domingo, 1 de julho de 2012

São Paulo, puro entretenimento

Minha última visita à São Paulo foi em 2009, portanto, fazia três anos que não passeava pela capital paulista. Por isso, foi muito bom ter participado do concurso da Casa Claudia Luxo, e ter ganho os convites para a Mostra Black. É sempre bom visitar São Paulo. E como bom carioca que sou, passo bem longe da histórica rivalidade Rio x SP. Cada cidade tem seu estilo e as duas juntas se completam.


Graças ao poder da internet, conheci uma paulistana sensacional e que se tornou uma grande amiga - Letícia Castro, jornalista e autora do Blog Babelpontocom.
Logo que cheguei ao Hotel Formule 1 - Paraíso, Letícia me telefonou e já passou uma dica: "Jô (ela só me chama assim...), vá ao Museu da Língua Portuguesa ver a Exposição sobre Jorge Amado". Nem pensei duas vezes e fui lá conferir. Do Hotel até à Estação Luz devo ter levado uns 15 minutos de metrô. E ao sair da estação do metrô avisto belo edifício da Pinacoteca de São Paulo.

Em 2009 visitei a Pinacoteca, cujo acervo é riquíssimo. Se você ainda não conhece, fica uma boa dica.

E coladinho à Estação Luz está o Museu da Língua Portuguesa, que também visitei em 2009, mas sempre vale a pena ir de novo, principalmente, por conta das exposições temporárias. Dessa vez Jorge Amado, célebre escritor bahiano.

A exposição faz parte das comemorações oficiais do centenário de nascimento do escritor. E está dividida em vários módulos. Neste post destaquei os espaços que mais apreciei.
Na primeira sala os principais livros e personagens de Jorge Amado. As bacias que parecem luminárias servem para o visitante "entrar na obra", explicando: ao se aproximar e ficar embaixo das bacias ouve-se explicações sobre determinada obra do autor, de acordo com os pequenos painéis que mostram slides.
 Momento "eu estive lá"

Gostei muito desse painel com fotos de Jorge Amado ao longo da vida, bem como de outro com fotos do autor e seus muitos amigos, como Dorival Caymi (foto abaixo).

 Uma outra sala que chama atenção é esta com manchetes de jornais.
E o famoso livro Gabriela - agora em evidência por conta da novela de mesmo nome. Este livro ganhou traduções em diversos idiomas. Além dos livros e fotos, o visitante assiste a vídeos com entrevistas e depoimentos.
Terminei a minha visita e fui rever o filme sobre as origens da Língua Portuguesa falada no Brasil. É um pequeno filme de 10 minutos, muito interessaante, com narração de Fernanda Montenegro. Em seguida, Praça da Língua: Espécie de “planetário da Língua”, composto por imagens projetadas e áudio. Uma antologia da literatura criada em Língua Portuguesa, com curadoria de José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski. Acredito que se voltar 10 vezes ao Museu, cumprirei esta programação. Assim que termina a apresentação, são projetadas na Praça muitas frases de autores diversos (fotos abaixo).
 
 Sempre um prazer visitar o Museu da Língua Portuguesa. Considero imperdível.

E na saída, o prédio da Estação da Luz todo iluminado, abaixo do céu com poucas nuvens e com tom meio azulado, dava um clima romântico ao início da noite paulistana.

Retornei ao Hotel para encontrar Letícia. Saímos para comer uma boa pizza, afinal estava em São Paulo! E a Letícia só me leva nos locais certos. Não poderia ter melhor cicerone! A noite foi ótima, mas ainda tínhamos um sábado inteirinho para aproveitar.

Sábado de manhã na Avenida Paulista. Tudo tranquilo, sem o volume de carros e ônibus dos dias de semana.

Brunch da Bella Paulista, uma padaria muito boa que fica aberta 24 horas.

O brunch estava perfeito e com uma bancada enorme cheia de pães, frios, bolos, frutas, crepes, sopas, etc etc e muito espumante! Fui discreto e não fotografei todas as delícias. Preferi comê-las....rs O brownie é um espetáculo!

Uma manhã/tarde excelente com minha amiga Letícia e a surpresa de encontrar...
 ... Renata Barão, que estava participando de um Congresso de Nutrição na cidade. Renata passou na Bella Paulista para tomar um café e nos encontramos. Foi uma grande alegria.
E depois do Brunch segui para a Mostra Black - e vocês já viram aqui.

E para fechar o sábado com chave de ouro, Letícia sugeriu que fôssemos assistir ao musical "Priscilla-  Rainha do Deserto", em cartaz no Teatro Bradesco.


Conseguimos comprar nossos ingressos na hora - uma sorte. Não havia programado nada para fazer no sábado à noite,por isso,  assistir esse musical foi fantástico. Uma produção maravilhosa, com excelentes atores/bailarinos.

Tudo que posso dizer sobre Priscilla é que nunca havia assitido um musical tão bem produzido, com ótimos números e coreografias muito bem dançadas. Todo elenco de ótimo nível e atuando com grande competência. Figurinos, luz e orquestra perfeitos. Enfim, a Broadway é aqui!

Imperdível. Quem está em São Paulo ou vai visitar a cidade  deve assistir. Eu diria até que é obrigatório, de tão bom!

E no dia seguinte, meu retorno para o Rio. Saí de São Paulo no domingo,  por volta de 13h30. Fazia muito tempo que não viajava de ônibus nesse trecho e curti muito. Viajarr durante o dia garante belas imagens para os olhos.

Mais uma vez agradeço à Letícia pela amizade, carinho e todo o tempo que dedicou a mim na cidade. Agora fico aguardando a visita dessa paulistana ao Rio de Janeiro.

9 comentários:

  1. Que delícia Jorge... e encontrar nossos amigos virtuais na vida real é sempre algo bacana...as conexões são contínuas.
    Acho você muito , mas muito animado! Sempre disposto a fazer bons programas!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adriana
    Conheci a Letícia pessoalmente em 2009 nos tornamos grandes amigos. Eu gosto de me divertir e ficar cercado de gente do bem. São coisas assim que fazem a gente viver feliz. Só falta conhecer você!
    Beijso

    ResponderExcluir
  3. Ai, com certeza! Deus abençoando, estaremos abrindo um delicioso espumante no 31 de dezembro, meu amigo! "Jô", estamos lindões e de bem com a vida nas fotos, não há como negar.
    Adorei ter conhecido a Rê que me deu uma dica muito preciosa, sendo ela a super profissional que é. Tudo costuradinho no céu.
    Querido, você sabe que, sempre que vier à Sampa, estaremos de portas abertas. Volte quando quiser e não demore!

    Beijos!

    PS: Lola envia lambidas de saudade. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus quer! E estou na torcida por isso! Hoje fiz um passeio tão bom pela Urca e fiquei pensando em você aqui. Terei imenso prazer em mostrar o Rio para você.
      Beijos

      Excluir
  4. Que beleza de post!!! Adoro esta cidade!!! E, você sabe realmente procurar os bons endereços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania
      eu tenho o prazer de visitar São Paulo acompanhado por uma excelente amiga.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Jorge!
    Menino você tem um imã para atrair pessoas e bons programas deve ser este seu astral nas alturas.rsss Boa sorte sempre! Adoro ir à SP e visitar exposições e ir ao teatro, afinal por aqui não tem muita coisa boa para se ver.rsss
    Abração e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria
      Ainda bem! Deus tem sido bom nesse sentido, permitindo que eu conheça pessoas como a Letícia que sempre me acompanha quando visito SP.
      São Paulo tem um leque enorme de opções para todos os gostos e bolsos.
      Beijos

      Excluir
  6. São Paulo é assim mesmo, a gente vai uma vez e fica indo outras vezes. Somos apaixonados pelo agito e as multidões indo e vindo.
    Parabéns pela belíssima postagem.

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *