quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Visitando os cenários da Tosca

As apresentações de Tosca, na semana passada, trouxeram à lembrança minha viagem à Roma em Dezembro de 2010.  A ópera se passa em Roma e tem como cenários a Igreja Sant'Andrea Della Valle, o Palazzo Farnese e o Castel Sant'Angelo. Não podia perder a chance de visitar estes cenários reais. As visitas foram uma viagem dentro da viagem e a minha imaginação voando no meio das histórias.
Cenário do 1º Ato - A Igreja Sant'Andrea Della Valle (ícone do barroco italiano). Vale a visita para ver a Cúpula - uma preciosidade - trabalho de Cavalieri Giovanni Lanfranchi. A pintura é uma representação da Virgem sentada nas nuvens. Para admirar melhor as belas imagens deposita-se uma moeda de 2 Euros para iluminar a cúpula. É um espetáculo.

Cenário do 2º Ato - Palazzo Farnese. Atualmente Embaixada da França, só abre para visitas quando há alguma exposição. E por sorte tinha uma exposição em cartaz, o que me permitiu conhecer. Destaque para a Galeria dos Carracci.

 
Sem sombra de dúvidas não poderia ter cenário melhor para o ato mais impactante da ópera. 

Cenário do 3º ato - Castel Sant'Angelo. Não é uma construção bonita e seu interior não oferece grandes atrativos. Porém, do alto apreciamos as belas vistas de Roma. A ponte que dá acesso ao Castelo é ornada por belas esculturas de anjos de Bernini. Ó anjo Miguel no alto do Castelo é uma imagem interessante de se ver.

Na Tosca que foi apresentada no Theatro Municipal, a única referência ao Castel Sant'Angelo era a asa do Anjo Miguel, exatamente como na foto acima.
Quando visitarem Roma não deixem de conferir estes cenários. Mas por favor, nada de pular do alto do Castelo!

5 comentários:

  1. Jorge, é simplesmente deslumbrante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Jorge, são lugares simplesmente maravilhosos de se visitar. Meu pensamento foi longe som essa sua postagem. Muito bom. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Sissy e Wilson
    Passear em Roma é esbarrar o tempo todo na história. E como se não bastasse ainda podemos sonhar com a obra de Puccini nos cenários que o compositor escolheu para situar sua história.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Adoooooro seus posts, Jorge!
    Abraço, Mirella

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *