quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A Cisterna da Basílica - Capítulo 5

Após visitar a Mesquita Azul e fazer uma refeição rápida, fiquei meio sem saber o que fazer. Dificilmente faço uma programação e o roteiro vai aparecendo.... e foi assim que a Cisterna da Basílica entrou no roteiro. Havia uma pequena fila que não chegou a 15 minutos de espera.  
No idioma turco a Cisterna é chamada de "Yerebatan Samici", que significa "palácio submerso". E a sensação que se tem é de entrar mesmo num palácio. A cisterna ocupa uma área de 9800m² que guardavam 80 milhões de litros de água. A obra foi iniciada por Constantino, depois ampliada  por Justiniano em 532 para garantir o suprimento de água de Constantinopla.

Eu não assisti a novela "Salve Jorge", mas parece que foi aqui que a personagem Morena buscou refúgio enquanto era perseguida pelas ruas de Istanbul. Como na ficção vale tudo, Morena não deve ter pago o ingresso de 20 Liras Turcas para entrar na Cisterna.

O cenário é fantástico e faz a gente "viajar". A iluminação dá o clima  e torna o belo ainda mais belo.
  Mais de 300 colunas que sustentam a construção.
O que mais me chamou a atenção nesta visita foram as cabeças de Medusa invertidas que foram tiradas de antigos prédios gregos e trazidas para a cisterna.

Depender de alguém para tirar foto é complicado, depois de várias tentativas de fazer uma foto dentro da Cisterna, esta foi a menos pior...rsrsrs

2 comentários:

  1. Quem leu Inferno de Dan Brown já viajou pela Cisterna. Vc só confirmou. 😄 Candida

    ResponderExcluir
  2. Este lugar é mágico mesmo. Vc está certo quanto a novela. Ela tb aparecia na abertura. Um cavaleiro (S. Jorge) galopava dentro da cisterna . Acredito que tenha sido montagem.
    Suas fotos ficaram show!
    Fiquei na hora lá pensando naquela construção em tempos tão remotos, com poucos recursos. Isto me fascina!
    Valeu pelo passeio!

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *