sábado, 13 de junho de 2009

A Praça mais bonita da Europa

Existem algumas coisas que não conseguimos entender, uma delas é não ver a cidade de Bruxelas incluída nos roteiros turísticos da Europa. Por conta disso, acredito que muita gente deixa de conhecer uma bela cidade e perde a chance de conhecer uma das praças mais bonitas da Europa. A primeira sensação é de espanto por causa de tanta beleza e história reunida.




A Grand Place é um enorme retângulo de 110 metros de comprimento por 68 de largura, cercado de prédios que datam dos século XV e XVII. Somente visitar a Grand Place já vale a visita à Bruxelas, digo isso por conta das pessoas que gostam de viajar de trem e parando em diversas cidades ao longo do dia. Mas vale a pena parar, observar a beleza dos prédios, sentar num Café e deixar o tempo passar.



Vale a pena conferir cada detalhe dos prédios com lindos adornos em ouro.


Este é o prédio da Prefeitura, sem dúvida, o mais imponente. Esta construção gótica do século XV abriga uma bela coleção de tapeçarias que, por falta de tempo, não pude conferir. Taí um bom motivo para retornar à Bruxelas...
Durante a noite a iluminação dá um destaque especial para este prédio.


Este prédio está próximo a um dos acessos da Grand Place e chama atenção por conta dessa bela escultura.

Acho que consegui mostrar um pouco da beleza de Bruxelas, uma cidade que me surpreendeu e me cativou. Vale a pena conhecer e ficar pelo menos 4 noites. Talvez seja o tempo suficiente para visitar a cidade e conferir alguns museus, mas isso depende de cada visitante. De qualquer maneira, os dois dias e meio que passei na cidade foram ótimos e me deixou com gosto de "quero mais" e, certamente, vou voltar...

11 comentários:

  1. Fiquei com vontade de conhecer lugar tão bonito pode ficar certo quando puder irei e verei obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Fortunato,
    Realmente é incompreensível que isto aconteça. Não quero entrar no mérito da questão, mas parece coisa política: ou não há empenho por parte do próprio país em divulgar, ou "os grandes" opõem-se de tal maneira a não permitir que lugares como esse apareçam no cenário político.
    Sabemos que existem forças opositoras e oportunistas que fazem de tudo para abafar e até "queimar filme", para afastar os turistas de lugares lindos como esse.
    Vou torcer para o seu blog prosperar tanto, mas tanto, que faça promoções e distribua viagens, com direito a acompanhante, a tais pontos turísticos.
    Belo post!
    Abraço,
    Antonio

    ResponderExcluir
  3. Gosto deste tipo de arquitetura. Valeu por compartilhar seu passeio conosco, Jorge. O lugar deve ser fascinante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Arquitetura fantástica, Jorge! Parabéns pela excelente descrição e imagens.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Fantástico, lindo, maravilhoso!
    Adorei vê-lo ali!

    Beijos, Jorge, estou lendo todos os seus posts da viagem, viu, ainda que não comente.

    ResponderExcluir
  6. Jorge, foi muito interessante seu resgate de Bruxelas, pois é incompreensível que uma cidade tão cheia de atrativos não tenha a devida atenção por parte dos agentes de viagem e das editoras que editam os guias de viagem em português - quantos deles existem em relação a Bruxelas? Parabéns e espero que você retorne em breve, para nos trazer mais informações sobre a cidade. Abraços,

    ResponderExcluir
  7. For-tu-na-to!!!
    Olha, a primeira foto me lembrou muito Praga, super parecido. Acho que são as construções da época.
    Quanto a Prefeitura, reparei que a maioria é assim LINDA! Entrar em algumas é sensacional. Em Berlin, cada bairro tem a sua, as que vi eram deste tipo. Claro, nem todas iguais, mas utilizavam prédios antigos. Em Hamburg também.
    A Europa é algo imperdível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. O melhor de visitar um lugar é ficar com esse gostinho de quero mais, né? E essas prefeituras? Ave... É tudo tão bem cuidadinho, tão preservado. Dá gosto mesmo, amigão.

    Beijoquinhas!

    ResponderExcluir
  9. Jorge, ficar 4 noites em Bruxelas é pouco para mim, 3 noite é só para ficar sentado nos barzinho da Grande Praça tomando shope gelado da marca DUVEL e assistir um espetáculo musical durante o acender das luzes desses maravilhosos prédios que você mostra e comenta.
    Depois, mais 2 dias para conhecer museus e subir em um desses átomo e fazer um lanche apreciando as belezas da região. A despedida tem que ser lá naquele menino mijando (manekim)para turistas tirar fotos.Bruxelas é uma festa.
    Jorge, parabéns pelo seu blog e pelas belas viagens que tem feito.
    É meu favorito.

    ResponderExcluir
  10. Walter
    Minha visita á Bruxelas foi um "tira-gosto" e quase que eu ficava sem conhecer, pois minha agente de viagens disse que Bruxelas não era tão interessante. Foi uma agradável surpresa e espero voltar em breve.

    ResponderExcluir
  11. Amigo Jorge, ao clicar no meu nome em QUEM COMENTA fui direcionado para o meu perfil e não para o blog http://www.vaconferir.com/

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *