Muitas vezes quando viajamos criamos muita expectativa em relação às cidades que iremos visitar. Confesso que em relação à Bruxelas não esperava muita coisa. Apenas incluí no roteiro porque ficava ao lado de Amsterdam e não custava nada visitar, afinal eu iria à Bélgica de qualquer jeito para visitar Brugge. Pensava que ia encontrar uma cidade fria, tudo isso, por ser Bruxelas o Centro Administrativo da Europa, abrigando as sedes da Comissão Européia e Conselho Europeu. Levei um belo tapa de luva de pelica. Bruxelas é muito mais interessante e charmosa do que imaginava. É rica em história, tem uma bela arquitetura, possui lindas áreas verdes e surpreende. Além disso, tem o famoso e delicioso chocolate.
A viagem de trem de Amsterdam até Bruxelas dura 03h30 e é bem agradável. Os trens saem da Centraal Station de Amsterdam, pontualmente, a cada 1 hora e nem é preciso fazer reserva, nem comprar com antecedência. O trem que peguei saiu às 10h54.
Como ia ficar dois dias em Bruxelas, não quis perder tempo e fiz um city tour para conhecer a cidade.
(No ônibus da Brussels City Tour. Ao fundo o centenário restaurante Falstaff)
Existem duas ou três empresas que fazem este serviço em Bruxelas. Optei pela Brussels City Tours. Os motoristas são super simpáticos. A grande vantagem é que o ticket vale 24 horas, naquele sistema de "sobe e desce". Assim você aproveita muito mais. O passeio custa 18 Euros e o ticket é vendido diretamente no ônibus. Um fone de ouvido descartável é entregue ao passageiro para que possa saber as curiosidades de cada atração, que são passadas em até 8 idiomas, basta escolher. São 14 atrações e a primeira delas é essa bela Igreja.
Edifício Berlaymont - é um dos prédios do Complexo Administrativo da União Européia. Embora a Sede do Parlamento Europeu esteja na cidade de Strasbourg na França, segundo a Wikipédia, 75% dos trabalhos do Parlamento é realizado em Bruxelas.
Belas fotos de Bruxelas e excelente narrativa, Jorge. Assim me sinto fazendo este passeio com você.
ResponderExcluirAbraços
adoro seus elogios ... e por falar em o baile, passou na net semana passada e eu perdi, se não assistiria pela décima ou vigézima vez ... beijo.
ResponderExcluirÉ, Jô, definitivamente, não dá pra ignorar Bruxelas não.
ResponderExcluirDa próxima vez, estará devidamente incluída.
Adorei a viagem, fui junto com vc, nao tem como ser diferente com essas fotos lindas e os relatos tao primorosos que vc escreveu. Dignos de revista de turismo, amigo.
Beijos!