quinta-feira, 31 de maio de 2012

Meu lugar na Toscana - San Gimignano - Parte II

Das 72 Torre Medievais de San Gimignano, restaram apenas 14. Essas torres de pedra  foram construídas ao longos dos séculos XII e XIII para demonstrar o poder e a riqueza das famílias mais ricas da região. Visitei a Torre Grossa que abriga um Palazzo Comunale, e podemos visitar um pequeno Museu com afrescos e obras de Lippo Memmi. Visitei o museu e a pinacoteca, mas nada de fotos internas. Eu já havia relaxado mesmo com relação a isso. Meu interesse maior era chegar no alto da Torre. No início tudo é tranquilo com as escadas em pedra, depois as escadas de ferro.
E para chegar ao topo essa escadinha bem inclinada, tipo escada de bombeiros. Não se assustem, dá para subir com a maior tranquilidade. Na chegada tem que tomar cuidado para não bater com a cabeça em uma das grades.

E depois é só alegria e contemplação. A beleza da cidade medieval e o verde a perder de vista. Tudo em harmonia com o sol que brilhava e o céu azul e as nuvens prateadas.

Como sempre acontece, vi muita gente chegando, tirando três fotos e depois descendo. Tudo bem, cada um faz o que quer e nem sempre as pessoas estão com tempo. E este é o problema de muitos turistas que chegam em excursão e tem apenas 1 ou 2  horas para passear pela cidade.

Viajando "by myself",  faço meu horário e fico o tempo que desejo. E vale muito ficar ali em cima, contemplando a cidade, viajando dentro da viagem. Gosto disso!

 Lembram da Piazza da Cisterna? O poço na praça bem lá embaixo.

 Nunca vi nada tão simples e tão apaixonante.

Meu momento celebridade: essas meninas da Sicília ficaram encantadas com o fato de eu ser brasileiro e pediram para fazer uma foto. Será que pensaram que eu era um jogador de futebol???
Elas desceram e fiquei sozinho, não estava com a menor vontade de descer. Vejam se não tenho razão:

 

Mas uma hora tinha que descer e fui andar pela cidade. Foi quando numa das esquinas vi ao longe o Érico, que havia conhecido no dia anterior em Pisa. Eu havia comentado que visitaria San Gimignano e o Érico disse que, de repente, nos encontraríamos no trem das 08h00. Mas, eu acabei me atrasando e peguei o trem de 09h10.

Érico é de Belo Horizonte e estava viajando pela Itália, também estava hospedado em Firenze. E é bom ter alguém para bater um papo. Depois de San Gimignano Érico ia visitar Siena, mas eu preferi continuar na cidade. Ia almoçar, comprar algumas coisas e tomar mais sorvete.

San Gimignano tem portas e passagens que nos conduzem a lugares muito especiais. E foi assim que conheci uma figura ímpar: Giovani "Dante Alighieri".

Acredito que Giovani seja  ator ou alguma vez na vida tenha tenha pensado em execercer essa arte profissionalmente. O fato é que não se pode ficar indiferente à sua presença. Sua voz é forte e sua interpretação marcante.  Giovani, caracterizado de Dante Alighieri recita os trechos da Divina Comédia, como se estivesse num Teatro.

E não poderia estar em cenário melhor. Ainda bem que Giovani não se incomodou com as fotos e nem com os filmes que fiz. Vocês sabem que certos artistas de rua só fotografam mediante uma colaboração. Haja visto os gladiadores de Roma que cobram até 10 Euros por uma foto.


E agora, exclusivamente para vocês, um dos vídeos que fiz.


Hora de almoçar. Pelo horário avançado nem tinha certeza se ia encontrar algum restaurante oferecendo almoço. Fui andando, observando até que encontrei...
 ... o Bar Pasticceria Lucia & Maria (Via San Matteo, 55). Um lugar bem simpático com mesas na calçada e com um cardápio de pratos leves, saladas e frios e com preços corretos.

 Optei por um prato de frios, acompanhado de pães e um bom Chianti rosso.

Dá para acreditar que este prato de frios custou só 10 Euros? Duas pessoas comeriam tranquilamente.

E o que este vaso está fazendo aí, no balcão do restaurante?

O vaso é um cofrinho bem humorado, com a frase "Il denaro è como il WC, quando Serve... serve in fretta", sobre a tampa. Como meu italiano é à la "Passione", fiz essa tradução: "O dinheiro é como o WC, serve até quando estamos com pressa". Foi o que eu entendi...rs E é nesse vaso que Ana, uma das atendentes, guarda as moedas que recebe de gorjeta.

Depois do almoço continuei meu passeio pelas ruas da cidade, passei de novo na Gelateria di Piazza e dessa vez pedi o maravilhoso Tutto Bosco, na foto abaixo quase terminado.

 
Uma nova volta depois desse pit stop e cheguei ao Museu do Vinho.

Este cantinho de San Gimignano é o lugar ideal para passar o final do dia. Que visual!
 
Nem pensei duas vezes, fui direto ao bar e pedi ...

 Uma taça do Vernaccia di San Gimignano.

 Tim-tim!!!

 Cadeira de frente para o mirante, uma taça de vinho e a maravilhosa vista...

Ah la dolce vita... um outro lugar que não dá vontade de sair. Anotem: Museu do Vinho.

E na hora de ir embora, passei na porta da Gelateria di Piazza e não resisti: mais um gelato, per favore! Foram 3 copinhos e o Tutto Bosco foi o campeão. Este é, de fato,  o melhor sorvete do mundo!

Deixei San Gimignano com um sentimento enorme de felicidade, mas ao mesmo tempo com uma vontade maior ainda de ficar. A cidade merece ser incluída no roteiro de quem vai à Toscana. Quem puder deve passar ao menos uma noite ou até duas. Siena está a 15/20 minutos de ônibus e nos arredores há muito o que ver e visitar. Soube de uma excursão que sai de San Gimignano e visita 4 castelos e produtores locais de vinho. Se tivesse mais tempo teria feito, pois como não dirijo, seria uma maneira de conhecer mais a região. Mas vou voltar. San Gimignano é o meu lugar na Toscana.

§§§§§§§§

Se você gostou de San Gimignano, clique aqui para ver os Hotéis da cidade e comece a sonhar com este paraíso.

20 comentários:

  1. Ola Jorge, passei por aqui! Achei muito legal o fato de teres subido na torre. São as primeiras fotos que vejo lá de cima. Esse cara que recita Dante é mesmo uma figuraça, está sempre por lá. E o sorvete dispensa comentários. Otimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter vc aqui! Vale muito subir na Torre, como vc viu o visual é fantástico.
      E o giovani é demais! Abraços

      Excluir
  2. Arrasou Jorge!
    Sua narrativa mostrou perfeitamente o seu encantamento por San Gemignano!
    Claro que as sicilianas acharam que você era o Ronaldo Fenômeno! E ainda encontrou um conterrâneo...vc é dos meus! Conversa com todo mundo!
    Anotei suas dicas e estarei no Museu do Vinho em outubro brindando por você!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana
      E tem como ser diferente. San Gimignano é apaixonante. As meninas eram muito fofas. Tem sempre um mineiro no meu caminho, e como a gente conversou.
      Quem sabe eu não apareço para brindar pessoalmente?
      Beijos

      Excluir
  3. Olá JORGE,
    Estou planejando minha proxima viagem para a Europa, e a Italia será a porta de entrada para, como você terminar em Paris. Porém apos ler e reler seus relatos,estou pensando severamente em estender meu tempo na Toscana. Italiano que sou, sentirei-me em casa!!!
    Abraços.
    Kleber A. Torezan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber
      Eu sou apaixonado por Paris, estou sempre lá, mas a Toscana é pura sedução. Você chega e não quer sair. Para ser sincero, a Itália é como um colo de mãe...braçaos abertos e acolhedor. Aumento alguns dias e vc não vai se arrepender.
      Abraços

      Excluir
  4. Fiquei adorando San Gimignano pelos seus olhos. Parabéns pelo relato. Aguardo ansiosamente mais detalhes da sua viagem. Saudações desde Lisboa

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Fico feliz com seu comentário. Que bom que a minha emoçao está chegando até você.
      Abraços

      Excluir
  5. Jorge
    Me apaixonei por San Gimignano.
    Acho que essa escada eu vou encarar,rsrs
    Pena que a gente tem que ir embora, a vontade é sempre ficar mais tempo...e esse sorvete, vou ter que emagrecer uns 3 quilos antes de viajar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suely
      Essa Torre Grossa é para subir mesmo. Esqueça qualquer coisa e suba. Quanto ao sorvete, prove todos e nãos e preocupe gordura zero!
      Beijos

      Excluir
  6. A pergunta sobre o melhor sorvete que fiz no post anterior foi respondida neste. E a julgar pela 'cara' dele, madonna mia... hahaha

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Jorge
    fiquei uns dias sem passar por aqui, e me deparo com essa delicia...até o nome é gostoso de falar " San Giminiano"...:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostoso de falr, gostoso de ficar, vontade nãos air mais de San Gimignano!
      Beijos

      Excluir
  8. Maravilhas de viajar por conta própria! Poder ficar o tempo que deseja nesses locais é fabuloso, Jorgito!Eu faço ideia do sucesso que um brasileiro como você anda fazendo em terras euroupéias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tanto sucesso assim, Marthinha..rs
      Como sou descolado e cara-de-pau, acho que isso é um ponto a favor.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi, Jorge, é a Daniella (da academia), tudo bem? Finalmente consegui passar por aqui e adorei seu blog! Lendo o texto de San Gimignano,fiquei louca para conhecer! Como já disse, adorei o blog, vou sempre passar por aqui e recomendar para os amigos tb! Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniella
      Prazer receber vc aqui! San Gimignano é uma cidade para visitar sem pressa, uma delícia esse lugar. Pretendo voltar!"
      Beijos

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *