02 de setembro de 2014 e chegava a hora de deixar a Turquia, depois de 15 dias mágicos.
Acordei cedo para fazer a corrida de todos os dias e aproveitei para fotografar. às 6 horas da manhã a cidade vazia é o melhor momento para fazer boas fotos, como a da Mesquita Azul ao alto.
Hagia Sophia
Palácio Topikapi
![]() |
Túmulo de Mahmud II |
Foram 8 noites de hospedagem no Hotel Kupeli localizado na cidade velha. Para quem gosta da badalação ficar na cidade velha não seria a melhor opção, pois a noite oferece poucas atrações. Há muitos restaurantes e até alguns lugares com shows, mas extremamente turísticos. Por outro lado, aqui estão concentrados as principais atrações como museus e mesquitas, além da casa de banhos Cemberlitas. Eu gostei. O apartamento tipo standart é bom. Os que estão localizados de frente são maiores; o café da manhã é bom e o melhor é o atendimento do staff, atencioso e simpático.
Após o café uma ida rápida ao Grand Bazar para últimas pechinchas. E comprei uns vasinhos de porcelana muito bonitos e muito, muito finos...e chegando ao Brasil...dois haviam quebrado. quase tive um treco, mas a culpa foi minha. Deveria ter tido mais cuidado ao embalar.
Istanbul é uma tentação para quem gosta de comprar. Há muita oferta e os preços são excelentes. Mas resisti.
No Grand Bazar é preciso ter "ouvido de mercador". Os vendedores são insistentes, te puxam e querem mostrar tudo. é preciso ter paciência, sorrir e seguir em frente.
Nem sempre é possível fotografar, muitas lojistas não deixam. Eu queria muito essas luminárias tipo "mil e uma noites". E nem vou falar das cerâmicas e porcelanas que vi. Saí do mercado e voltei para o Hotel.
Faltava ainda meia hora para sair do quarto, tempo suficiente para tomar uma ducha rápida, trocar de roupa e seguir para o Aeroporto. O rapaz que aparece na foto chama-se Aykut, é um dos funcionários do Hotel. Super atencioso e gente boa. Aliás, os turcos em geral são muito simpáticos com os turistas e muito educados.
O Aeroporto de Istanbul é enorme, gigante e como tem lojas! Todas as grandes grifes estão lá. Ah e o coração estava apertado, como eu gostei de ter conhecido a Turquia! Foram 15 dias espetaculares. Istanbul apaixonante, a Capadócia um sonho, Izmir de uma beleza ímpar! Nota Dez com louvor! A Turquia é um destino mágico e que deve ser visitado ao menos uma vez na vida. Fui e pretendo voltar um dia.
O voo para Paris estava marcado para 15h30, mas saiu às 16h00. Meia hora de atraso, que por incrível que pareça, não alterou muito o horário da chegada. 18h15 estava aterrizando em Paris.
Chegar em Paris é sempre bom, ainda mais no verão com direito a uma bela noite na Place de la Bastille!
Aguardem os próximos posts na continuação das Férias de 2014, viajando na França e passeando por Avignon, Nice, Saint-Paul de Vence, Mônaco, Paris e muito mais...