Eis-me aqui pedindo desculpas pelo sumiço, mas estou de volta para dar continuidade aos posts das férias de 2014. E agora: Paris e arredores. Fiquei no Studio que alugo no Marais e cada vez mais gosto de ficar neste bairro. A oferta cultural é ótima, Ópera Bastille a poucos metros, museus e galerias de Arte, restaurantes, fromageries, mercados, enfim tudo de bom, sem contar a facilidade de locomoção, a pé, ônibus ou metrô e um ponto de táxi, tudo pertinho da Rue Saint-Paul.
Uma das imagens bonitas deste bairro é a igreja de Saint-Paul-Saint-Louis. A Igreja foi construída no século XVII era chamada de Saint-Louis-des-Jésuites, o estilo é inspirado no barroco italiano. Durante a Revolução foi saqueada e muitas obras de arte desapareceram. Na reabertura, em 1802, adotou o nome Saint-Paul-Saint-Louis, como lembrança da antiga Paróquia de Saint-Paul que ficava na rua de mesmo nome, destruída em 1799.
Entre 2011 e 2012 a Igreja passou por uma bela restauração e agora podemos admirar sua bela fachada e algumas obras de grande valor histórico.
Visão da nave central e do altar-mor
As duas imagens acima representam simbolicamente a obra missionária dos jesuítas. A da esquerda faz referência à religião, segurando a cruz (símbolo do Cristianismo) e catequizando um índio. À direita, a figura chamada de "O Zelo ou o Anjo da Religião castigando a idolatria", o anjo chicoteia um pagão que está agarrado a um ídolo e o apresenta ao evangelho.
O belo órgão na Tribuna |
Certamente, não é uma igreja muito visitada pelos turistas. Afinal, todos querem ver a Notre Dame. Porém, numa visita ao Marais não custa nada entrar e apreciar...
O movimento na Rue Saint-Antoine ... ao fundo a Tour Saint-Jacques |
A poucos metros do Studio que alugo fica a simpática Place du Marché-Sainte-Catherine. Acho essa pracinha um charme, super aconchegante, arborizada e cercada por bistrôs. E é aqui que eu almoço. A oferta é grande, passo em cada restaurante para ver os menus, escolho um que me agrada e peço uma mesa, em seguida uma taça de vinho e o tempo passa...
Os menus ficam expostos na entrada dos restaurantes...
E é assim que curto as férias... sem pressa, espectador da vida e do tempo...
Estava com saudades. Agora quero ir para Paris!!!!! 😭
ResponderExcluirCândida,
ExcluirEstou de volta! Paris é uma daquelas cidades que a gente não cansa de ir.
Beijos
Como foi bom flanar com você em Paris. Mês que vem faz um ano. Quantas saudades!
ResponderExcluirDorotéa,
ExcluirPassou rápido né? Vamos repetir?
Beijos