domingo, 30 de julho de 2017

A troca da Guarda - Parlamento Grego

Se você estiver em Atenas num domingo, um dos programas a serem feitos é assistir a cerimônia da troca da Guarda do Túmulo do Soldado Desconhecido, em frente ao Parlamento. Esse monumento foi inaugurado em 1932 e é guarnecido pelos evzones, soldados da Guarda Presidencial, trajados em fardas históricas. É a cerimônia completa, com direito à Banda de Música e grande desfile militar. Fiquei um pouco na dúvida, a princípio, por conta do horário - 11 horas, que já tomava parte da manhã. Mas dá para conjugar com outra atividade, se você acordar cedo. 
Cheguei na Praça Syntagma faltando 30 minutos para o início, mas os melhores lugares já estavam ocupados. Gregos e turistas vão chegando e em pouco tempo a praça fica cheia.
Uma das primeiras coisas que observei foi a mudança da farda dos soldados. No sábado, eles usavam uma farda cáqui e no domingo, uma branca com uma espécie de colete bordado.
Neste vídeo o início da cerimônia
Um soldado se aproxima para ajeitar a farda de um dos guardas e até secar o suor. Tudo tem que estar impecável.
A banda se aproxima e o cortejo toma a praça do Parlamento.
A cerimônia dura quase uma hora. São feitos discursos, gritos de guerra e você não entende nada, óbvio. 

Quase um balé esse ritual ... levantar, dobrar as pernas, cruzar armas. Bonito de ver; por isso, nem sentimos o tempo passar.

 Oficialmente, o momento da troca da guarda. 




Troca realizada e o soldados que ficarão de prontidão em frente ao Parlamento, de hora em hora, farão a marcha para troca de posição de guarda e o restante do tempo permanecerão em posição de sentido.





 Final da cerimônia





 A Banda abre o cortejo da volta e o público sai correndo para acompanhar...



 



Tinha que registrar, né???
Valeu muito a pena assistir a cerimônia e acompanhar tudo. Notei que comparecem pessoas vindas de outros cidades próximas à Atenas, bem como muitos estudantes gregos. Enfim, programão familiar para o domingão de Zeus!

4 comentários:

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *