais de 2000 Mesquitas...
Na parte externa dessa mesquita bicas e banquinhos.... purificação?

Uma das portas do Grand Bazaar ... e que bom que estava fechado. Em menos de meia-hora, fui parado por dezenas de comerciantes, cujas lojas ficam fora do Grand Bazaar

 Quando vi esta edificação de longe, pensei ser mais uma Mesquita... mas

Trata-se do Túmulo de Mahmud II. Entrei e visitei este Cemitério que não parece um cemitério...


E a noite começou a cair já passava das 20h00 e procurei um lugar para jantar, estava cansado..

Nas ruas o assédio é grande, os garçons te buscam na esquina e mostram cardápios e vão te seduzindo... e acabei parando neste restaurante. 
Esses tomatinhos inocentes estavam temperadíssimos, mas muito gostoso e o pão era uma maravilha. O prato principal chegou, um espetinho de carneiro muito bom. Tão gostoso que esqueci de fotografar..

E ao final, é costume, é tradição, o Çayi (chá)
A sobremesa eu deixei para escolher numa das mil e uma lojas de delícias turcas...estou perdido. Segurei a onda e comi tâmaras recheadas com nozes...
Saí do paraíso dos doces e caminhei um pouco mais acompanhando o movimento que era intenso...e descobri uma bela praça com belas edificações e que vou explorar amanhã...já passa da meia-noite e eu ainda estou escrevendo...será que amanhã vou conseguir? 

22 comentários:

  1. Parabéns pelo novo blog! Nunca tinha comentado antes mas hoje não me contive. Estou planejando uma viagem para a Itália ano que vem e seus posts tem me ajudado muito.Ah! e continuo fiel ao caviar também!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alba!
      Muito obrigado pelos votos e por este comentário!
      Muito bom saber que você agora vai ser fiel aqui também e continuará firme no Caviar!
      Abraços

      Excluir
  2. Pela terceira vez . . . Sou teimosa!
    Amo viajar com vc ao ler seus posts! Sempre!
    Este então . . . Deu saudades! Amei esta cidade!
    Um dia aprendo a ser como vc e a Eunice e não perder os detalhes pelo caminho.
    Devo ter passado várias vezes por este cemitério. Pelo que vi ele deve ficar na rua principal que vai do mercado até a praça. Certo? Passei batida! Talvez por estar em grupo e dando mts risadas gostosas e tagarelando. rsrsrsrsrsrs
    O problema de malas sumirem neste trecho deve ser rotina. As nossas sumiram tb.
    Escrever dps de um dia de viagem é mt loucura mesmo. Tentei naquela da Itália e ficava caindo de sono mesmo. E olha que nem chego aos seus pés. Era mais para dar notícias a quem queria saber por onde andávamos.
    Mt sucesso neste novo blog e aviso . . . Quero estar na noite de autógrafos quando resolver passar td para um livro. Ok?
    Ansiosa pelo novos posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia!
      Numa viagem sempre é assim, às vezes observamos algumas coisas e outras deixamos passar batido. Ainda mais se estamos com amigos.
      Obrigado por comentar e viajar comigo!
      Beijos

      Excluir
  3. Jorge querido, ansiosa pelas novidades!
    Cinto apertado, a viagem é longa!
    Sucesso na nova empreitada!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli, a viagem vais er longa mesmo, afinal foram 40 dias...obrigado pelo carinho!
      Beijos

      Excluir
  4. Que bom ter estes relatos de tuas viagens! gostei muito do formato. beijos querido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,
      Bom mesmo e ter a sua companhia nesta viagem!
      Beijos

      Excluir
  5. Parabéns Jorge. O blog ficou bonito e o conteúdo, como sempre, maravilhoso. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eymard,
      Obrigado pela sua presença! Conto com seus comentários!
      Abraços

      Excluir
  6. Parabéns Jorge. Bela surpresa. Adorei.
    Aproveito para pedir desculpas. Acabei de ver que não dei os créditos para a foto da ponte. Dei agora, no Face. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lina, obrigado! Amei ter você aqui!
      Imagina, é um prazer colaborar com o Conexão Paris!
      Abraços

      Excluir
  7. Adorei o blog novo! Gosto muito dos teus recitos de viagem!
    Você já prevê e leva tudo o que é necessário na bagagem de mão, já o Sylvain, quando nossas malas não chegaram na Malásia, não tinha nada! Só a camera fotográfica!!! Nada para vestir! E eu que sou estressada estava tranquilona, tinha tudo o que precisava para 2 dias, mas quero evoluir e ser como vc, prever para uma semana!
    Que saudades esse post me deixou de Istanbul! Fizemos os quase 7km da muralha à pé, destruí o meu calçado, mas sobrevivi... Para poder comer mais um Iskender! :D

    ResponderExcluir
  8. Olá Milena!
    Que bom! Aqui o tema vai ser só viagem mesmo! Desde que fiquei sem malas na viagem de 2010 - foram 5 dias - eu aprendi a lição. Levo roupa para uma semana. A Turquia me encantou.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Ai que saudades deste lugar mágico! Seu blog está muito bom. Continue!

    ResponderExcluir
  10. Adoreiiiii Jorginho!!!! Ainnn, bateu uma saudade!!!! Bom demais viajar ne!?!?!

    Continua contando mais!!!! Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nao vai sair daqui mais...rsrs Muitas histórias para contar e voce faz parte delas!
      Beijos

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *