sábado, 26 de março de 2011

Lembranças de Sampa

Hoje estava vendo o programa da Angélica e assisti uma matéria que a apresentadora fez com o ator Marcelo Médici no Mercado Municipal de São Paulo. Esse Mercado ficou conhecido de todos os brasileiros porque foi um dos cenários da novela "A próxima vítima" de Sílvio de Abreu. Assistindo ao programa lembrei de um final de semana que passei em São Paulo e, claro, conheci o Mercado. Mas não quero falar só do Mercado, quero aproveitar esse post para mostrar um outro lado da cidade que ainda não conhecia. Por sorte tive como cicerone minha amiga jornalista e editora do Blog Babelpontocom, Letícia Castro, para mim, apenas Lê.

Estação da Luz
Esta viagem aconteceu em Junho de 2009. Fiquei mais concentrado no Centro antigo da cidade. Embora já tivesse ido tantas vezes à São Paulo, não conhecia nada dessa região. Comecei visitando a Estação da Luz e fui ao Museu da Língua Portuguesa.
É uma visita obrigatória, um mergulho no mundo das letras e da palavra. O Museu é muito interessante e o visitante interage o tempo todo, através de diversos meios. Além do acervo permanente, tem sempre uma exposição temporária. Quando visitei estava em cartaz: "O Francês no Brasil em todos os sentidos" - sempre vale a pena anotar tudo...rs. Também assisti um filme de mais ou menos 10 minutos, sobre as origens da Língua Portuguesa falada no Brasil. Assim que o filme termina somos direcionados para a Praça da Língua onde acontece uma "instalação" com áudio e imagens sobre literatura. É um programa imperdível! 


Pinacoteca do Estado de São Paulo
 Não poderia deixar de lado a Pinacoteca que conta com um belo acervo. E está a poucos metros da Estação da Luz.

E como nem só de arte vive o homem...
Jorge Fortunato e Letícia Castro - Rio x SP
À noite fomos jantar na tradicional Pizzeria Speranza, que fica no bairro do Bexiga. E ali provei uma pizza maravilhosa. Uma noite memorável.

No dia seguinte continuamos nossas andanças pelo Centrão - como dizem os locais. Depois de caminhar pelo Bairro da Liberdade, seguimos até a Catedral da Sé. Um belo edifício em estilo neogótico.


Da Sé Caminhamos um pouco mais e chegamos ao Pateo do Collegio, onde nasceu a cidade de São Paulo.
O Pateo é sede de diversos eventos, além de abrigar o museu, a cripta de José de Anchieta e a igreja onde  foi realizada a primeira missa da cidade. 

Com tantas informações e já por dentro da história continuamos nossa caminhada até o Mercado Municipal de São Paulo. Palco - podemos chamar assim, pois é um show - gastronômico. Todas as frutas, legumes, temperos, especiarias, queijos, frios diversos, carnes, enfim, encontramos tudo lá.  

Visão parcial a partir do segundo andar - destaque para os vitrais ao fundo.
Já conhecia o mercado, mas ainda não havia sido apresentado ao  espetacular sanduíche de mortadela!
É um verdadeiro absurdo! 400 gr de mortadela, mais tomate seco e queijo! E vai muito bem com um chope gelado!
Aceita um pedaço???

Depois desse farto almoço, decidimos caminhar até o Edifício Copan, foi uma maneira que encontramos para queimar todas as calorias... sem contar que foi uma ótima pedida terminar o dia contemplando as  linhas inconfundíveis de Niemeyer.
Foi um excelente final de semana e sem a famosa garoa paulistana. Uma viagem muito agradável aos nossos vizinhos - e ainda dizem que existe rivalidade Rio x São Paulo. Pelo menos o carioca aqui e a paulistana não atestam essa tese. Agora Lê, fico aguardando a sua visita ao Rio de Janeiro!

16 comentários:

  1. Nossa...deu até fome só em ver esse sanduíche -hshshs. Mas brincadeiras a parte, São Paulo tem muito para se explorar. É uma cidade que gosto muito de ir e curtir o que ela oferece. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Wilson
    Atualmente só posso olhar mesmo, comer um sanduba assim, nem pensar...rs
    ABraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jorgito.
    Apesar de já ter ido algumas vezes a São Paulo ainda não conheci nenhum desses lugares.
    Parecem todos incríveis, ótimas dicas para uma próxima ida. Valeu !!!
    Beijinhos,
    Claude

    ResponderExcluir
  4. Claude!
    Acho que você vai gostar muito do Museu da Língua Portuguesa. é, literlamente, um mergulho na palvra.
    Bom te ver aqui!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Ai, Jô, que delícia!!!! Eu tb assisti o programa e me lembrei demais de quando te levei lá e outros amigos queridos também. O Mercadão é, sem dúvida, um palco gastronômico. Eu me lembro que você saboreou várias frutas, principalmente, a lixia, lembra? hehehe

    Foi um fim de semana mágico, Jô E eu vou pro Rio este ano, sei que sempre prometo, mas este ano, acontecerá. Mas, será que um finde só dá conta de toda a beleza da Cidade Maravilhosa? Não sei não... rs

    Beijos saudosos e muito carinhosos, meu amigo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Jorge!
    Também tenho um post sobre SP, quando fomos para o show de Paul McCartney e fizemos um passeio parecido om o seu. Adoro SP e esse cheiro de cosmopolitanismo que ela tem e que nos faz respirar cultura, embora nem sempre vá para descobrir esses lugares interessantes. Estou contando os dias para ir, 09/04...

    ResponderExcluir
  7. Sampa é muito legal Jorge! Essa cidade é umas das minhas paixão. No panoramio eu tenho várias fotos e no vaconferir, também alguns passeios recentes, dentre os quais, parecido com esse que você fez. [SÃO PAULO](http://vaconferir.blogspot.com/search/label/VISITANDO%20S%C3%83O%20PAULO) e também [FOTOS](http://www.panoramio.com/user/2169010/tags/Avenida%20Paulista)

    ResponderExcluir

  8. promessa é dívida, vou cobrar!!! Tem um hotelziho ótimo, ao lado do meu prédio, quem sabe assim vc naos e anima. Aquele fim de semana foi perfeito e com vc como cicerone ficou muito melhor! Beijos e estou te esperando! Acho que um fim de semana ja é um bom começo.

    Valéria
    São Paulo tem esse diferencial, é uma cidade que atrai diversas culturas e diversos povos. Também gosto de passear por lá. Que bom que vc vem, aproveita e dá um puliho aqui, vc vai estar pertinho...rs
    Beijos

    Walter
    Vou conferir agora. pelo que vi nestes comentáriso SP é uma paixão nacional!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Maria Helena Ranghetti27 de março de 2011 às 12:18

    Jorge, São Paulo realmente é uma cidade de muitas opções, onde tudo acontece...

    ResponderExcluir
  10. Maria helena,
    E é por isso, que de vez em quando é bom passar por lá e conferir as novidades.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Maria Helena Ranghetti27 de março de 2011 às 12:46

    També estive lá em 2009 pela última vez. Fui da rua 25 de Março, Bexiga, Mercado Público até restaurantes e lojas nos Jardins. Realmente,é uma metrópole que encanta pela opções, apesar da poluiçao e do trânsito. Mas, não moraria lá...

    ResponderExcluir
  12. Monica amadeo lamonato27 de março de 2011 às 14:35

    engraçado, jorege, a gente que mora aqui, demora horrores pra ir pra esses ligares...no carnavbal aproveitamos pra curtir a cidade e fomos a todos esses lugares,e estava uma delicia...vazio, acho que por marar aki, a gente fica meio cheio de muuuiiita gente e fugimos dessses lugares.É um pecado dizer, masi ainda não coneço o museo de lingua portuguesa, fico chateada, ainda não deu certo, outro lugar que não conssigo marcar é a sala são paulo, qdo acordo ta sempre cheio...é bom ver com os olhos de outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, estou precisando entrar em contato com vc. Meu nome é Angélica e numa pesquisa achei a sua monografia de conclusão de curso de especialização. Vc pode entrar em contato comigo? Meu e-mail: angelicapezzin@hotmail.com

      Excluir
  13. Lena
    Nós que somos apaixonados por nossas cidades, dificilmente abríamos mão de morar em outro lugar.
    Beijos

    Mônica
    É sempre assim, mas fiqeu tanquila tem muita gente que mora aqui no Rio e não conhece o Cristo e nunca subiu no Morro da Urca. Lembra daquele ditado? Casa de ferreiro, espeto de pau...é por aí.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Jorge estive em São Paulo em agosto do ano passado e fiz praticamente todo esse seu percusso com certeza fui ao mercado sim, imperdível, não se pode deixar de beliscar algo por lá e as frutas!!.

    Agoda queria que se você e/ou um de seus seguidores souberem me indicassem um blog legal de dicas em New York, conhece?.

    ResponderExcluir
  15. Sônia,
    Acho que a melhor maneira é dar uma procura via google, foi assim que encontrei muita coisa bacana. Vais a New Yoirk?
    Beijos

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *