A sensação que eu tive no dia 21 de agosto em Istanbul foi a de que aquele dia não iria mais terminar... Mesquita Azul, almoço, Cisterna...e tudo o que eu queria era descansar. Mas havia um Museu no meio do caminho e fechei o dia com chave de ouro!
Museu Arqueológico de Istanbul
O Museu Arqueológico de Istanbul é um dos mais importantes em seu gênero no mundo. Foi fundado na época otomana com o nome de Museu Imperial. A coleção é imensa e inclui importantes peças de vários lugares do império. Pena que o chamado sarcófago de Alexandre estava em restauro. Mas a visita valeu muito.
Como disse, o acervo é muito grande e, por isso, está distribuído em três prédios:
Pavilhão do Próximo Oriente
Estes mosaicos com animais foram tirados do caminho real e da porta de Isthar na Babilônia
Objetos da época hitita (2000 - 1200 a.C.)
Seção Clássica
Nesta parte estão várias estátuas, sarcófagos e obras desde o século I a.C. Selecionei as que mais gostei, embora tivesse vontade de publicar todas...
Cabeça de Alexandre, o grande. Proveniente de Pérgamo (primeira metade do século II a.C.)
"O Oceano" - período romano
Essa estátua - Uma Cariatide (século I a.C.) - era uma das coluna de uma construção. O mármore parece um tecido, tamanho o cuidado do trabalho.
Sarcófago Lício (século V a.C)
Artemis (período romano)
Cabeça da poetisa Sapho - cópia a partir de um original do tempo helenístico.
Pavilhão dos Azulejos (Cinili Kosk)
A beleza da fachada
Na entrada do Pavilhão dos Azulejos
Coincidentemente, deixei essa parte do Museu para o final. Foi a que mais gostei. A riqueza dos detalhes dos azulejos, o colorido das peças e a delicadeza das louças em cerâmica me encantaram. As fotos abaixo traduzem o meu sentimento.
Quase três horas de visita, isso porque passei rápido em algumas salas - sou detalhista e precisava de mais tempo, mas o museu fechava às 19hs.
O Museu Arqueológico de Istanbul foi uma grande surpresa e, confesso, não esperava tanto. Para ser bem sincero, não pensava nem mesmo em fazer a visita, pois iria visitar um museu arqueológico em Ankara. Sim, estive lá...cenas para próximos capítulos.
Quando visitarem Istanbul, se a agenda permitir, incluam o Museu Arqueológico no roteiro. Vocês não vão se arrepender.
Adorei! Este não visitamos! Fica aonde? Mt bonito!
ResponderExcluirQuero mais!
Kátia
ExcluirO Museu Arqueológico fica na rua ao lado do Palácio Topikapi. Agende para sua próxima visita.
Bjks
Linda visita e me fez refletir sobre os acervos pelo mundo...Por exemplo, o Portal de Ishtar esta em Berlim e esse lindo mosaico que a ele pertencia, neste Museu...Claro que sabemos que ha convencoes e isso 'e assunto discutido pelos especialistas, mas posso dizer que a minha visita ao Pergammon, ficou mais completa agora...Imagino que o mesmo deva ocorrer no caminho contrario! Adorei...:)
ResponderExcluirLucia,
ExcluirEnquanto escrevia o post pensava em você, que sintonia! Que conexao essa história das peças que se separam e fica por conta do viajante ir montando um quebra-cabeças.... pois saiba que neste Museu de Istanbul está uma parte de uma escultura que fica em Veneza. Eu estou procurando as fotos para publicar e fazer um post aqui. Mas depois te conto... bjks
eh, e por isso viajar nos completa...Ao ler seu post, alem de Berlim, tb me lembrei de Veneza, Croacia etc ... Aguardo os proximos para viajarmos...bjs
Excluir