segunda-feira, 4 de junho de 2012

Siena, um retorno à Idade Média

Mais um dia na Toscana e o que fazer? A visita à San Gimignano havia superado todas as expectativas, mas fiquei com a sensação de um-dia-só-é-pouco. Por conta disso, não estava muito certo de visitar Siena. Iria dedicar o dia à Firenze e até saí para visitar o Duomo. Mas, enquanto visitava a Igreja, fiquei pensando que deveria ir até Siena, nem que fosse apenas para ver a Piazza Il Campo. Embora o tempo não estivesse muito firme, resolvi partir. E fiz a viagem de ônibus, com a vista espetacular dos campos. 

Saí de Firenze por volta de 11h30. A viagem dura 1h30 mais ou menos. Vale a pena ir de ônibus, a estrada é boa e a vista é uma outra viagem.


Siena é uma cidade mágica e passear pelas suas ruas é um retorno à Idade Média. Eu fiquei tao impressionado que só depois de algum tempo lembrei que tinha uma câmera para fotografar. Pelo horário que cheguei eu não teria muito tempo e aí veio aquele arrependimento de não ter saído cedo, todavia estava lá e aproveitaria o que fosse possível.

E avistei essa imponente construção: o Palazzo Publico com a Torre del Mangia, que pode ser visitada. Mas, preferi dessa vez, ficar em terra firme.

A Piazza Il Campo é uma das maiores praças medievais da Europa. é um conjunto arquitetônico belíssimo. Nessa Praça, durante o verão, entre julho e agosto, acontece o Palio -  uma tradicional corrida de cavalos. 
Não consigo dizer exatamente o que senti caminhando pela Praça e observando os prédios. Olhava para os lados e via cavaleiros com armaduras, montados em cavalos brancos. Comecei a pirar naquela viagem...e não tinha bebido nada. Siena é uma viagem.

 Fontana Gaia


 Detalhe de uma das esculturas da Fontana Gaia.
Como já estava um pouco tarde, decidi não almoçar. Lembrei de uma dica da minha amiga Adriana Pessoa e fui ao  Consorzio Agrario Siena. E esta dica vale ouro. O Consorzio Agrario é uma cooperativa de produtores locais, com ótimos preços e tudo é muito bom: vinhos, queijos, presuntos, salames, biscoitos, chás, etc.
 Fiz umas comprinhas e voltei para a Piazza Il Campo. E virei atração turística por conta dessa garrafa de Chianti. Chegaram a perguntar se eu ia beber a garrafa toda.

Ia comprar frios para sanduíche, mas não resisti quando vi as pizzas. Muito saboroso. De sobremesa umas frutinhas cristalizadas que comprei no mercado. Mas, uma vez na Itália, não ia deixar de tomar um gelato.

E o escolhido dessa vez foi GROM. Já tinha ouvido falar, pois GROM tem lojas em Paris, mas eu não conhecia ainda. GROM é uma Gelateria de altíssima qualidade, artesanal, que iniciou suas atividades em 2003 e  faz o maior sucesso. Já tem lojas em Paris, New York e Tokyo. Eu fotografei a atendente e disse que ela ficaria conhecida mundialmente aqui no Blog... rs Essa moça foi muito gentil e me deixou provar todos os sabores até a minha escolha final.

Caramello al sale com Cioccolato fondente. Essa combinação foi perfeita. Que delícia! Os italianos são mesmo os Mestres do Gelato. Não tem para ninguém. E a minha parada valeu a pena, pois a nossa amiga chuva chegou poderosa em Siena.
A chuva não parava e eu não ia ficar lá na GROM me acabando no sorvete, saí sob a chuva e cheguei até o Duomo, belíssimo. Mas não visitei. Nesse passeio preferi absorver a alma da cidade.
E retornei à Piazza Il Campo e me sentei no Ristorante Al Mangia para tomar uma Cioccolata Calda (Chocolate quente) e mega cremoso. Além da chuva a temperatura baixou um pouco.
Porém, essa parada foi perfeita, pois aproveitei para atualizar meu diário de viagem e descansar um pouco. Siena é cheia de subidas e descidas. E enfim, a chuva parou definitivamente. E aí pude voltar a andar um pouco mais pela cidade.

 Parece que o mundo não anda muito satisfeito com os chineses...
Cena rara, a Piazza Il Campo vazia...
E na hora de ir embora eu me perdi pelas ruas de Siena. E ficar perdido em Siena é uma das melhores coisas que existe.
O céu até ensaiou ficar mais claro. Fui andando e contemplando imagens de tirar o fôlego, pela simplicidade e beleza. Os cavaleiros agora passavam com belas damas...
Siena merece ser visitada. É um desses lugares que faz você viajar. Ficar ao menos uma noite hospedado na cidade deve ser uma boa experiência. Não é o mesmo ritmo de San Gimignano, mas seduz igualmente. 

13 comentários:

  1. Jorge,
    que bom que vc gostou do Consorzio Agrario!
    É um ótimo lugar para degustar as delícias toscanas, ou mesmo abastecer a geladeira da casinha na Toscana ou do hotel!
    Siena e a Piazza del Campo é o que vc sentiu: é mágico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana
      Essa sua dica foi formidável. Comprei chás tão perfumados, aqueles biscoitos Cantucci,frutas cristalizadas e um vinho excelente.
      Valeu!
      Beijos

      Excluir
  2. Jesuiiiiiiisssss... vc se supera em seus posts!!!!! Sabia que da para viajar nas suas postagens????????????? Bjs e parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ale!Eu faço desses posts um prolongamento das minhas viagens,e aproveito para viajar de novo nas boas lembranças.
      Beijos

      Excluir
  3. Acho que tomaste a melhor decisão! Todo mundo me diz que quem vai a Firenze deve reservar um tempinho para Siena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E deve mesmo Milena, aliás o ideal seria ficar um m~es pela Toscana um lugar, realmente, incrível.
      Beijos

      Excluir
  4. Jorge, mais um presente...vc está me deixando com água na boca...das comidas e da viagem...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Monica! Espero que essses posts sirvam de inspiração para sua próxima viagem!
      Beijos

      Excluir
  5. OI Jorge!
    Esta praça é mágica, nos transporta no tempo e sua prosa poética contribui mais ainda para isso. Uma pitada deliciosa de Siena.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, a inspiração é mesmo o lugar. Tudo tão cinematográfico que vc viaja no tempo.
      Beijos

      Excluir
  6. ão que dá ao ler essas narrativas é que estou passeando ao seu lado, degustando do vinho, provando o pedaço de pizza! Que delícia a sua forma de escrever! Sem falar que as fotos nos deixam com uma vontade imensa de correr pra lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marthinha
      É muito prazeroso compartilhar meus momentos de felicidade.
      Beijos

      Excluir
  7. Também gostei muito de Siena, Jorge, quero voltar lá um dia. Ótimo post, aliás, ótimos todos os posts. Abraço.

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *