quarta-feira, 16 de março de 2011

Cânion do Xingó

No ano passado, não me lembro exatamente quando, assisti uma reportagem sobre o Cânion do Xingó no Jornal Hoje. Fiquei impressionado com a beleza do lugar. Pensei: "quem sabe um dia..." E esse dia chegou mais rápido do que eu pudesse imaginar. Assim que cheguei no Ibis pedi informações sobre o passeio ao Xingó. O  Thiago - recepcionista do Hotel - me indicou a agência NozesTur. No dia seguinte eu liguei e marquei o passeio.
No dia combinado a simpática guia Islaine, passou no Hotel por volta de 07h45 para nos levar. O passeio dura aproximadamente 13 horas.
Catamarã que faz o passeio nas águas do Rio São Francisco - 3 horas de contemplação
O Cânion do Xingó está localizado no município de Canindé do São Francisco a 213 km de Aracaju. Isso significa uma viagem de mais ou menos 3 horas de duração, com apenas uma parada. No caminho passamos pelos municípios de Itabaiana, Areia Branca, Poço Redondo, entre outros. Fui observando o casario antigo, vizinhos conversando na calçada, enfim a vida simples do Sertão.
No pequeno Cais - pronto para embarcar!
Por conta da construção da Hidroelétrica do Xingó, foi formado um reservatório com 65km de extensão em pleno Sertão. Em alguns trechos chega-se a 120 metros de profundidade! O passeio, como já disse, dura três horas, sendo uma hora dedicado ao banho nas águas do São Francisco e passeio de lancha.  
 São diversos tipos de formações rochosas, vegetação e trilhas. O ideal seria poder ficar mais um dia para poder explorar tudo. Dizem que o bando de Lampião e Maria Bonita passou pela região.
 A natureza tem lá os seus caprichos e essas rochas parecem ter sido esculpidas e postas arrumadas nesse lugar. O passeio foi todo embalado por música regional com Elba, Zé Ramalho, Fagner, Luiz Gonzaga, muito baião e forró.
Depois de quase 40 minutos começamos a avistar os paredões de granito vermelho e cinza, com marcas dos habitantes que ali viveram há mais de 8000 anos - essa informação eu li em algum lugar. À medida que o catamarã se aproximava mais eu ficava sem fôlego de ver tanta beleza em estado bruto. 




Um verdadeiro espetáculo da natureza. Quem poderia imaginar que a construção de uma Hidroelétrica iria resultar em algo tão bonito? Soube que é possível visitar a usina, mas como era Carnaval acho que não havia nada programado. Há também um museu, mas também estava fechado.
O boto volta ao seu habitat natural
Não ia perder a oportunidade de mergulhar no São Francisco. E por mais que saiba nadar, o uso do colete é obrigatório. Afinal não dá para brincar com a profundidade do Rio. No ponto onde ancoramos a profundidade é de 28 metros, mas há quem diga ser mais que isso. Eu é que não iria pagar pra ver. 
Já paramentado fui dar uma volta nessa canoa. Como estava sozinho, tive que ficar sentado no meio para não virar a pequena embarcação. Claro que volta e meia eu dava uma emoção a mais ao passeio me sentando mais á direita ou mais à esquerda, para desespero do casal à minha frente. Mas no final todos gostaram.
O passeio de canoa dura 5 minutos e leva até o final da gruta. Vale a pena fazer e é seguro
Depois do passeio hora de mergulhar. Preferi continuar com o colete, os "macarrões" não seriam suficientes para segurar mais de 100kg!.


 La dolce vita - não existe sensação melhor. A água é quase morna, límpida e muito agradável.
A Ilha do Bode
Depois do tempo estipulado de uma hora, retornamos para o almoço (não incluso no pacote) que acontece no restaurante flutuante Karranca's.


O Almoço é no esquema de Buffet. Embora tivesse uma grande variedade de pratos, optei por peixe frito, carne de sol e macaxeira. Do que comi, gostei. Todavia, acho que o restaurante deveria rever o cardápio do Buffet. Nem sempre quantidade é qualidade

No alto - São Francisco. Achei tão bonita essa escultura
E foi isso. Um dia inesquecível. O Cânion do Xingó é um dos melhores passeios para quem visita Aracaju. Aliás, só esse passeio já vale pela visita. Tudo perfeito. E para completar, na volta o ônibus faz uma parada na casa de uma das melhores doceiras do Sertão, D. Nena. Os doces são maravilhosos e eu já comi tudo que trouxe!
Quando visitarem Aracaju procurem a NozesTur e façam esse passeio. Eu recomendo!

12 comentários:

  1. Arrasou Jorge!
    Eu AMEI este post! Também já conhecia a região pela TV e revistas.
    Muito lindo mesmo! E essa água verdinha...maravilha!
    Uma das minhas melhores amigas é parente pelo lado materno de Lampião, e do paterno: Luz Del Fuego!!
    Olha que mistura incrível!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma coisinha:
    vc está em ótima forma, viu?

    ResponderExcluir
  3. Adriana,
    eu diria uma mistura explosiva!!! E será que ela puxou quem???
    Olha, vc levantou meu astral com esse elogio sobre a minha forma. Ando tão caído ....valeu! Ganhei o dia! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amigo, se for verdade que você diz mais de 100 kilos, tá na hora de diminuir em!!!! principalmente para viajar melhor. Brincadeira amigo Jorge. Olha, eu conheço a região e local que você foi e confirmo, quem quiser ir vá sem medo, o único valentão que tinha Lampião e mesmo assim ele não era tão bravo assim como dizem por ai.
    Abs Jorge e obrigado por postar coisa do meu Nordeste.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jorge!
    Que passeio fabuloso quanta coisa bonita tem nesse nosso Brasil! Que paisagens! O problema é o preço que se paga para fazer turismo por aqui. Nós que estamos distante de tudo pagamos muiito caro!
    E para quem vem aqui no RN também não paga pouco, o turismo aqui é caro, Pipa, nooossa... agora é só para europeu que vem com a vantagem de quase 2 e 1/2 para 1. Quando programamos nossa viagem consideramos o show de u2, preferimos Santiago, a viagem saiu mais barata, agora estamos vendendo os ingressos, viu isso?!

    ResponderExcluir
  6. Walter
    preciso mesmo perder e não encontrar mais os kilos extras...rs muitos não acreditam por causa da minha altura, mas a balança comprova. Essa região é fantástica. Eu fiquei maravilhado mesmo.
    Abraços

    Valéria
    Quando eu falo que o Brasil é caro ninguém acredita. Por conta disso tenho viajado mais pelo exterior. Mas até que Aracaju tem bons preços. Este passeio, por exemplo, ficou por R$ 115. Não achei caro, levando em conta a distãncia e toda a beleza que vi.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Jorge! Fazendo minha visitinha semanal ao blog, encontrei o post sobre Aracaju, e agora este relatando sua visita ao Cânion do Xingó. Gostei muito!
    Estou pensando em uma cidade do Nordeste para as próximas férias, provavelmente em jan/fev/2013. Aracaju pelo seus relatos será uma ótima opção.
    Um abraço.
    Ana Mota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana
      Aracaju é exatamente como mostro nos posts: um lugar tranquilo. Passei o carnaval de 2011 na cidade e nao me arrependi. Além da tranquilidade a cidade tem ótimos preços.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá Marcia!
    Obrigado por acompanhar nosso Blog! esperoque goste do passeio. A Nozestur é uma ótima agência e o cânion do Xingo um lugar mágico.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Claro que agora vou ver esta beleza toda!

    ResponderExcluir
  10. Claro que agora vou ver esta beleza toda!

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *