sexta-feira, 18 de maio de 2012

Firenze - respirando arte!


A viagem de Roma até Firenze no Frecciarossa dura 1h31m certinho. Eu comprei as passagens pelo site da Trenitalia. Comprando com antecedência você garante um bom desconto.
É impossível dormir nessa viagem, há muito para ver pela janela do trem. Mesmo com o tempo nublado a paisagem que ia aparecendo já me dava uma pequena ideia da Toscana.
Cheguei na Estação de Santa Maria Novella e corri para o ponto de táxi. Havia uma pequena fila e logo consegui um carro. Uma sorridente motorista me recebeu. Chamava-se Francesca.  Passei a indicação do Hotel e ela respondeu que eu ficaria muito bem hospedado, porém o hotel tinha uma localização muito particular, pois fica num pequeno beco atrás da Piazza della Signoria. Em poucos minutos chegamos e Francesca disse que me deixaria num determinado ponto e dali eu teria que seguir sozinho, mas não ia levar nem um minuto. E foi o que aconteceu. O preço do táxi? 7 Euros.


Aí está o beco onde fica o Relais Uffizi, um charmoso hotel 3 estrelas no coração de Firenze, que figura na lista dos Hotéis de charme da Itália. São apenas 15 apartamentos. E por conta disso, as reservas são feitas com muita antecedência. Como viajei numa época de baixa temporada, consegui reservar a 20 dias da minha chegada.
.
Já comecei a gostar. A princípio eu não ficaria hospedado aqui, mas como meu amigo desistiu da viagem eu acabei trocando de Hotel e tive uma bela surpresa.

 O salão com vista para a praça e logo atrás...

A aconchegante sala onde tomava o meu café da manhã, todos os dias sentado na mesma mesa.

E o melhor de tudo. A vista maravilhosa para a Piazza della Signoria (a partir da Sala de estar do Hotel). O Relais Uffizi está colado à Galleria Degli Uffizi, ao Palazzo Vecchio e a 5 minutos do Duomo e da Ponte Vecchio. Melhor localização impossível.

E este é o quarto single: cama enorme, confortável. Tudo muito limpo.

 Armários, uma bancada espaçosa, TV, Frigobar.

Banheiro espaçoso com tudo o que você precisa.

Vista do meu quarto no Relais Uffizi.

Ajeitei tudo na "nova casa", um banho e estava pronto para ganhar as ruas de Firenze. Uma das primeiras coisas que fiz foi agendar a minha visita para Galleria Degli Uffizi, pois as filas são enormes. Paga-se 4 Euros pela reserva e poupa-se muito tempo. E só paguei a reserva, pois quis o destino que a minha visita coincidisse com a XIV Settimana della Cultura, um evento anual, onde todos os Museus Estatais abrem suas portas gratuitamente. Neste ano o evento aconteceu de  14 a 22 de Abril. E quem visitou a Itália nessa semana não desembolsou nada. Sou um cara de sorte, não é mesmo? Não bastasse o fato de estar naquela cidade, ainda não ia pagar para ver as maiores obras do Renascimento.
Depois de agendar a minha visita para o primeiro horário do dia 14 de abril (sábado). Saí sem rumo. queria reconhecer a área. Atravessei a Ponte Vecchio e cheguei ao Palazzo Pitti. Uma construção que impressiona.


É enorme e abriga um conjunto de Museus e um Jardim belíssimo. Calma que falarei dele em outro post. Fui até a bilheteria para ver o preço, só de curiosidade...rs Fiquei um pouco ali observando o movimento e retornei. Tive um insight que deveria seguir para os lados da Galleria dell"Accademia.

E passei pelo Duomo. Também assunto de futuro post. Fui descendo as ruas, seguindo as placas para a Accademia. Minha intenção era, também, fazer a reserva a fim de evitar fila. No caminho avistei um Posto de Informações Turísticas e fui conferir o valor do ingresso da Accademia. O ingresso custava 6,50 Euros. Como estava cedo eu achei que seria melhor visitar logo o Museu. Eu teria que pagar 4 euros de qualquer maneira para reservar. Nesse caso, não faria muita diferença pagar o ingresso, pois ia ser só 2,50 Euros a mais. Decidi ir, se estivesse uma fila muito grande eu faria a reserva para a tarde de sábado. Assim que cheguei, encontrei uma fila razoável, talvez umas cem pessoas ou um pouco mais. E estava indo bem rápido. Talvez tenha ficado uns 15 ou 20 minutos na fila. E já que estava lá sozinho, vamos bater papo com os colegas da fila, não é mesmo?

Conheci essa simpática família da Califórnia. Só lembro agora o nome da matriarca, Gloria. Ela e o marido (o senhor de boné) já conheciam a Itália e estavam viajando com a filha, o genro e as netas - lembrei de Beth Vasconcellos - seguindo o mesmo roteiro que eu, Roma , Firenze e Veneza. A filha de Gloria disse que eu era um sortudo por ser brasileiro e ter 30 dias de férias. Nos EUA são apenas duas semanas. O papo estava bom e logo entramos.

 Foto pesquisa Google.

A Galeria dell'Accademia é conhecida no mundo inteiro como o Museu de Michelangelo, graças ao Grupo de Cativos e ao David localizado na Tribuna - foto acima. A Accademia expões diversos quadros de fintores do dinal do século XIII, contemporâneos de Giotto como Taddeo Gaddi, Baernado Daddi e os Orcagna, assim como os mestres do Gótico tardio coo Giovanni da Milano e Lorenzo Monaco. Além desse maravilhoso acervo, a Accademia abriga um pequeno Museu de Instrumentos Musicais. Porém, o David de Michelangelo ofusca as demais obras. Reinando absoluto na Tribuna que leva seu nome, David hipnotiza a todos. Fotograr? Nem pensar. Claro que muitos conseguem. Mas a todo instante ouvimos os gritos das recepcionistas "No photo!". E isso corta o clima. Eu até tentei fotografar meio escondido, mas tremi todas as fotos. E Desisti. Ficar naquela tensão não vale à pena. Eu fui conversar com as recepcionistas sobre a obra-prima do Mestre. E foi assim que fiquei sabendo que Michelangelo não conserava o David sua obra-prima, mas sim o Moisés que está na Chiesa San Pietro in Vincoli em Roma e que já comentei aqui.

Foto pesquisa Google

Acho que fiquei mais de 40 minutos na Tribuna de David. Observei cada detalhe e cada vez mais ficava admirado. Um bloco inteiro de mármore de 5,20 m de altura transformado na escultura mais famosa do mundo. Foram três anos de trabalho, de 1501 a 1504. O resultado: uma perfeição! A musculatura, o olhar, as mãos. Hipnotiza e emociona!
Foto pesquisa Google

Também pude admirar este Botticelli no início de sua carreira. "Virgem com criança, dois anjos e São João, jovem."
 
E na visita ao Museu dos Instrumentos Musicais, um pequeno concerto gravado rapidinho...e escondido (tentei...)
E essa foi a minha chegada à Firenze. Nada mal para um primeiro dia.

33 comentários:

  1. Jorge, primeiro achei que a vista do teu quarto dava para a piazza. Depois achei divertido como voce abordou e fotografou. Maravilha estar em Firenze e sem duvida localizacao é fundamental para andar, andar e andar. Michelangelo sempre emociona e estar ali, frente a frente com uma peça espetacular de tantos séculos atras, realmente é para emocionar.

    ResponderExcluir
  2. Eymard
    Relendo o post parece mesmo que a vista é a partir do quarto. Já corrigi. A vista é a partir da slaa de estar do Hotel. O que mais gostei de estar ali foi o fato de todos os dias sair e ver todas as esculturas da Uffizi e do Palazzo Vecchio. E poe emoção nisso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Jorge, seu hotel é de fato um charme e não poderia ser melhor localizado. Que vista privilegiada ! Imagino a sua emoçao, aquele perseu com a cabeça da medusa é impactante. Já passei sufoco na década de 80 por chegar em Florença sem hotel ...
    Voce visitou os afrescos de Fra Angelico ?
    abs, Madá

    ResponderExcluir
  4. Madá
    Todo dia no café da manhã eu olhava a Piazza della Signoria vazia, o máximo. Acho que esses afrescos de Fra angelico estão em algum museu que deixei de visitar em Firenze. Sao muitos e só fiquei 3 dias inteiros lá. Os outros dias visitei as cidades próximas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Jorge
    Mas que doçura, lembrar de mim e minha neta.
    Fiquei comovida!
    Adorei o seu hotel, e que localização!
    Firenze é de uma beleza única.
    Estou adorando sua viagem...
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa família era muito simpática. E não tinha como não lembrar de você Beth! Genro, filha, marido e as netas...
      Eu gostei muito do Hotel, simples, tranquilo e com um staff mega simpático.
      Recomendo.
      Beijos

      Excluir
  6. Jorge,
    Você aproveitou cada momento, cada passo, cada olhar. E Florença nos exige isso! Beth, eu, Marcia, Paulo e Laurinha ficamos felizes e sensibilizados por você pensar em nossa família na cidade da família Medicis.
    Abraços,
    Dodô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dodô
      Poucas vezes encontro famílias como a de voceês viajando. Esse grupo estava em total haramonia. O clima era tão bom que eu pedi para fazer a foto com eles.
      E considero vocês tão nobres quanto os Medicis!
      Abraços

      Excluir
  7. Jorge,
    o bloco onde foi esculpido o Davi, estava ao lado da Catedral de Florença desde a infância de Michelângelo, que já o conhecia dessa época. Era disputado pelos escultores da cidade. Com o sucesso da Pietá, foi destinado a Michelângelo.

    Eu amo amo amo Giotto e já fui a Padova somente para ver os seus afrescos na Capella Degli Scrovegni. Uma maravilha.

    Estou adorandosua chegada a Florença e vamos continuar juntos nessa viagem incrível!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana
      No meu papo com uma das recepcionistas da Accademia eu fiquei sabendo dessa história também. Assim como do transporte do David da Piazza della Signoria até a Accademia.
      Padova estava pertinho, ao ladod e Veneza, mas quem resiste à Veneza...
      Beijos

      Excluir
  8. Jorge, que beleza! estou viajando junto com os seus comentários e belíssimas fotos!

    ResponderExcluir
  9. Jorge: lindas fotos.
    Matei a saudade de Florença.
    Passei um mes inteiro lá hospedada numa pequena pousada familiar, que nem lembro o nome, só lembro que meu quarto era em um sótão lindo, com claraboia e com uma vista maravilhosa!
    Além de Paris, Budapest,Praga, acho que tenho ela como uma das minhas preferidas...
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania
      Que maravilha passar um mês em Florença, iria gostar muito!
      Beijos

      Excluir
  10. Um lugar para realmente respirar arte. Espetacular chegada, Jorge! Melhor impossível.
    Abração

    ResponderExcluir
  11. Puxa, uma pena que não pode fotografar! Mas o mais incrível deve ser olhar de perto todas essas maravilhas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvidas! É claro que é legal fotografar, masquando existe a proibição e vc fica tentando é umc aos. As fotos escondidas ficaram péssimas. O melhor foi mesmo curtir tudo.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Jorge!
    Só em estar naquela praça e poder todos os dias circular por entre aquelas maravilhas, já paga cada centavo do hotel, muito charmoso com esta decoração tão harmoniosa. Excelente sugestão. o melhor é o que guardamos na memória mesmo com todas as impressões causadas pela emoção de ver estas preciosidades.
    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Valéria
    Sao as coisas que acontecem na vida, troquei de hotel e ganhei um cenário espetacular!
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Jorge
    que delícia. fiquei recordando minha ida a Firenze, lembrando dessa cidade maravilhosa, cheia de historia.
    que charme de hotel... adorei!
    também fiz as reservas para pular as filas. e olha que eram enormes! rsrs
    Beijos e mande mais posts!
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol
      Firenze é o que há de melhor em matéria de Arte, não é mesmo? Fazer as reservas é item fundamental para não mofar naquelas filas. Esse Hotel foi um achado.
      Beijos

      Excluir
  15. Jorge
    Que sorte a sua achar esse hotel, geralmente são difíceis de reservar em cima da hora.
    Tenho muita vontade de conhecer a Toscana.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suely
      Eu tive sorte, pois são apenas 15 quartos. é um Hotel que vale a pena mesmo.
      Beijos

      Excluir
  16. OI Jorge,
    Gostei bastante da descrição da sua viagem a Florença.
    Realmente você deu sorte em chegar em plena semana da cultura na Italia. :)
    Você chegou a visitar outras cidades nos arredores? Fez comprinhas (tipo em outlets como o The Mall ?).
    Quero saber mais!
    Abs
    Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara
      Muito obrigado! De fato, foi muito bom estar na Itália no período de 14 a 22 de abril, aproveitei até em Veneza.
      Na Toscana eu visitei Lucca, Pisa, San Gimignano e Siena. Já quanto às compras, não deu tempo. Ouvi falar sobre os Outlets, mas fica para a próxima!
      Continue acompanhando, essa viagem vai render muitos post.
      Abraços

      Excluir
  17. Jorge
    Estou com dificuldade em acessar seu blog, aparece uma frase do lado direito dizendo que a pagina não pode ser vista pelo usuário atual, algum problema?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suely
      Isso vai acabar, pois eu vou retirar a caixa do Faceboo.
      Obrigado por avisar.
      Beijos

      Excluir
  18. Obrigada a você Jorge.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, Jorge!!!
    Faz tempo que não passo por aqui e vejo quanta coisa legal eu perdi. Amei a sua viagem à Itália e acabei viajando de novo com ela.
    Gosto da maneira como você aborda os lugares. Tudo sem pressa, como eu gosto.
    Parabéns e um grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia, tudo bem?
      que bom que vc retornou!
      Essa viagem foi ótima e ainda tenho muito para contar. Interrompi os relatos, mas em breve retomarei.
      Abraços

      Excluir
  20. Ola Jorge!
    Adorei sua descriçao...bem cheguei a 20 dias em Firenze e ainda nao fiz metade das coisas que voce fez..rsrs....bem vou passar 01 ano de intercambio...creio que vai da tempo...Conheci Fiesole que é na regiao metropolitana (No alto da Montanha)da pra ver toda a Firenze de la; conheci Pisa e Cinque Terre (Esse é o paraiso - Nunca vi lugar mais lindo. Ainda nao visitei nenhum museo. Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wynd
      Que maravailha! 1 ano em Firenze! Aproveite muito e faça tudo com mutia calma. Vc está na melhro cidade da Toscana. Daí é possível fazer vários passeios.
      Um abraço

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *