sábado, 21 de março de 2015

Até breve Istanbul! - Capítulo 23

02 de setembro de 2014 e chegava a hora de deixar a Turquia, depois de 15 dias mágicos. 
Acordei cedo para fazer a corrida de todos os dias e aproveitei para fotografar. às 6 horas da manhã a cidade vazia é o melhor momento para fazer boas fotos, como a da Mesquita Azul ao alto.
Hagia Sophia
Palácio Topikapi
Túmulo de Mahmud II
Não me estendi até o Bósforo porque precisava voltar ao Hotel e ainda queria passar no Grand Bazar antes de fazer o check-out. 

Foram 8 noites de hospedagem no Hotel Kupeli localizado na cidade velha. Para quem gosta da badalação ficar na cidade velha não seria a melhor opção, pois a noite oferece poucas atrações. Há muitos restaurantes e até alguns lugares com shows, mas extremamente turísticos. Por outro lado, aqui estão concentrados as principais atrações como museus e mesquitas, além da casa de banhos Cemberlitas. Eu gostei. O apartamento tipo standart é bom. Os que estão localizados de frente são maiores; o café da manhã é bom e o melhor é o atendimento do staff, atencioso e simpático.

Após o café uma ida rápida ao Grand Bazar para últimas pechinchas. E comprei uns vasinhos de porcelana muito bonitos e muito, muito finos...e chegando ao Brasil...dois haviam quebrado. quase tive um treco, mas a culpa foi minha. Deveria ter tido mais cuidado ao embalar.


Istanbul é uma tentação para quem gosta de comprar. Há muita oferta e os preços são excelentes. Mas resisti.

No Grand Bazar é preciso ter "ouvido de mercador". Os vendedores são insistentes, te puxam e querem mostrar tudo. é preciso ter paciência, sorrir e seguir em frente.

Nem sempre é possível fotografar, muitas lojistas não deixam. Eu queria muito essas luminárias tipo "mil e uma noites". E nem vou falar das cerâmicas e porcelanas que vi. Saí do mercado e voltei para o Hotel. 
Faltava ainda meia hora para sair do quarto, tempo suficiente para tomar uma ducha rápida, trocar de roupa e seguir para o Aeroporto. O rapaz que aparece na foto chama-se Aykut, é um dos funcionários do Hotel. Super atencioso e gente boa. Aliás, os turcos em geral são muito simpáticos com os turistas e muito educados. 

O Aeroporto de Istanbul é enorme, gigante e como tem lojas! Todas as grandes grifes estão lá. Ah e o coração estava apertado, como eu gostei de ter conhecido a Turquia! Foram 15 dias espetaculares. Istanbul apaixonante, a Capadócia um sonho, Izmir de uma beleza ímpar! Nota Dez com louvor! A Turquia é um destino mágico e que deve ser visitado ao menos uma vez na vida. Fui e pretendo voltar um dia.


O voo para Paris estava marcado para 15h30, mas saiu às 16h00. Meia hora de atraso, que por incrível que pareça,  não alterou muito o horário da chegada. 18h15 estava aterrizando em Paris. 


Chegar em Paris é sempre bom, ainda mais no verão com direito a uma bela noite na Place de la Bastille!
Aguardem os próximos posts na continuação das Férias de 2014, viajando na França e passeando por Avignon, Nice, Saint-Paul de Vence, Mônaco, Paris e muito mais...

10 comentários:

  1. Concordo com vc. Saímos de lá com um gostinho de quero mais. Tb gostaria de voltar.

    ResponderExcluir
  2. Viagem nota 10, com direito a retorno, se for possível. Sempre ficam coisas para trás. Minha viagem ficou melhor ainda, depois dos teus relatos. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, motivos não faltam para retornar à Turquia. Bom que você aproveitou a viagem aqui Candida. Um beijo

      Excluir
  3. Muito bacana ... Já estou lendo "Istambul" e "Museu da Inocência"...e quando isso acontece, personagens ganham vida e eu me misturo com a história...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia,
      Não sou vidente, mas já prevejo coisa boa aí...bjks

      Excluir
  4. Afinal, um dia terminou de relatar a sua viagem, hehe. Também adoro essas lanternas coloridas, criam mesmo um ambiente de mil e uma noites. Mas são muito frágeis para transportar.
    E, logo depois dessa viagem fantástica, ainda houve tempo na sua amada França?! Sortudo.
    Beijinhos, uma linda semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruthia,
      Sim e queria continuar viajando de novo nos dias maravilhosos que tive na Turquia. Estou bem atrasado com a viagem das férias do ano passado, mas ainda consigo terminar neste semestre e contar um pouco dos dias em Portugal.
      beijos

      Excluir
  5. Maravilha!! É exatamente o que pretendo fazer, passar uns dias em Istambul e depois passar mais alguns em Paris. E o hotel em Istambul, vc recomenda? Local seguro ? vou com a minha mãe de 65 anos e sabe como é, tenso...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana
      O Hotel de Istambul é bom, mas se vc vai com sua mãe acho melhor procurar um outro hotel na Cidade Velha. digo isso porque há uma pequena ladeira para subir e descer...
      Boa Sorte

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *