segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Palácio Belvedere - Viena

No meu primeiro post após o recesso, publiquei a foto de um palácio e não disse onde ficava. Adriana Pessoa, amiga do Blog, acertou em cheio dando o nome e localização: Palácio Belvedere em Viena. A foto foi uma pista para a série de posts que decidi fazer sobre Viena, capital da Áustria, que visitei em Outubro de 2007. Viena é uma cidade que encanta muitos turistas, mas por incrível que pareça não me causou tanto impacto. É bonita, mas fria. Talvez o excesso de organização tenha me irritado um pouco. Tudo certinho demais, quadradinho demais. Nada, absolutamente nada fora da ordem. O único senão foi uma parte da estação do metrô de KarlsPlatz, ali rola algo misterioso, umas pessoas esquisitas, um entra e sai nos banheiros. Mas foi só isso, no mais Viena é a cidade mais segura do mundo. Pode-se andar de dia/noite/madrugada sem qualquer medo.




Palácio Belvedere






O Palácio é conhecido como um dos edifícios barrocos mais bonitos do mundo. Já foi o Palácio de Verão do Império Austro-Húngaro e atualmente abriga a Galeria Austríaca de Arte com diversas coleções dos séculos XIX e XX. É onde está reunida a maior coleção de obras de Klimt, inclusive o famoso "O Beijo" está lá, quer dizer, espero que ainda esteja. Havia rumores, em 2007, de que muitas obras retornariam aos seus donos, por terem sido confiscadas no período da 2ª Guerra Mundial, quando o país estava sobre o domínio dos nazistas. Torço para que ainda esteja lá, a arte deve ser compartilhada com todos e não ficar encerrada na sala de um colecionador. É o que eu penso.
Acordei muito cedo e parti para o Belvedere. Ter chegado antes de o Palácio abrir foi uma das melhores coisas que fiz. Além de evitar filas e a multidão de turistas, pude fotografar o Palácio sem a participação de figurantes. O cenário foi exclusivamente meu.

O domingo estava radiante, sol a pino, céu azul e um frio de 8 graus congelante.





Aí está o famoso quadro "O Beijo" pintado por Klimt entre 1907/08. Nem preciso dizer que fiquei sem fôlego ao contemplá-lo. É um dos trabalhos mais românticos que já vi na vida. Fotografar? Nem pensar. É terminantemente proibido. As únicas fotos que consegui fazer internamente foram do salão anterior á sala de exposição e mesmo assim, porque a Vigilante saiu da sala.






O Belvedere está divido em duas partes , a Superior onde está a Galeria de Arte e a inferior, onde encontram-se o Museu do Barroco e o Museu de Arte Medieval. Depois de visitar a Galeria basta atravessar o imenso jardim com belas esculturas e chega-se aos pequenos museus.

O jardim estava passando por reformas na época da minha visita, mas mesmo assim mantinha características imponentes. Reparem na beleza desta Esfinge.

Passei toda a parte da manhã no Belvedere e depois da minha visita que durou mais de três horas segui para o Quartier dos Museus. Viena tem um bairro só com Museus. Dediquei o final de semana à arte. E depois eu explico o porquê disso.

11 comentários:

  1. Jorge,
    as fotos estão lindas. E que céu azul é esse??? Não tive essa sorte de ver Viena assim.
    Falando em Viena,ontem passou na TV5 um documentário lindo da cidade, da série:Trésors de Civilisation.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Jorge,
    foi Viena a cidade escolhida para a minha lua de mel, em 1995. Tenho planos de voltar, agora com nosso filhote, que já é um apaixonado por Klimt.
    Já estou adorando esses posts sobre a cidade!
    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Claudia
    Foi um dia muito bonito mesmo. Curioso é que no dia anterior estava tudo cinza. Apesar do sol o frio imperava...rs
    Abraços

    Adriana
    Lua de mel bem chic hein? Viena tem muita sofisticação mesmo. Acho que seu filho vai curtir e torço para que os quadros de Klimt ainda estejam lá para ele ver de perto e ter uma experiencia inesquecível.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Jorge,
    Viena é um dos lugares mais belos que conheci. Espero retornar pois foi uma cidade que me marcou profundamente. E essas fotos do Palácio Belvedere estão muito boas. Parabens pela postagem.

    ResponderExcluir
  5. Wilson
    Também gostei de Viena e pretendo voltar um dia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Jorge, estive em Viane em 2009 e gostei muito, logo eu fui basicamente só em Festas, Shows e barzinhos da vida. Também, visitei um palácio desses tipo assim como você viu, e gostei muito da Sissi, estou postando no meu blog uma matéria sobre essa mulher. Aguarde.
    Parabéns pela belíssima foto do palácio Belvederes.

    ResponderExcluir
  7. Olá Walter
    Foi muito proveitosa muinha visita à Viena, principalmente por onta das obras de arte que vi.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Jorge, so para acrescentar. Este palacio foi construido para ser a residencia do Principio Eugenio de Savoia que foi expulso da corte francesa por Louis XIV pelos seus "modos". Acolhido de braços abertos na Austria se tornou o maior militar do Imperio Austro-Hungaro e este palacio tem forte influencia da sua patria: A França.

    ResponderExcluir
  9. José
    Que "modos" seriam os do Príncipe Eugênio hein? Gosto de saber dessas histórias.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi Jorge, estive em Viena em outubro e adorei acidade.
    Registrei uma foto do Palácio de Belvedere com o céu azul parecida com a sua.

    Abraços, Felipe

    www.fotografiasdepaisagens.com

    ResponderExcluir
  11. FElipe
    Outubro foi o mesmo mês que visitei Viena. Curioso foi que no dia anterior à minha vista ao Belvedere, o dia estava nublado e chovia, mas no domingo o sol brilhava.
    Abraços

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *