quarta-feira, 27 de maio de 2009

Um Sábado em Amsterdam

Sábado em qualquer lugar do mundo é sempre uma festa. As pessoas gostam de sair para bater perna, fazer compras, visitar museus etc.
Eu preferi não fazer nenhum passeio em especial, poderia até ter ido à Haia, mas deixei de lado e preferi curtir o dia em Amsterdam e ver os costumes locais.Optei por andar pelas redondezas do Hotel e explorar a região. O dia estava lindo, céu azul sem nuvens, sol brilhando e um frio razoável. Primavera.

O bom de sair assim, sem rumo, é que você sempre tem surpresas pelo caminho, como por exemplo o velho moinho da foto aí embaixo.


Fiquei só imaginando a maravilha que deve ser morar nesse condomínio, que parece ser tranquilo, de frente para esse belo canal.


Nada como uma feira livre

Pode até parecer engraçado, mas gosto muito de visitar feiras livres e não ia perder essa, logo em frente ao condomínio. Vi o movimento e fui em direção às barracas com muitas guloseimas, além das frutas, legumes e verduras, mas também roupas, utensílios, etc. Eu até comprei uma bolsa de viagem por 3 Euros! Mas o melhor foi ter comprado queijo Gouda na barraca aí da foto, muito bom!



Peixes defumados para todos os gostos



Saí da feira com algumas compras e continuei meu passeio visitando a Casa de Rembrandt (Rembrandthuis).

Rembrandt comprou esta casa no auge da sua fama como pintor, e morou nela durante 20 anos. A casa é enorme, cheia de salas e quartos e o ateliê do pintor, claro. Foi uma visita interessante, embora não tenha nenhum quadro do pintor para ser admirado. Mas dá para ter uma noção de como o artista vivia. Além disso é possível visitar o amplo ateliê e ver algumas gravuras e águas fortes de Rembrandt.

Da casa de Rembrandt para a Nieuwe Kerk (A Igreja Nova)

Embora tenha esse nome, a Nieuwe Kerk é do século XV, um prédio gótico muito bonito, mas é usada apenas para exposições e eventos. Na ocasião da minha visita, parte do acervo do Stedelijk Museum (em obras), estava sendo exposta na Igreja. O acervo é muito bom, com quadros de Francis Bacon, Mondriam, Kandinsky só para citar alguns.
Piquenique no Vondelpark
O Vondelpark é um parque enorme no coração de Amsterdam, cheio de árvores, plantas e muito espaço para prática de esportes, passeios de bicicletas e piqueniques. Como em Amsterdam são poucas as áreas verdes, este parque fica lotado nos finais de semana, mas consegui um lugarzinho para o meu piquenique...rs
Apesar de ter comido bastante, não resisiti quando passei em frente à FEBO, uma lojinha que vende deliciosos croquetes. São muito gostosos e o maior barato é que basta colocar as moedinhas e pronto, sai um croquete, gostoso e quentinho...


6 comentários:

  1. Quando se pensa em Holanda, se pensa em moinho. O que aparece na foto não poderia ser mais tradicional.

    E os queijos? Putz. Sou viciado em queijo, essa banca seria um paraíso pra mim! hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Amigo Fortunato!
    Um belo registro...O seu sábado para mim transformou-se numa eternidade acontecimentos sublimes...São tantas coisas fantásticas!
    Ufa!!!
    Vale a pena conferir!
    Feliz domingo em Amsterdam!
    De Coração,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Sábado gostoso!
    O Vondelpark é o parque que segundo alardearam pode-se praticar sexo ao ar livre.... e aí viu alguém? Mito. rsrs.
    Está se saindo um ótimo agente de viagem. Dá vontade de dar um pulinho lá.
    Bom fim de semana!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Lisa,
    Pois é saí de Amsterdam sem ver esses costumes mais picantes...rs Mas eu acho que é mito mesmo, todavia o parque está em obras, quem sabe com as novas instalações...rs
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Amigo, que grande prazer estar aqui em Amsterdã e ler todas as suas experiências, vão ser uma mão na roda! E o seu estilo é uma delícia de se ler! Valeu!
    Nilza

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *