quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vyšehrad

Existe uma lenda que diz que das colinas de Vysehrad uma princesa - cujo nome não lembro - teve uma visão sobre Praga. A partir daí a cidade de Praga começou a crescer na região onde hoje está o Castelo. É mais ou menos isso, eu acho. 
(Colina de Vyšehrad - foto da Wikipedia)

Fiquei curioso para conhecer o lugar da fundação da cidade. E como era perto, apenas duas estações de metrô, lá fui eu. A estação era próxima, mas tive que andar um pouco até chegar na entrada.

É uma região muito tranquila. Apenas casas e o grande parque.
Do alto das colinas, avistamos a cidade e o rio Moldava. é um super visual.

Esta estátua é a representação da visão da princesa. Ela está apontando para o Castelo de Praga.
O parque é bem grande e abriga a Igreja de São Pedro e São Paulo, ao lado da Igreja fica um cemitério, onde estão enterrados escritores e compositores tchecos como Smetana e Dvorak, entre outros.

Porta da Igreja de São Pedro e São Paulo
E como ninguém é de ferro, parei para tomar uma cerveja no Café do Parque.

4 comentários:

  1. Jorge, a princesa que você se refere é a Princesa Libuse que, segundo a lenda, fundou a cidade no séc. X juntamente com seu marido, de nome Premysl (que deu inclusive nome a 1ª dinastia de reis de Praga). Essa dinastia permaneceu no poder entre os séculos IX e XIV, quando Praga se converteu no núcleo político do reino da Boêmia e num dos mais importantes centros comerciais da Europa medieval. Também estive em Praga e concordo plenamente com você, de que é uma cidade esplendorosa, que vale a pena conhecer. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Wilson
    Obrigado por agregar estas informações. Eu costumo anotar esses dados, mas às vezes me esqueço. Ainda bem que posso contar com amigos antenados!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Apenas uma retificação: a fundação teria ocorrido no séc. IX e não no séc. X como postei. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Wilson
    Nao se pode elogiar....kkkkk
    Valeu!

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *