terça-feira, 2 de novembro de 2010

Viena

Meu desejo de conhecer Viena começou quando li uma reportagem em um caderno de viagens de um jornal. A matéria sugeria conhecer Budapeste e Viena, pois eram próximas e quem visitava uma não poderia deixar de visitar a outra. Fiquei empolgado e fui organizando o roteiro. E acrescentei Praga, Karlovy Vary, Paris, Annecy, Lyon. Enfim, um mega roteiro e 30 dias para fazer tudo isso. Quando viajo gosto de dar notas para cada cidade visitada. Saí de Budapeste encantado, fascinado pela grandeza e pela beleza do Danúbio. E estava ansioso para conhecer Viena. Cheguei e achei a cidade correta, porém fria. No meu diário de viagem anotei: "...é uma beleza gelada, falta alma, aquele 'je ne sais pas quoi'. Assim, Viena atinge 8,987 no meu ranking."

Será que fui radical? No entanto, gostei de tudo que vi e fiz em Viena e destaquei no meu diário "a ópera, os teatros, museus, centros culturais, cafés maravilhosos". Este é o último post da série sobre Viena e escolhi algumas fotos que mostram um pouco mais dessa cidade. Devo confessar que estes posts me fizeram rever a nota que dei e ter um outro olhar sobre a cidade. Além disso, o desejo de retornar aumenta a cada dia! E mais, devo acrescentar: Viena é o retrato fiel do que imaginamos como cidade de primeiro mundo. A Europa que idealizamos. Tudo lá é perfeito e funciona.

Próximo ao hotel onde me hospedei - Ibis Westbahnhof - fica este prédio com a fachada toda decorada.

Muitos museus e arte espalhada por todos os lados.

Eu visitei museus, mas também encontrei tempo para uma boa cerveja, como esta Güsser preta, muito saborosa.

Uma passada para visitar o Museu Freud


Um momento descontraído com esta estátua viva de Mozart. Os artistas estão por toda parte e divertem os turistas.


O Parlamento Austríaco. Prédio de arquitetura imponente com belas esculturas. Foi um impacto. Aliás foi em frente a este prédio que encontrei a Patrícia.

Homenagem dos vienenses ao seu maior compositor: Mozart. A estátua fica atrás do prédio da Biblioteca.

Um brinde à Viena! Com sua melhor cerveja, e até breve!

9 comentários:

  1. Jorge,
    muito exigente vc, heim?
    Achei maior graça quando diz que gosta de dar notas...coisa que fazemos aqui em casa também. Além de anotarmos pontos altos e baixos de cada viagem/lugar.
    Fiquei pensando sobre o que vc escreveu, de achar Viena um pouco fria. É cultural, talvez.
    Mas certamente é a cidade mais "de primeiro mundo" que já conheci.
    Esta série de posts foi fantástica, me fez rever lugares conhecidos sobre a sua ótica, sempre divertida e inteligente!
    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana
    Descobrimos mais um ponto em comum, hein? Eu acho que foi excesso de expectativa e queria algo mais. Mas concordo com você, aliás faltou dizer isso no post, e vou acrescentar: Viena é aquilo que imaginamos de cidade de primeiro mundo, da Europa que todos idealizam. Tudo lá é perfeito, administrativamente falando.
    Agora, adivinha qual cidade ganha sempre nota Dez?
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Viena com cerveja deve ser o melhor dos mundos! E com dias de sol como o das fotos...
    Que coisa linda!
    Adorei o post.
    Beijos
    Cristina
    BR

    ResponderExcluir
  4. lamonato.ggm@terra.com.br3 de novembro de 2010 às 14:58

    Oi Jorge

    Uma pena que esse seja seu ultimo post sobre Viena, estou devorando suas dicas.
    sabe que lendo seu post, me veio a cabeça o porque de termos escolhido Viena pra nossa viagem.Nunca tinha mostrado interesse por lá,aliás por mim teria começado por Paris e feito o interior até chegar na Suiça, que era a vontade de minha filha, mas os dois me convenceram a deixar para outra vez, ja que estivemos em Paris no ano passado.Queriam conhecer outro país.Me arrependi, devia ter "fincado o pé".Tá dificil informação da Austria, gosto de ter tudo à mão pra não perder tempo.
    Espero que a cidade não me decepcione.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Cris
    Minha doce anônima...rs. Seja com sol ou chuva, as cervejas vienenses são maravilhosas. Viena é uma espécie de disney das cervejas.
    Bjks

    Mônica
    Da Áustria só conheci Viena e como disse no post, já penso em voltar. Quero muito conhecer Salzburg e Innsbruck que dizem ser muito bonitas. Próximo a Viena tem uma cidadezinha chamada Baden que merece ser vista. Embora eu não tenha conhecido.
    Só posso te dizer para ir de coração aberto e aproveitar o que for possível. Eu vou dar uma vasculhada nos meus arquivos e se encontrar mais alguma coisa te mando por e-mail. Todavia, acho que para três dias em Viena vc tem programação de sobra. Um abraço e conte comigo se precisar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. monica amadeo lamonato4 de novembro de 2010 às 08:05

    Jorge

    Vc é uma graça, ja era sua fã no CP, agora então....
    Vou ficar no aguardo.
    Vc conhece a Suiça????
    Teria dicas de lá????
    Tb estou perdida, o prob é que não temos CP e seus pitaqueiros em outras cidades do mundo,hahaha
    Bom dia pra vc!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Mônica
    Assim eu vou ficar convencido...rs
    Ainda não conheço a Suíça. Seria ideal ter um Conexão Suiça, viena, etc né?
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Jorge...Uma despedida digna de Viena. Espero que você retorne em breve a essa magnífica cidade para nos brindar com novas surpresas. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Wilson
    Vontade de retornar tenho de sobra e acho que vais er bem melhor agora. ´Vamos torcer para a grana ser do tamanho da vontade...rs
    Abraços

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *