quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Roma - parte 6

Flanando em Roma
Depois de dois dias entrando e saindo de museus resolvi caminhar pelas ruas de Roma e, finalmente, ver a Fontana di Trevi. Da Piazza Spagna - região do Hotel Condotti - até a Fontana di Trevi é um pulo, mas por preguiça... peguei o metrô. Uma bobagem, pois foi apenas uma estação ou duas, se muito. Não lembro ao certo. O fato é que desci na estação Barberini e caminhei até a Fontana. No caminho, parei para comprar uma camisa - a mala ainda não havia chegado. A Piazza Barberini fica a poucos metros da estação e ali pertinho está a Via Veneto.

Piazza Barberini e a bela Fontana del Tritone - escultura de Bernini.

Fontana di Trevi

Certamente a Fontana di Trevi é a mais famosa e fotografada fonte de Roma. É nessa fonte que milhares de turistas jogam suas moedas por cima dos ombros para retornarem a Roma.

A Fontana di Trevi ficou conhecida mundo afora por conta da cena do filme "La dolce vita" de Fellini, quando Anita Ekberg banhou-se em suas águas. Quando assisti esse filme nem passava pela minha cabeça conhecer Roma.

Eu segui a tradição e joguei minha moedinha nas águas da Fonte e voltarei a Roma para jogar mais moedas...

Acho que no verão deve ser impossível conseguir um lugar para fotografar, se no inverno já foi um verdadeiro tour de force...

Castelo Sant'Angelo

Cenário do último Ato da ópera Tosca, o Castelo Sant'Angelo está localizado à margem direita do rio Tibre, a poucos metros do Vaticano. A ponte de mesmo nome é ornada com esculturas de anjos, trabalho de Bernini.

Do alto do Castelo a visão da ponte é espetacular, assim como de toda Roma.

Essa escultura de anjo domina a cena no Castelo. Parece que a qualquer momento ele vai sair voando.

Parada obrigatória e necessária: vinho e o belo pôr do sol... a ponte e o Rio Tibre.

Um fim de tarde inesquecível em Roma.

8 comentários:

  1. Oi Jorge!
    É uma delicia se perder pelas ruas de Roma, sempre nos deparamos com um monumento em homenagem a algo ou alguém, assim chegamos a uma maravilha, a piazza del Popolo, fiquei deslumbrada.Perdi de subir no Castelo Sant'Angelo...Você fez belas fotos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Valéria
    Foi um dia muito produtivo e gostoso em roma. As fotos lá de cima ficaram ótimas, pena que aqui não posso postar tudo. Liga não, da próxima vez que vc for a Roma vc visita o Castelo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Coliseu, Capela Sistina… É um mergulho na história. Li cada um dos seis posts com vontade de pegar um avião na hora se pudesse! hehe

    Grande viaggio e uma belíssima coletânea de artigos que conseguiram transmitir a grandeza da Città Eterna. Parabéns, Jorge!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo
    E ainda tem mais uns posts para vc acompanhar. Roma me deixou maravilhado mesmo. Que cidade! No momento certo vc vai conhecer a terra dos teus antepassados!
    Apareça mais vezes.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. De todos os posts, o deste dia tambem me deixou com um misto de saudade e vontade de voltar lá. Belissimo passeio e que dia mais produtivo. Abraço, Eymard.

    ResponderExcluir
  6. Eymard
    Foi um dia sem preocupações, sem horários rígidos e filas... e coroado pelo pôr do sol.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Jorge,
    É a primeira vez que visito seu blog.
    Parabéns ele é maravilhoso.
    Adorei seu post sobre o Palazzo Farnese.
    E esse sobre a ponte de Sant'angelo.
    Tbm adoro Fellini...rsrs
    (:

    ResponderExcluir
  8. Olá Tatti
    Seja bem-vinda e volte sempre!
    Abraços e obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *