domingo, 30 de agosto de 2015

O Castelo de Fontainebleau


Há tempos fazia planos de visitar o Castelo de Fontainebleau. Para ser sincero, desde 2002. Afinal, a cidade está a 70 km de Paris, ou seja, uns 40 minutos de trem. Porém, tudo tem o seu tempo e o dia reservado pelo destino foi 10 de setembro de 2014, bela manhã de sol. Saí de Paris cedo com a temperatura agradável e figurino de verão total...
... chegando ao Castelo... o sol estava fraco, vento frio e sensação de 20 graus... o que é um gelo para um carioca.
Ir ao Castelo é muito fácil, começando pela compra do ticket para o trem, na máquina de qualquer estação de metrô ou trem. Basta escolher o ticket para zona 1-5 e escolher Fontainebleau-Avon. Na Gare de Lyon, embarcar no trem com destino à Montargis, descer em Fontainebleau-Avon. Ao sair da estação basta caminhar alguns metros até o ponto de ônibus que leva ao Castelo (Linha 1). Resumo da ópera: ideal para quem não dirige, como eu e adora viajar de trem.
Escadaria em forma de ferradura, foi encomendada por Louis XIII e dá acesso a diversas partes do Castelo
"Verdadeiro lar dos Reis" e "casa dos séculos", nas palavras de Napoleão o Castelo foi residência real e imperial, do século XII até a queda de Napoleão III em 1870! A residência de caça de Fontainebleau foi ampliada e reformada por François Ier no século XVI. É a partir daí que, segundo os  historiadores, há registros das obras realizadas no Castelo e nos jardins, fazendo de Fontainebleau o local preferido da realeza.  
O Castelo visto a partir dos jardins
A beleza discreta do Castelo e do jardim aguçam nossa curiosidade para descobrir o seu interior e entrar no túnel do tempo onde viveram os personagens que povoam nossa imaginação... uma viagem ao mundo dos Reis e Rainhas.
Apaixonado pelo Renascimento italiano, François Ier, deu ordens para a construção desta Galeria, que obviamente, leva seu nome. As obras são de autoria de autoria do artista italiano Rosso Fiorentino. São pinturas, revestimentos afrescos e estuques que contam histórias da mitologia greco-romana. Apesar de algumas mudanças ao longo dos séculos a Galeria é o conjunto decorativo mais bem preservado da primeira escola de Fontainebleau. 

 
Detalhes da Galeria François Ier
 
 
Na próxima visita irei com figurino à altura do Rei. Clique na foto para ampliar e ver o detalhe da cadeira com a Salamandra (emblema de François Ier). 
Não bastasse toda a beleza da Galeria, na passagem entre um ambiente e outro encontramos obras decorativas, como esse belo vaso.
Os aposentos reais
 Era neste quarto que dormia e sonhava,  a Imperatriz Anne d'Autriche

Do final do século XVI até a queda do Segundo Império este foi o quarto ocupado por Rainhas e Imperatrizes. E no correr dos séculos modificações foram realizadas de acordo com o gosto das soberanas.

E finalmente o quarto do Imperador, finamente decorado no período de Napoleão.
E no meio da visita começo a achar o interior de Fontainebleau mais bonito que Versailles. Será? Visitei há tanto tempo... terei que voltar para fazer comparações...
 Salão das Tapeçarias

Não há nesse Castelo algo que possamos achar feio ou sem graça. E à medida que a visita avança vamos nos encantando cada vez mais...como esses salões abaixo:
 Salão Louis XIII
Salão do Trono 

E todo Castelo que se preza tem um Salão de Baile, o de Fontainebleau é espetacular! 
A construção do salão data do final do reinado de François Ier e é decorado com afrescos e algumas esculturas. 
Detalhe do teto
 Lareira do salão de baile e a riqueza da decoração 

Galeria de Diane - construída no reinado de Henri IV, sofreu modificações ao longo dos séculos e foi transformada em Biblioteca no Segundo Império, por Napoleão III.

E quando você já pensou que não havia mais nada a ser admirado, nada que pudesse te surpreender mais diante de tanta beleza...
... você entra na acolhedora Capela da Trindade que teve sua construção iniciada no século XVI, à época de François Ier e foi lindamente decorada ao longo dos séculos XVII e XVIII.
Entre tantos eventos que se passaram aqui, vale destacar o casamento de Louis XV em 1725 e o batizado do futuro Napoleão III em 1810.
 Tribuna Real da Capela - daqui os Reis assistiam a Missa.
Detalhe da decoração do teto - associação de pinturas e molduras em estuque seguindo a tradição nascida em Fontainebleau à época de François Ier.

O Castelo de Fontainebleau é considerado, pela UNESCO, Patrimônio Mundial da Humanidade. E para mantê-lo tão bem conservado tem recebido o apoio de grandes empresas e milionários, como pode ser  observado na foto acima.  
Fiz a visita com toda a calma possível. Diferentemente de Versailles, como podemos observar, o Castelo não atrai muitos visitantes. Por um lado é ótimo, nada de filas, nem falatório. Por outro, é uma pena, pois deixam de conhecer uma das poucas residências reais, totalmente preservadas da Europa. 

Pausa para o almoço no Café du Château - ou o papo estava bom ou a fome estava maior. O fato é que não vi foto desse almoço...
Todavia, a sobremesa foi o visual que cerca o Castelo... lagos tranquilos e muito verde.


Um passeio perfeito, tranquilo e com ótimo custo/benefício. Se você ainda não foi, inclua na próxima viagem. Se você ainda vai à França, se tiver oportunidade, não deixe de ir. 

2 comentários:

  1. Amei! Colocarei na lista. Tb achei que ele pode ser mais bonito que Versailles. Se tivesse a sala dos espelhos Eu não teria dúvidas! Obrigada pelo passeio. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem gosta d visitar Castelos, Fontainebleau não pode mesmo ficar de fora.
      Bjks

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *