segunda-feira, 22 de junho de 2009

comer & beber em Brugge

Uma viagem não está completa se não provarmos a culinária local. Em Brugge pude experimentar pratos muito saborosos da cozinha belga. Nem precisa falar que a batata frita estava presente. Aliás, batata é o grande acompanhamento. Cozida ou frita, ela sempre está presente.

Com a inseparável Leffe escura - fiquei fã dessa cerveja!


Na hora de escolher você tem que deixar de lado qualquer amor aos seus animais de estimação e só pensar no sabor. Vou explicar: quando era pequeno gostava muito dos coelhos, e claro, ainda tem aquela história do coelhinho da páscoa, etc... mas não resisti ao delicioso prato da foto abaixo. Um autêntico coelho com molho, purê de maçã e ameixas. Super saboroso!




Quando vi no cardápio "vol-au-vent" achei estranho, pois conheço o vol-au-vent como um salgadinho de massa folhada. Na Bélgica esse vol-au-vent é um prato de frango, feito com um molho branco e champignons. Confesso que não gostei muito da aparência do prato, mas é saboroso.



Sobremesa Nacional



Voilà! La Gauffre! Esta é a sobremesa número 1 dos belgas. Trata-se de um Waffle. Com geléia, calda de caramelo, chantilly ou simplesmente puro com um pouco de açúcar. Os belgas não ficam sem a sua Gauffre!
Nem preciso dizer que voltei ao Brasil mais gordo....

3 comentários:

  1. Jorge, eu sou uma amante de pratos enfeitados! Nem que tenha apenas uma ervilha no meio dele, eu adoro isso! Eu não aprecio muito o sabor do coelho, nem sei o por que, mas não morro de amores. O meu pai sempre adorou e a companheira dele idem, aliás, fazia coelho e pato muito bem feitos. Quando vc escreveu no dihitt logo lembrei dos jardins na Alemanha onde, de repente, se via um coelho correndo de um lado para o outro. Ahhhhh pois é. E graças a vc vou escrever sobre o que eu via em casa e o que aparecia no prato! Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Um dia em Maceió eu comentava que coelho, dada a sua alta "rentabilidade" reprodutiva seria uma boa e barata opção para a alimentação dos mais pobres. E nunca vira coelho nos cardápios dos restaurantes.
    À entrada do restaurante do Hotel perguntei à recepcionista: Vcs aqui no Brasil não comem coelho ?
    A jovem olhou-me horrorizada e exclamou: COELHO ????!!!! Bichinho de estimação !!!!

    Jorge
    Vc nunca comeu "coxinhas de rã" em França ?

    Olha hoje vou pregar uma partida a um amigo inglês.
    É noite de S. João e é tradicional comer sardinha assada. Nós fomos convidados para um "churrasco" de sardinha, onde estará esse casal inglês nossos amigos.

    Nós vamos levar umas garrafas de um bom vinho branco português, umas sobremesas tradicionais e uma entrada especial: "túbaros de porco" estufados, para "picar".
    Vc sabe o que é ? rsss
    Testículos de porco !!!!!
    Só lhes direi no final do repasto.
    Se eu não aparecer mais aqui é porque eles me mataram !!!!! rsssssssss
    Um abraço
    Jorge

    ResponderExcluir
  3. Jorge
    Estou aqui rindo da peça que vc vai pregar nos seus amigos ingleses. Torço para que todos sobrevivam...rs
    Aqui no Braisl não temos hábito de comer certos animais. Como disse, passei a gostar desses bichinhos nas viagens. Mas rã...ah não, não gosto, nunca provei, nem quero...rs
    Abra~ços

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *