Piazza del Popolo - Roma dia 10 de abril de 2012
Viajar é o verbo que mais gosto de conjugar e acho que já falei isso aqui. Seja no presente, no passado, no futuro... viajar é o que há de melhor para se fazer na vida. E mais uma vez viajei para a Europa. Uma viagem como nos velhos tempos, um mês fora de casa. Sem ler jornal, sem ir ao supermercado, sem hora para nada. Um mês dedicado ao prazer e às descobertas.
Viajar é bom, claro, e poderia ser melhor se não tivesse o capítulo das malas. E essa é a parte mais chata desde o início: fazer mala, desfazer, refazer e carregar. E isso tudo pode piorar quando você acha que não tem nada demais chegar ao seu destino, pegar um trem, depois um metrô e andar até o hotel! Com uma malinha vai bem, mas com duas! E essa é apenas uma das minhas aventuras nesse Tour que chamei de Viagem da Alegria de Viver. Foram 30 dias viajando e quatro cidades-bases, divididos assim: 16 dias na Itália, hospedado em Roma, Firenze, Veneza e fazendo passeios por Lucca, Pisa, San Gimignano e Verona. E depois 14 dias descansando – não fiz muita coisa – em Paris, com uma escapada de um fim de semana para visitar meus queridos amigos Hichem e Virginie e meus amados "sobrinhos" Kaïz e Naël em La Chapelle sur Erdre, vilarejo perto de Nantes.
Eu voltei à Roma e não vi o Papa, mas coloquei a mão na Bocca della Veritá... já a Basílica de São Pedro, mais uma vez, não me conquistou. Será que terei que voltar?. Pode ser. Porém, caí de amores por Lucca; fiquei apaixonado por Florença e se pudesse passava todos os fins de semana da minha vida em San Gimignano. E Veneza? Não tenho palavras para falar de Veneza. A propósito, não andei de gôndola, mas vivi uma das maiores emoções da minha vida e que jamais esquecerei; além de ter tido um encontro que até agora me deixa intrigado. Veneza foi a cidade que mais mexeu comigo, em todos os sentidos. E o que dizer de Paris? Talvez a melhor resposta seja o comentário do simpático chofer de táxi que no último dia 08 (terça-feira) me levou ao Aeroporto Charles de Gaulle para minha volta ao Rio, quando soube que visitava Paris pela oitava vez: “Huit fois à Paris? Ah monsieur, vous avez fait un abonnement! (Oito vezes em Paris? Ah, o senhor fez uma assinatura!”). E Paris é assim mesmo, você visita uma vez, volta, repete e não para mais. É uma paixão.
Só me resta agradecer a Deus por ter me dado mais essa oportunidade. Estar saudável para poder caminhar, correr e viver essa experiência única.
Só me resta agradecer a Deus por ter me dado mais essa oportunidade. Estar saudável para poder caminhar, correr e viver essa experiência única.
Apertem os cintos e preparem-se: vamos fazer uma linda viagem.
Oi Jorge.
ResponderExcluirFeliz retorno. Estava com saudades e agora estou ansiosa pelas dicas, pois estou indo para Itália na semana que vem.
Um grande beijo
Célia
Jorge!
ResponderExcluirA introdução já me deixou atenta.
Vou fazer uma assinatura!
Veneza é mágica espera-ae de um tudo!Quero ler tudo tim por tim.
Desejo a você sempre muito caviar!
Ahhhhhh...
ResponderExcluirConcordo com você....é mesmo a melhor coisa do mundo, o dinheiro mais bem gasto...
Estava com saudades... pensei em ir a Paris só para trazer você de volta!! Achei que não iria mais voltar...
Ansiosa para os posts!!
Jorge,
ResponderExcluirvou deixar aqui um trecho do Saramago que acho combina muito com este post.
" O fim de uma viagem é apenas o começo de outra.É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que já se viu, ver na primavera o que se viu no verão, ver de dia o que se viu de noite, ver o sol onde primeiramente a chuva caia, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles.
É preciso recomeçar a viagem. Sempre."
Jorgito! Que delícia, vou viajar junto com você nesses posts!
ResponderExcluirOi Jorge:
ResponderExcluirBem vindo!
Deve realmente ter sido maravilhosa a viagem.
Adorei a frase do taxista, vou aplicá-la!!!!
Também adorei Florença. Passei 1 mes inteiro por lá. Mas já faz tanto tempo que preciso voltar...Também gosto muito de Siena...
Esperando ansiosa todos os outros posts da viagem.
Bem vindo! Você estava fazendo falta!
Aproveite bem este período pós viagem quando se está "ainda" nas nuvens!
Abraços
Tânia
Célia
ResponderExcluirQue máximo! Vou te passar umas dicas que recebi.
Um beijo
Lucia
Sao muitas histórias e personagens.´Vc faz muito bem em se tornar assinante...rs
Beijos
Adriana
Olhos rasos d'água com esse teexto do Saramago. Esse é o meu desejo, rever tudo com outros olhos, por outros ângulos. Beijos e muito obrigado pelas dicas.
Marthinha
Vc vai viajar mesmo. Prepare-se!
Beijos
Tania
Sempre digo que a viagem só termina um mes depois da chegada. e aqui vai ficar perpetuada.
Beijos
De volta amigo? O que foi que houve? Tava viajando?
ResponderExcluirNovidades, sempre são coisas boas ... Bem vindo e pode dar as dicas, ficou hospedado no Marais, é??? Estamos curiosos ..
ResponderExcluirWalter
ResponderExcluirUm mês pela Itália e França.
Abraços
Ana
Fiquei sim e adorei o bairro.
Beijos
Jorge
ResponderExcluirQue coincidência, esse é o meu próximo roteiro na Itália, e como você depois dar uma passada em Paris pra "descansar"e só flanar.
Vou acompanhar seus posts pra pegar as dicas.
Bom retorno
Bjs
Oiiiiii Jorge!
ResponderExcluirQue bom que você voltou para nós!
E trazendo a mala cheia de maravilhas. Vou ficar aqui curtindo com você cada minuto desta maravilha. Um mês nestes dois países maravilhosos é o meu sonho de consumo e justamente para as cidades que vc foi. Inclusive fazer um passeio em Sam Geminano, que é linda, sou louca para conhecer. Paris, ah nem se fala!
Viajar é "a" maravilha do mundo!rsss
Seja bem vindo!
Abração saudoso!rss
Segunda irei para Santiago novamente, cinco diazinhos por lá.rsss
Jorge, quando vai viajar novamente?
ResponderExcluirQual o destino?
Estou querendo viajar, breve, claro, e odeio andar sozinha etc... que tal?!
Beijos
Suely
ResponderExcluirEsse roteiro foi um dos melhores que já montei. Muito bom mesmo.
Beijos
Valéria
Foi um mês muito bom! Que bom que vc vai voltar à Satiago. tome um Pisco por mim!
Beijos
Sissy
Agora nem eu sei. Por enquanto, posso viajar até amanhã...rs
Beijos
Que bom que chegaste bem e com tantas recordações e histórias para contar!!!
ResponderExcluirVamos aguardar os próximos posts!!! Um mês de viagem pode resultar facilmente em 1 ano de textos!!!
Gente, 8 x em Paris!!! E tudo começou na época da nossa Pós, como disse o Poeta "viajar assim é viagem", bjs
ResponderExcluirMilena
ResponderExcluirA viagem foi bem tranquila. Pena não ter ficado mais uns dias em Paris. Vc tá sabendo da nova exposição no Grand Palais, Monumenta. Não perca. Vá fotografe e pense em mim...rs
Beijos
cinthia
vc lembra do efeito surpresa? Pois é, foi assim...e paris cada vez melhor.
Beijos
Jorge, tb foi a minha 8ª vez em Paris e quase nos encontramos lá! Tive q ir no final de março para coincidir com as férias da minha filha. Estou surpresa por vc não ter ficado no Suez... Mas é sempre bom fazer diferente, como bem diz Saramago, no texto q Adriana citou lá em cima.
ResponderExcluirJá li tudo q vc postou até hj, 13/05, e estou ansiosa pelos próximos posts.
Minha filha está indo para a Itália no início de julho e vai a algumas dessas cidades q vc foi. Acho q suas dicas serão úteis p ela.
Abraço grande, Mirella
Mirella
ResponderExcluirEstamos empatados! E, certamente, faremos muito mais viagens à cidade luz. Continue acompanhando.
Beijos