quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Roma - Parte 3

Visitar o Coliseu, o Palatino e o Foro Romano no mesmo dia requer muito fôlego e disposição. Subir e descer escadas, andar em ruas de pedra, terrenos irregulares faz parte desse roteiro, mas é prazeroso.
Eu estava embriagado pelas imagens e tomado pela História de Roma. Assim que saí do Foro Romano fui subindo uma escada e cheguei, se não me engano, no "Complesso del Vitoriano" - uma vista deslumbrante como na foto acima com o coliseu ao fundo e parte do Foro Romano.

Eu nem sabia direito onde estava, claro, era o meu primeiro dia na cidade. Além disso, estava horas sem dormir.... Estava maravilhado com o que via, logo atrás de mim o Foro di Trajano. Na caminhada cheguei até essa bela igreja, cujo nome...esqueci, pena que já estava fechada e depois não voltei mais.... com tanta escada para subir, confesso, deu preguiça.

Do alto das escadarias as belezas da cidade eterna

Piazza del Campidoglio

O Campidoglio é uma das sete colinas de Roma, dizem que é a mais baixa de todas e aí está a famosa Piazza del Campidoglio onde ficam os Museus Capitolini

O relógio marcava 16h30 e já começava a escurecer - acho essa uma desvantagem de viajar no inverno - e as luzes iluminavam os monumentos. Este prédio todo em mármore (foto abaixo) é o Monumento em homenagem a Vittorio Emanuele. É um dos grandes destaques da Piazza Venezia e atrai milhares de turistas. Pode-se visitar, mas acreditem eu não fui. Fica para uma próxima visita.

E a noite caiu mesmo...a cidade iluminada para o Natal - faltavam apenas 3 dias...

Piazza Venezia

E assim foi meu primeiro dia em Roma. Da Piazza Venezia voltei a pé para o Hotel. No caminho entrei em algumas lojas para comprar roupas, afinal estava sem mala...mas feliz da vida por estar em Roma.

5 comentários:

  1. Jorge,
    já estou de volta, sim.
    Essa visão final que você teve, com o Coliseu ao fundo, foi a primeira que tive, no meu primeiro passeio em Roma. Meu caminho foi inverso ao seu. A vista é realmente impactante.
    Esse desenho no chão da Piazza del Campidoglio é obra de Michelângelo, e me lembro que as estátuas ao fundo, nesta foto em que você está, são Castor e Polux.
    Eu também não visitei este prédio. É impossível conhecer Roma de uma só vez. É muita história, muita informação.
    Estou adorando rever Roma através do seu blog!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jorge!
    Que monumento esse, não? Deslumbrante, você se sente pequeno... O mirante que você foi não é a casa de Augusto, onde tem um pomar com laranjeiras? De lá também tiramos fotos maravilhosas da cidade, que vista ele tinha, privilegiado...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriana
    Vi uma foto da Piazza del Campidoglio do alto e o desenho é bonito. Ali vistando nem reparei direito, pena. Concordo com vc, Roma merece muitas visitas. São tantas informações, como estas que vc acabou de me passar que precisamos mesmo de mais tempo.
    Beijos

    Valéria
    Realmente não sei se era este local. Mas lembro de ter visto um pomar com laranjeiras no Palatino. Roma é bela de todos os ângulos né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Jorge.
    adorei seu relato da saga romana'
    Lembrei-me de meu deslumbramento quando pela primeira que estive por lá.
    Por causa de sua espontaniedade ao escrever e descrever me vieram à cabeça os locais e casos engraçados. Tudo fresquinho como se fosse ontem.
    Conheci Roma de motocicleta com meu marido, em 1971.
    O esqueleto de um avião queimado dava boas vindas em Fiumucino. Cachorros farejavam no saguão.
    Embora tenha voltado depois algumas vêzes, nenhuma outra viagem pode ser comparada a esta primeira vez!
    Imagine que descendo do Parioli conseguimos chegar a Piazza Venezia, de onde começamos a aventura do primeiro dia. Do ponto zero de Roma.
    Rodamos diversas vêzes a praça impressionados com o guarda que do centro comadava o transito caótico. Um verdadeiro bailarino. Que preparo físico! O Bolo de Noiva, o apelido que dão ao monumento a Vttorio Emanuele me impressionou pela grandiosidade, simbolo da unificação da Itália. Desavisados descemos o tapete vermelho da Condotti porém não consegui convencer marido a enfrentar a scalinata.
    Assim foi e assim éramos.
    Muita muita história para ver e muita estória para contar.
    Me deu saudade.
    Roma cidade inesquecível.
    Viajei na sua viagem!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. LuciaC
    Lendo esse seu relato vieram à mente as cenas de "Candelabro Italiano"... imagino o que deve ter sido passear por roma de motocicleta. fui lendo e imaginando. De lá para cá o Fiumicino melhorou muito, mas ainda tem gente que reclama, porém Roma continua imbatível. Eu fiquei mesmo apaixonado.
    ABraços

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *