sábado, 5 de outubro de 2013

Paris, sempre uma boa idéia

Muitos leitores acompanharam aqui no Blog minha viagem do ano passado à Itália, foram diversos posts mostrando as belezas de Roma, Firenze, Lucca, Pisa, San Gimignano, Siena, Verona e Veneza. E esta foi a primeira parte da Viagem/2012. Faltou falar da segunda etapa na França, visitando Nantes e Paris. Começo hoje essa série de postagens, que não obedecerão uma ordem cronológica, mas tenho certeza que vocês vão gostar de tudo. Porém, para que vocês não fiquem muito perdidos nas datas, acho melhor explicar.... Bom, cheguei em Paris no dia 25 de abril, fiquei duas noites hospedado no Hotel de Suez - sou cliente fiel - depois fui visitar amigos em La Chapelle sur Erdre, cidadezinha perto de Nantes. Retornei à Paris e fui para um Studio no Marais. E não poderia ter feito nada melhor, ter um pied à terre em Paris, mesmo por poucos dias, não tem preço.
Feriado de 01 de maio, primavera, sol fraco e ruas vazias. Diferente de 2009, não houve manifestações. Como de costume, comprei o muguet para trazer felicidade. Essa é a tradição e vocês podem saber um pouco  mais  clicando aqui. Não havia programado nada de especial para este dia e fiz o que mais gosto quando estou em Paris: flanei.
Caminhando sem rumo cheguei ao Jardin des Plantes e, sem querer, flagrei esse casal caminhando de mãos dadas. Uma cena romântica na primavera parisiense.
O Jardin des Plantes é perfeito para uma caminhada sem pressa. Nunca está lotado e o ambiente é ótimo. Além disso, é um lugar muito bom para ir com crianças, pois tem um Zoológico, Museus e uma Galeria de Evolução das Espécies. 
O Jardin des Plantes fica no Quartier Latin bem próximo da Mesquita de Paris, que merece ser visitada. 
Depois de passar boa parte da manhã no Jardin des Plantes, fiquei pensando num lugar para almoçar e me lembrei do aclamado "Le Baratin", um bistrô em Belleville, comandado pela Chef Rachel Carena, argentina.
O restaurante é minúsculo e da entrada já avistamos a cozinha, sempre de portas abertas. A reserva é obrigatória. Eu havia feito reserva???? Não! Aí tive que apelar para a minha cara-de-pau, meu jeito carioca e a minha simpatia. Disse que era meu último dia na cidade, meu voo ia partir às 23h e ia ficar muito frustrado ... O proprietário, marido da Chef, não pareceu muito comovido, mas cochichou algo para a esposa, ela sorriu  e pediu para aguardar um pouco que e me instalou numa mesa de canto de uma salina anexa. Ufa! A mesma sorte não teve um casal de ingleses e outros que chegaram depois. E da minha mesa eu só ouvia: "désolé, désolée..."
Feliz da vida só me restou brindar! Afinal, era dia do trabalhador. Viva!
 
O menu do Le Baratin muda todo dia. A Chef só trabalha com os produtos que encontra no mercado, tudo fresco. Entre os pratos do dia, escolhi joue de veau aux légumes (bochecha de vitelo com legumes). Ainda lembro do sabor e do perfume desse prato. Um almoço delicioso e com preço justíssimo. 

Depois do almoço fiz a "sesta" no Parque de Belleville, a poucos metros do restaurante. Este bairro,  distante do Centro de Paris , pouco procurado por turistas, é muito interessante. Vale a visita. Ainda farei mais um post para mostrar o que descobri por lá.
Comemorar o dia do trabalho dessa maneira, não foi uma boa idéia????
Anote:
Le Baratin
3 rue Jouye-Rouve
Metro Pyrénées
75020 Paris
Tel.: 01 43 49 39 70

6 comentários:

  1. Jorge, que visão bonita da "nossa" Paris! Fotos e textos maravilhosos! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lena
      A "nossa" e maravilhosa Paris nos reserva sempre ótimas histórias.

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ir ao Le Baratin...sempre muito bem indicado! Lindas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana
      O Le Baratin é um bistrô como a gente espera. Comida simples, gostosa e com preço justo.
      Beijos

      Excluir
  3. Definitivamente, Paris é sempre uma boa ideia.
    E não é que o charme carioca resultou? Mega dia do trabalhador.
    Abraço, amigo
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *