domingo, 9 de junho de 2013

Ciudad Vieja

Que manhã fria! Provavelmente uns 7 graus. O outono uruguaio, para mim, é um verdadeiro inverno. As árvores davam o seu espetáculo e enchiam as ruas de folhas. E assim, parti em direção ao Centro. Dediquei o segundo dia para passear pela Ciudad vieja, ver as praças, as pessoas e curtir. Sem fazer muitos planos, fui descobrindo um pouco a cidade. Peguei o primeiro ônibus que passou em direção à Plaza  de la Independencia, onde estão algumas atrações da cidade.

Essa  praça é uma das mais bem preservadas da cidade, cercada de prédios históricos. Ao centro a estátua equestre de Artigas.

No post anterior vocês viram o meu guia sobre Montevidéu com este prédio na capa. Trata-se do Palácio Salvo. Belíssimo edifício em estilo Art Déco, inaugurado em 1928. Tem 95 metros e 27 andares e durante muitos anos foi o prédio mais alto da América do Sul.


Puerta de la Ciudadela - esta grande porta é o que sobrou da antiga fortificaçao que começou a ser construída em 1742 para proteger a então colônia espanhola dos ataques portugueses. Do original somente as pedras da base, da lateral e do centro da porta. É a passagem de entrada para o centro histórico de Montevidéu.

Menos de cinco minutos depois de passar pela Puerta, cheguei na Plaza de la Constituicion. A praça é charmosa e tem como edifício  mais importante a Catedral Metropolitana.
Outro destaque é este belo chafariz no meio da praça cheio de figuras angelicais, ao fundo está a catedral.
E para dar mais charme ao local, uma feirinha com antiguidadee e artesanato começava a ser montada. Com aquele frio todo, acredito que os expositores inciaram o trabalho um pouco mais tarde.


Havia de tudo um pouco: cristais, jogos de porcelana, caixas diversas e até dinheiro!

Entrei na Catedral para uma rápida visita - às vezes me sinto mal em algumas igrejas - e  o destaque fica por conta de uma sala onde está esse belo conjunto de pia batismal todo em mármore.
Um bom início de manhã Ciudad Vieja. 

4 comentários:

  1. Essas fotos mostram bem como é charmosa Montividéu! O Palácio Salvo é a imagem que tinha em mente sobre a cidade!

    ResponderExcluir
  2. Adriana
    Esses são apenas alguns dos encantos dessa cidade, pequena, mas muito interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esses 7ºC mexeram com o seu sistema carioca? E eu que vim do Brasil no final de 2011 e fiquei a trabalhar no interior de Portugal onde as mínimas no Inverno rondam os -2º a -4ºC. Ia morrendo, amigo. Detesto frio e o nosso (europeu) é realmente doloroso.
    Lindas as fotos.
    Um abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  4. Ruthia,
    O problema do frio é o vento, aí fica insuportável. Haja casaco. Em Viena cheguei a ficar com as mãos roxas.
    Por isso evito viajar no frio.
    Beijos

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *