quarta-feira, 17 de junho de 2009

Igrejas e Museus de Brugge

Além de ser uma cidade encantadora, Brugge guarda nas suas Igrejas e Museus verdadeiros tesouros. Geralmente os turistas fazem excursões de um dia pela cidade e, por isso, deixam de conhecer algumas maravilhas. Sabendo da existência dos museus e das igrejas, resolvi passar 3 noites na cidade para poder ter mais tempo e apreciar tudo com mais calma. Minha opção foi acertada. Vale a pena visitar os museus e as igrejas, até porque não sai muito caro, principalmente se você comprar o passe que custa apenas 15 Euros, vale por 72 horas e dá direito a visitar os principais museus e monumentos.


Porta principal do Groeningemuseum - neste museu encontra-se uma bela coleção de Primitivos Flamengos entre outras obras das épocas da Renascença e Barroca. Infelizmente não pude conferir a coleção do museu, mas foi por um bom motivo. Como o museu é pequeno, com poucas salas, toda coleção foi guardada para dar lugar à exposição "Karel de Stoute" ou Carlos, o temível (Charles, le temeraire em francês), o Duque da Borgonha. A exposição teve início no dia 27 de março e vai ate o dia 31 de julho e merece ser visitada. A história de Charles, le temeraire é fascinante, mas não dá para contar aqui. Só posso dizer que a exposição é muito bem montada, explicativa e com peças riquíssimas do século XV.



Este ó prédio da prefeitura. Bela e imponente, esta construção gótica do ano 1376, é um dos mais antigos da região. Uma pena não podermos fotografar internamente, a Sala Gótica é uma maravilha aos olhos de qualquer mortal, com belas pinturas nas paredes e no teto.

Um Michelangelo fora da Itália


"A Virgem e o Menino" de Michelangelo é uma das poucas esculturas do artista que não estão na Itália. Foi emocionante ver um trabalho tão bonito e tão delicado. Os detalhes do rosto, o véu, o caimento dos tecidos. De repente, você olha e nem pensa que é uma escultura em mármore, tamanha a leveza e o cuidado do artista. Embora já tenha sido retirada da Bélgica, por conta das guerras, a escultura, também conhecida como "Madonna de Brugge", sempre retorna ao seu lar: a Igreja de Nossa Senhora, onde repousam, em descanso eterno, Charles, le temeraire e sua filha Maria da Borgonha. É imperdível.

A Basílica do Sangue Sagrado

Sendo uma cidade medieval Brugge não deixa de ter os seus mistérios. Na mesma praça onde está a Prefeitura e outros prédios, encontramos a Basílica do Sangue Sagrado, onde se guarda e venera a relíquia do Santo Sangue há vários séculos. De acordo com os relatos, Thierry d'Alsace - conde de Flandre trouxe a relíquia no final da segunda cruzada (1150). Ele teria recebido o sangue sagrado das mãos do seu cunhado, Baudouin III d'Anjou, rei de Jerusalém. Desde essa época a relíquia está em Bruges. O recipiiente onde está guardado o sangue sagrado de Cristo nunca foi aberto. A partir de 1291, anualmente, é realizada uma procissão popular no dia da Ascensão. A próxima será no dia 13 de maio de 2010.



Basílica do Sangue Sagrado - a relíquia está guardada na parte superior.


Este é o momento mais esperado pelos fiéis. O Padre expõe a relíquia para adoração. Diariamente às 11h30 e às 14h30 é possível venerar a relíquia do Sangue Sagrado. Eu não sou católico, mas não ia perder a oportunidade para conferir.
É, terminantemente, proibido fotografar ou filmar, mas preferi arriscar e registrar esse momento, tudo feito discretamente.



4 comentários:

  1. realmente são lugares que eu queria conhecer é o tipo de turismo que me faz a cabeça lugares historicos ,museus .

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de viagem, amigo! A Europa é linda, para onde quer que se vá é cultura pura, por todos os lados, é um museu a céu aberto! Se nós aqui preservássemos nossa história, teríamos tantas coisas para contar, mas aos poucos nossos prédios históricos estão sumindo, fica apenas um tiquinho para curtir. Bela postagem, adorei! Beijo, Nanda

    ResponderExcluir
  3. Adorei as imagens. Lugares maravilhosos.

    ResponderExcluir
  4. Jô, meu amigo querido, antes de mais nada, parabéns pela foto da relíquia. hehehehe Nós blogueiros precisamos nos arriscar em busca da melhor foto e matéria para posts, nao? Tudo é material para escrever-nos. rs
    Menino, o prédio da prefeitura é encantador, Jesus! É daquelas construçoes, a exemplo do Duomo de Milao, que fazem a gente chorar, nao é? Portentosa.
    E a Virgem E O Menino? Michelângelo fazia do mármore pano de tecido, que absurdo! A escultura é maravilhosa, amigo.
    Tô correndo lá embaixo ver os outros, consegui alguns minutos fora da corrente, vou te explicar tudo por e-mail, viu?

    Amigao, te quiero mucho, fica com Deus.

    Ah, o Herculano tá mandando um abraço. ; )

    Beijos!

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *