quinta-feira, 24 de maio de 2012

Meu aniversário em Firenze!

Domingo, 15 de abril de 2012. Dia de celebração. E foi exatamente assim o meu aniversário em Firenze, uma grande celebração. Abri a janela e vi que o tempo continuava estranho, o céu nublado e uma chuva fina. Tomei o café da manhã e saí em direção ao Duomo. Mas aos domingos, a igreja só abre a partir de 13hs. Plano B, visitar o Batistério de São João.

O Batistério de São João é um belíssimo prédio em formato octogonal, todo em mármore. Fica em frente ao Duomo e sua construção data do século IV. Clicando aqui você vai saber mais a respeito.

Essa bela porta é conhecida como "Os Portões do Paraíso" e é decorada com 10 painéis com cenas do Antigo Testamento.

 Detalhe de um dos painéis.

Entrar no Batistério de São João é uma experiência impactante. O teto é um dos mais bonitos que já vi, todo decorado com lindos mosaicos com representações da Bíblia. Fiquei com o queixo caído. Um precioso presente de aniversário. E por mais que me esforce, não consigo transformar em palavras a emoção dessa visita. Ficam as fotos, pois as imagens valem mais que as palavras.

 
A imagem do Cristo fica na direção da pia batismal (foto abaixo).


Saí do Batistério e a chuva tinha dado uma trégua. E o sol fazia um esforço para me desejar Feliz Aniversário. Estava sem roteiro e resolvi passear por Firenze sem compromisso.

No meu primeiro dia em Firenze conheci um pequeno grupo de brasileiros que trabalha neste quiosque. Todos são  muito simpáticos. Nessa foto, da esquerda para direita estão Izabel e Andréia. Fui logo avisando que era meu aniversário, tinha que festejar com todos. Estava sozinho e foi muito importante receber um "Feliz aniversário!". Grazie ragazze, baci!!! Batemos um papo e seguindo dicas das meninas fui visitar a Capela dos Médici.
  
Sobre a Capela dos Médici um pequeno informe via Wikipédia: "A Capela dos Médici localiza-se no interior da Basílica de São Lourenço. Foi construída pela Família Médici durante a Renascença e atualmente compreende duas construções: a Sacristia Nova (concebida por Michelangelo) e a Capella dei Principi (Capela dos Príncipes). É considerada um dos mais importantes prédios religiosos da Toscana."

É uma pena não permitirem fotos no interior, pois a Capela do Princípe é muito bonita e tem esculturas de Michelangelo. Sem falar nos Tesouros que estão expostos. Graças à Semana da Cultura, não precisei pagar o ingresso, tudo free! Alunas do curso de Letras dão explicações em inglês aos visitantes. Uma das meninas até falava francês, mas disse que as informações sobre a Capela só podiam ser dadas em inglês. Tenho que dizer que as meninas, além de simpáticas e esforçadas, eram muito bonitas, mas não pude fotografar.

 Basílica de São Lourenço

E aqui o pátio interno com um belo jardim.

Já passava de 13hs e até pensei em visitar o Duomo, mas  a fila estava kilométrica e fui almoçar na Trattoria Ponte Vecchio,  dica da minha amiga mineira Adriana Pessoa, uma PHD no assunto Toscana.

A Trattoria é um restaurante familiar, bem agradável. A massa é fresca, feita na casa e deliciosa. Uma taça de vinho me fez companhia. Comemorar e bebemorar. Afinal, não é todo dia que você completa 45 anos, com esse corpinho e em Firenze!!!

Massa quentinha, desmanchando na boca e o perfume das trufas que adoro! Grazie Adriana!

De sobremesa um gelato na Gelateria que adotei na Piazza Della Signoria, Perseo. Batia ponto todos os dias.  Gelato artesanal, saboroso e as atendentes já me conheciam. E todos me desejaram Auguri!!!

Com o dia melhorando resolvi caminhar às margens do Arno. A tarde estava realmente agradável. Passei por um ponto de ônibus e perguntei ao motorista se estava muito longe do Piazzale Michelangelo. ele disse que não levaria mais de 20 minutos a pé. Atravessei a ponte e fui seguindo as setas.  Eu pensei que fosse mais longe, porém a partir do Relais Uffizi estava bem próximo. E o melhor mesmo é ir andando, as surpresas são muitas. Para começar, o  belo Giardino delle Rose que faz jus ao nome, o aroma das rosas é incrível.

 O jardim tem várias esculturas e mostrarei em outro post.

E a chuva voltou a cair, levemente. Eu tinha deixado meu gurada-chuva fora da cena para fotografar ao lado da escultura.  A simpática senhora italiana, disse "oba um guarda-chuva", pegou  e  se instalou ao lado da escultura. Os italianos têm muito bom humor, nós rimos muito com essa história.

E cheguei ao Piazzale Michelangelo, uma Praça enorme com bela vista para o Centro Histórico. E foi lá que conheci Catherine, uma jovem canadense, cheia  de energia. Iniciamos um papo e em poucos minutos já éramos como velhos conhecidos.  

Catherine estuda na Inglaterra e estava fazendo um tour por diversas cidades europeias. Eu a apelidei de Mademoiselle Vitesse. Como andava rápido!

Visitamos a  Chiesa di San Miniato al Monte. Do alto dessa escadaria a vista da cidade é fantástica.  Descemos o Piazzale e caminhamos na direção do Forte Belvedere. Eu tinha que ter fotografado o caminho. Era muito íngreme. E essa subida resultou numa bela bolha no meu pé esquerdo.

O Forte estava fechado e seguimos para o Giardino di Boboli

 O belo prédio é o Museo Degli Argenti e delle Porcelane

Pedir para tirar foto é assim mesmo, centralizar para quê? E assim ficamos combinados: a paisagem Toscana,  Catherine e eu. Era meu aniversário e tudo era festa. Foi uma tarde divertida e demos boas gargalhadas. E para continuar celebrando, combinamos de nos encontrar à noite para jantar. Catherine sugeriu uma Pizzaria que tinha ouvido falar ser uma das melhores de Firenze e era "bon marché" (barato).

Eis o local: Gusta Pizza (Via Maggio 46R).  A cozinha e o forno ficam no salão. Os pizzaiolos fazem um show. O público aguarda do lado de fora ou em pé no salão. A frequência maciça é de jovens, tanto locais, quanto turistas. E fica lotado. A Gusta Pizza tem ótima avaliação no Trip Advisor.

 Pizzaiolo em ação.

 E a nossa Pizza maravilhosa!

Na Gusta Pizza as mesas sãos grandes barris com tampo de vidro. Os copos e os talheres são de plástico. mas quem se importa com isso? A pizza estava ótima e o vinho era bom.  O grande barato é que você fica numa mesa com outras pessoas e aí o papo rola solto.

E foi assim que conheci o Domenico (ao lado da Catherine) e o Andrea. Domenico é italiano, fotógrafo e mora em Londres, mas costuma vir ao Brasil para trabalhar. Andrea mora em Firenze. E como esse mundo é uma esquina, semana passada encontrei, casualmente, Domenico andando na Rua do Catete! Eu nem acreditei e Domencio ao me ver nem conseguia falar, só ria. Mundinho pequeno hein?

 Depois da Pizza, Gelato!

Fechamos a noite cumprindo o mágico ritual de passar a mão no focinho do Javali. Retorno garantido à Firenze!

Foi um dia muito especial. Para quem pensava passar o aniversário sozinho, não foi nada mal, não é mesmo? Um dia que eu não vou esquecer mesmo. Deus é bom!

28 comentários:

  1. Que honra ser lembrada por você em um dia tão especial,e neste ótimo post!!
    Quem sabe ainda não comemoraremos juntos em Firenze? Não precisa ser um aniversário, pode ser ...a vida!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana
      Suas dicas foram úteis e mega aproveitadas. Gostei tanto da Trattoria Ponte Vecchio que voltei lá mais duas vezes. Tudo maravilhoso e o atendimento gentil do Salvatore e do Gian Carlo - os donos da casa.
      Quem sabe o acaso não me leva à Toscana em Outubro?
      Beijos

      Excluir
  2. Isso que é comemorar em grande estilo! E certamente não foi como nenhum de seus outros aniversários!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena
      Esta foi a segunda vez que comemoro meu aniversário viajando. Mas, certamente, este em firenze foi muito especial!
      Beijos

      Excluir
  3. OI Jorge,

    Parabéns atrasado! Tenho certeza que esse foi um aniversário diferente e especial.

    Nossa, que coincidência encontrar uma pessoa na Italia e no Brasil! Em 7 anos eu nunca encontrei um conhecido brasileiro em Florença por acaso... e olha que a cidade é relativamente pequena!

    Bem, gostei do seu tour! Também adoro o jardim das rosas, é tão bonito na primavera.

    É isso aí, até a próxima, abs Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bárbara!
      Imagina isso, o Domenico estava sentado na mesa com o Andrea e nós conversamos naquela noite. Jamais penseiq ue fosse vê-lo quase um mês depois e perto da minha casa. Mundo pequeno mesmo.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Jorge!
    Foi mesmo um aniversário para ser guardado na memória! Fui a igreja de São Lourenço que de fora não se dá nada por ela, mas é lindamente adornada e não sabia destas relíquias ali guardadas. Fica para a próxima, pois também tocamos o focinho do javali.rsss
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Felicidades! Que luxo! Saudades!
    Cristina Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado chérie! Saudades também de vc, vamos combinar algo urgente!
      beijos

      Excluir
  6. Que dia de aniversário fantástico Jorge! Felizes encontros, hein?
    Abraço

    http://bercodomundo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo ruthia! E espero que os próximos tb sejam assim
      Beijos

      Excluir
  7. Jorge, que felicidade se dar um presente deste e tambem de quem está na sua companhia, pq vc está sempre com bom astral e isso atrai tudo que é bom!

    Parabens novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a Deus essa oportunidade! Foi maravilhoso.
      Beijos

      Excluir
  8. Jorge
    que dia maravilhoso, super astral, num cenário deslumbrante. Eu tambem amei o batistério. É de tirar o folego mesmo...
    Continue postando sua viagem para nós!
    Super beijo, Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Batistério foi uma das surpresas dessa viagem. Um lugar tranquilo e extremamente lindo.
      Beijos

      Excluir
  9. Isso que é comemorar o aniversário em altíssimo astral, boa comida, boas companhias e num lugar maravilhoso.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Jorge...Firenze é uma das cidades mais belas da Itália. Deve ter sido uma comemoração inesquecível. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Jorge,
    Quantos "presentes" especiais você ganhou no dia do seu aniversário!
    Gratas surpresas e novos amigos se consegue estando de bem com a vida e aberto para tudo.
    Que todos os seus aniversários sejam comemorados com alegria e muita saúde.
    Adorei essa sua jornada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli
      Eu estava preocupado em ficar sozinho no dia do meu aniversário, mas vem o acaso e me faz essa surpresa.
      Beijos

      Excluir
  12. Jorge
    mas que belo aniversário!!!!! melhor impossivel!!!! para que festa????? a vida na Italia é uma festa!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Monica
    Foi ótima minha comemoraçao e sem ter que limpar a casa depois...rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Jorge:
    Passei várias vezes pelo seu blog e não havia lido este post!!!!Você acredita?
    Que felicidade!
    assim é que é comemorar um ANIVERSÁRIO! cheio de boas surpresas e encontros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania
      De fato, estava sentido falta do teu comentário aqui.
      O anviersário foi além de todas as expectativas.
      Abraços

      Excluir
  15. Que belo presente, Jorge! Seu aniversário em Firenze fechou a série sobre a cidade com chave de ouro!

    Só fiquei em dúvida sobre o melhor sorvete. Afinal, está em Firenze ou foi aquele de Roma? hahaha

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      O melhor sorvete eu descobri em San Gimignano...rs Gelateria di Piazza. Está no post de San Gimignano.
      Firenze foi um presentão mesmo.
      Abraços

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *