sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Manhã de Domingo em Paris

Nada como uma boa noite de sono para recuperar as energias. Não levantei muito cedo, claro. E, logo após o café saí para um passeio. A proposta era ficar pelo Maris mesmo, pois já havia marcado compromisso às 16 horas. Quando viajo não programo nada, deixo a cidade me levar. Porém, quando temos algum espetáculo para assistir não tem jeito. Iniciei o passeio visitando a Igreja de Saint-Paul/Saint-Louis que fica na Rue Saint-Antoine - quantos santos! A Igreja passou por uma reforma externa e está linda. Nos últimos anos só víamos os andaimes. Agora está mesmo um primor. Como pode ser vista na foto abaixo.
Da Igreja parti em direção à Rue de Sevigné, para conferir a exposição "Roman d'une garde robe - Le chic d'une parisienne de la belle époque aux anées 30", em cartaz no Musée Carnavalet. Uma  viagem pelo mundo da moda com as roupas de Alice Alleaume. Uma boa oportunidade para conhecer o comportamento de uma época. E a moda serve muito bem para isso.
A exposição contempla o período da Belle Époque (final do século XIX) até os anos 30. E essa é a primeira vez que esses vestidos e peças são expostos ao público. Peças com assinaturas das grandes grifes da época, como LANVIN, para citar apenas uma. Além das roupas, podemos ver sapatos, jóias, fotos e filmes que revelam um pouco desse mundo glamouroso. 


O Museu Carnavalet é dedicado à História de Paris e sua coleção é riquíssima, dividida em: Pinturas, objetos de arte e história, numismática, arquitetura, Idade Média. A entrada é franca, mas só para o Museu, pois as exposições temporárias, como essa que assisti, são cobradas. Tao logo terminei de assistir a exposição, passei pelo Jardim e aproveitei para rever um pouco desse belo museu que conheci em 2002. E, claro, já não me lembrava de muita coisa.
Gosto muito de visitar museus e acho essa visita ao Musée Carnavalet uma boa pedida para um domingo pela manhã. Uma das boas opções do Marais que abriga tantos outros museus e galerias de arte.
As coleções estão muito bem cuidadas. E os objetos são de uma beleza ímpar.
Mas o que me deixou de queixo caído foi ter encontrado esse ambiente, reproduzindo a loja do joalheiro Georges Fouquet, com objetos desenhados por Mucha. Impecável! Um conjunto que faz a gente viajar no tempo.


Nem preciso dizer que a manhã foi perfeita, preciso? Na saída uma foto ao lado do Roi Soleil (Rei Sol) Louis XIV.
Inspirado por tanta beleza fui descansar um pouco na Place des Vosges e conto no próximo post, pois a tarde estava apenas começando...

14 comentários:

  1. Não conheço o Museu Carnavalet. Quem sabe da próxima vez???
    Beijos já esperando a continuação desse domingo que promete...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana
      O Museu Carnavalet vale a visita. Vocês vao gostar.
      Beijos

      Excluir
  2. Queria ter ido nesse museu, pena que não deu tempo..adorei as fotos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica
      É um museu gostoso de visitar, nao é tão grande. Programe para a próxima.

      Beijos

      Excluir
  3. ADORO o Carnavalet! A história da França está ali. A cada visita se faz novas descobertas. É impressionante o cuidado com a preservação e a restauração que eles tem ali. E o jardim, então??? Fantástico. Mágico! E, cá entre nós, você ficou perfeito ao lado do Rei Sol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania
      O Carnavalet foi um dos primeiro s museus que visitei no Marais. Vi e fiquei apaixonado. Vou bom voltar tanto tempo depois e encontrá-lo renovado. Eu quis pegar um pouco do brilho do Rei Sol...rss

      Excluir
  4. Vou colocar na minha lista. Não conheço.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não fui a esse museu. Tenho que reparar essa falha :)E na Igreja da Madalena, foi? Como tenho saudades desse lugar.
    Abraço, um domingo colorido
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruthia
      Como disse nos outros comentários, vale a vista. Estive na Madalena, sim. Um espetáculo por dentro e por fora com iluminação especial.
      Beijinhos

      Excluir
  6. Jorge, belas fotos do Carnavalet! Mas, como conseguiste fotografar? Quando estive lá, em junho passado, era expressamente proibido... Lindo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenna
      As fotos da exposiçao temporária foram feitas até aparecer uma moça que disse que as fotos eram proibidas por se tratar de acervo particular. Mas o acervo do museu pode ser fotografado, sem flash.
      Beijos

      Excluir
  7. Delícia, Jorge!
    O Carnavalet é um espetáculo! Eu também retornei no ano passado, depois de muitos anos!
    Percebi muitas novidades no Marais esse ano; a igreja Saint-Gervais também está novinha...
    Vou já ver o que aconteceu no fim desse domingo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli
      Vale a pena dar um intervalo em alguns museus e depois retornar. Sempre nos surpreendemos.
      Beijos

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *