Após visitar a Mesquita Azul e fazer uma refeição rápida, fiquei meio sem saber o que fazer. Dificilmente faço uma programação e o roteiro vai aparecendo.... e foi assim que a Cisterna da Basílica entrou no roteiro. Havia uma pequena fila que não chegou a 15 minutos de espera.
No idioma turco a Cisterna é chamada de "Yerebatan Samici", que significa "palácio submerso". E a sensação que se tem é de entrar mesmo num palácio. A cisterna ocupa uma área de 9800m² que guardavam 80 milhões de litros de água. A obra foi iniciada por Constantino, depois ampliada por Justiniano em 532 para garantir o suprimento de água de Constantinopla.
Eu não assisti a novela "Salve Jorge", mas parece que foi aqui que a personagem Morena buscou refúgio enquanto era perseguida pelas ruas de Istanbul. Como na ficção vale tudo, Morena não deve ter pago o ingresso de 20 Liras Turcas para entrar na Cisterna.
O cenário é fantástico e faz a gente "viajar". A iluminação dá o clima e torna o belo ainda mais belo.
Mais de 300 colunas que sustentam a construção.
O que mais me chamou a atenção nesta visita foram as cabeças de Medusa invertidas que foram tiradas de antigos prédios gregos e trazidas para a cisterna.
Depender de alguém para tirar foto é complicado, depois de várias tentativas de fazer uma foto dentro da Cisterna, esta foi a menos pior...rsrsrs
Quem leu Inferno de Dan Brown já viajou pela Cisterna. Vc só confirmou. 😄 Candida
ResponderExcluirEste lugar é mágico mesmo. Vc está certo quanto a novela. Ela tb aparecia na abertura. Um cavaleiro (S. Jorge) galopava dentro da cisterna . Acredito que tenha sido montagem.
ResponderExcluirSuas fotos ficaram show!
Fiquei na hora lá pensando naquela construção em tempos tão remotos, com poucos recursos. Isto me fascina!
Valeu pelo passeio!