terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O incrível bairro de Belém em Lisboa

Era quarta-feira de cinzas, mas o dia estava azul! E o céu de Lisboa mostrava porque é cantado em verso e prosa... Dediquei este dia para visitar o bairro de Belém. Aqui estão concentradas muitas atrações: Mosteiro dos Jerônimos, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e muito mais. Partindo do Hotel que fica na Praça Marquês de Pombal, tomei o ônibus 727 que leva até Belém.
A primeira atração a ser visitada foi o Mosteiro dos Jerônimos. Observem que havia uma fila enorme para comprar o ticket. Como queria visitar outras atrações, lembrei do Lisboa Card que garante entrada gratuita a diversos museus e monumentos, além de acesso ao transporte público. Clique aqui e saiba tudo sobre o LisboaCard.
O Mosteiro dos Jerônimos é uma construção do século XVI e é considerado o carro-chefe da arquitetura manuelina.
A maioria dos espaços do Mosteiro está vazia e algumas salas são usadas para exposições temporárias. Na foto acima o antigo refeitório dos monges da Ordem de São Jerônimo.
Detalhe dos painéis de azulejos

O passeio pelos corredores requer tempo e tranquilidade para observar os detalhes.

Aqui jaz Fernando Pessoa
O Claustro
Ligada ao Mosteiro, a  Igreja Santa Maria Belém é um capítulo à parte e merece a visita. É nesta igreja que estão os túmulos de Camões e Vasco da Gama.
 Sacristia

Próxima atração: Torre de Belém
Este é um dos monumentos mais representativos da cidade de Lisboa. A Torre é toda decorada com Brasão de Armas de Portugal e inscrições da Ordem de Cristo. 
Lá do alto uma bela vista do Tejo 

A Torre foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal em 2007
  
Inaugurado em 1940 o Padrão do Descobrimento é uma homenagem ao Infante d. Henrique e aos bravos portugueses que saíram mar afora descobrindo novas terras. 
Centro Cultural Belém - um complexo de arte com o sensacional Museu da Coleção Berardo.
Inaugurado em 2007, este Museu é uma referência para os amantes da arte moderna e contemporânea. A coleção está avaliada em mais e 300 milhões de Euros e tem obras de artistas como Dalí, René Magritte, Warhol, Francis Bacon, Nan Goldin e muitos outros. 


Um mergulho na arte de A a Z
Mosteiro dos Jerônimos visto a partir do Museu Coleção Berardo

E já que a alma estava satisfeita de Arte, o corpo pedia alimento e fui até à Confeitaria de Belém, para comer os deliciosos e maravilhosos pastéis de Belém - sempre quentinhos!
A fila na porta assusta, mas é para comprar no balcão. O que você deve fazer é entrar e seguir para os salões da Confeitaria... são muitos.
 Quem olha de fora não imagina como é grande...
 Encontrei este salão e havia uma pequena fila, uns 15 minutos de espera e...
 ... que marrravilha!!! Depois de comer bolinhos de bacalhau, pedi os pastéis de Belém. Não há igual. E é por isso que dizem, "pastéis de Belém, só em Belém!"
 E assim fechei o dia... mas ainda tem visitas a fazer pelo bairro...

Minha querida amiga Sabina Forgiarini também estava em Lisboa com seu marido, Rogério. Marcamos um jantar no Mercado da Ribeira. O grande barato foi nosso encontro, por acaso, na estação do metrô.

O Mercado da Ribeira é o point do momento em Lisboa. Ao lado de um grande mercado que vende frutas, legumes etc., um grande espaço dedicado à gastronomia. São diversos stands com comidinhas divinas e preços camaradas. 
Chefs renomados também estão presentes com novas leituras de pratos tradicionais portugueses. 
A noite foi de papo, risadas e bom vinho!
À mesa com Diana , Sabina e Rogério. 

Foi um dia intenso e agradável do jeito que gosto e no dia seguinte... muito mais. Aguardem!

Um comentário:

  1. No monumento dos Descobrimentos, também chamado de "não empurra", dizem que Cabral é o quarto. A conferir!

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *