quarta-feira, 30 de maio de 2012

Meu lugar na Toscana: San Gimignano - I

Sem sombra de dúvidas, a Toscana é a mais romântica e encantadora das regiões italianas. Uma região onde temos a Arte arrebatadora dos mestres do Renascimento e as paisagens deslumbrantes que nos deixam emocionados. Em Firenze já dá para ter essa ideia. Porém, eu precisava ir um pouco mais longe, para poder chegar perto da "Toscana profunda". No dia 9 de abril, recebi um e-mail enviado pela minha amiga Adriana Pessoa com algumas dicas de restaurantes e lugares para visitar na Toscana. No final da mensagem, Adriana escreveu: "você, como viajante experiente que é, descobrirá a sua Toscana". E hoje posso dizer sem medo: a minha Toscana é San Gimignano! Um lugar que, se pudesse, seria o meu destino para passar os finais de semana. Que lugar! Tão mágico, tão tranquilo. Estar em San Gimignano é sonhar acordado. Vamos conhecer juntos?

Tudo começa aqui, na Estação de Santa Maria Novella em Firenze. Comprei o ticket para Siena num quiosque dentro da estação. Para ir à San Gimignano é necessário descer na Estação Poggibonsi. O dia 17 de abril (terça-feira), foi o único dia de sol no período em que passei pela Toscana. Depois do temporal em Pisa, ter um dia inteiro de sol foi um presente.  

Como sempre a paisagem é muito interessante. Não digo isso pelo estacionamento, claro. Mas pelo céu azul, e as casas no alto da colina. E como um dia de sol muda tudo!
Não cheguei a ver o nome do artista, mas esta escultura em ferro na Estação Poggibonsi é muito interessante. As pessoas descem do trem para fotografá-la.
A viagem de Firenze até a Estação Pggibonsi dura em torno de 1h05. Em frente à Estação está o ponto do ônibus que leva até San Gimignano e mais 15 minutos você estará no paraíso.
Sempre faço fotos das paisagens quando viajo, seja trem ou ônibus. Umas ficam boas, outras nem tanto. Mas vale a memória dos bons momentos. Foi uma pena não conseguir bater uma foto no momento em que San Gimignano aparece no alto. A cidade é conhecida como a "Manhattan da idade Média", por conta das suas torres de pedra.

Atravessar essa porta é entrar num mundo misterioso, meio mágico. Há algo em San Gimignano que mexe com a gente. Pelo menos eu senti isso. O bom de estar sozinho é que eu não segui a multidão, que ia no sentido da Praça. Busquei um outro caminho, à direita, em direção a um mirante.
E aí comecei a ver o belo casario medieval misturado com a paisagem verde.
Parecia que o tempo havia parado. Tudo muito calmo, sem o agito dos turistas. Que bom ter mudado de caminho.

E fui passando por ruas estreitas, descendo até atingir a parte de fora dos muros.
Ninguém! Caminho livre e o canto dos pássaros. Caminhei toda a extensão da muralha e retornei. Parei para comer uma maçã. Estava tão maravilhado com o que estava vendo que se não tomasse cuidado ficava ali mais tempo. Com certeza fiquei mais ou menos uma hora passeando e contemplando.

As oliveiras e, no alto, as torres de San Gimignano

E viva o disparador automático. Tudo programado e clic! Não passava ninguém mesmo...

Essa foi uma das cenas que mais vi. Moradores pegando um pouco de sol e as roupas penduradas na janela. Um clássico. Fui caminhando em direção à Piazza della Cisterna e passei por um mirante. Vejam que vista bacana.

Fiquei apaixonado por esse tipo de construção e só imaginava ficar ali uns dois ou três dias.

E aqui está  a razão e o porquê de muitos turistas chegarem à San Gimignano e correrem para esta Praça: Gelateria di Piazza. Eleita três vezes como o melhor sorvete do mundo. As outras gelaterias ficam vazias, pois todos querem provar...

... os diversos sabores. É difícil escolher com tanta variedade. Tutto Bosco é uma perdição, mas não foi a minha primeira pedida.

Eu não lembro o que escolhi, mas um dos sabores deve ter sido pistache, pois adoro. O mais incrível: paguei só 2,50 Euros! Dois sabores do melhor sorvete do mundo por 2,50 Euros! Esse é o preço do copo menor, mas tem o médio, o grande e diversos tamanhos de casquinha. Quanto maior, mais sorvete, mais sabores e mais Euros, claro.

Degustei o meu sorvete sentado nesse poço que fica no centro da Praça e dali fiquei observando o movimento.  

E quando você não tem nada para fazer, acaba descobrindo umas coisas...

 ... entenderam????

Momento "tomando conta da vida alheia": casal francês com o "Guide du Routard" parou para almoçar nos degraus do poço. O sanduíche foi montado ali mesmo nos degraus: pão, queijos e frios, mas não bebaram nada.

Quando avistei esse rapaz de terno e com a coroa de louros adornando sua cabeça, não resisti, me aproximei e quis saber o motivo. Era sua formatura. Eu pedi para fazer a foto e ele, meio sem jeito, permitiu. Não podia perder essa. Esse é o lado bom de ficar de bobeira na Praça, vendo a vida passar.

Essa linda igreja vou ficar devendo o nome. Será que o Márcio do "Estou indo para a Itália" sabe qual é? Eu gosto de entrar nas igrejas, mas acho que estava fechada. E como estava perto fui em direção à Torre Grossa para ver San Gimignano do alto.

E o que vi e tudo que aconteceu depois, eu conto no próximo post.

§§§§§§§§§

Quer reservar um Hotel em San Gimignano? Clique aqui!

20 comentários:

  1. Jorge,
    gostei da "Toscana profunda"! É sempre bom descobrir o nosso lugar, em qualquer canto do mundo. É algo que acontece naturalmente.
    Mas esse sorvete, heim?? Em outubro vou pedir um de Tutto Bosco em sua homenagem.
    Essa igreja é a Collegiata Santa Maria Assunta, o Duomo de San Gemignano. Simples por fora, mas muito rico no seu interior.
    Muito honrada em ser lembrada por você!
    Beijos e aguardando o próximo capítulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana
      Esse termo eu copiei do francês. Tinha um professor que vivia falando "la France profonde". E San Giignano é um pouco isso, "Toscana profunda" com tudo o que tem direito.
      Esse sorvete é maravilhoso, eu provei depois, pois voltei mais duas vezes na Gelateria...
      Não tem como nao lembrar de vc nessas psotagens da Toscana, vc passou dicas ótimas. Beijos

      Excluir
  2. Jorge,
    Como meu tempo anda muito curto, hoje fui a Lucca, Pisa e San Gimigniano com você.
    Amei a viagem e todas as paisagens!
    Gosto dessa sua curiosidade e facilidade em travar contato com as pessoa. Solidão, jamais!
    Para mim um dia de sol faz toda a diferença, não gosto de fazer turismo com chuva. Mas se essa for a única forma de se vivenciar o novo, melhor mesmo é ser feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli
      como vc viajou hein??? Essa viagem foi muito especial. Eu sou muito cara-de-pau e falo com todo mundo. E olha que meu italiano é no eslio "Passione". Eu aprendi a conviver com a chuva. Esperava, ela passava e eu prosseguia. Foi um abril atípico, me falaram.
      Beijos

      Excluir
  3. Jorge, mas que dia glorioso!
    San Gimignano realmente mereceu a sua visita!
    Adorei os " louos" na cabe'ca do jovem formando.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth
      Foi o meu melhor dia na Toscana.
      Achei o máximo a coroa de louros. na hora eu pensava só em olímpiada, maratona...rs
      Beijos

      Excluir
  4. Sempre que leio o nome desta cidade me lembro de um filme delicioso "Sob o sol de Toscana"!

    Puxa, que passeio agradavel, tudo é tão encantador, acho que me atrai pelas construções antigas, medieval.

    Quanto ao sorvete, já me disseram que os italianos são imperdíveis.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissy
      Eu aluguei esse filme recentemente e estou louco pra ver. Os sorvetes italianos são todos muito bons. E nessa viagem eu me rendi totalmente.
      Bjs

      Excluir
  5. Jorge presente é voce que está nos dando com essa leitura e viagem deliciosa...

    ResponderExcluir
  6. Oi Jorge!
    Desde que meu cunhado conheceu San Gimignano e veio assim deslumbrado como você que tenho a maior vontade de conhece-la. Esse ar bucólico dá a ela esta beleza toda especial. Esta arquitetura antiga é fenomenal, sempre me toma a atenção. Estou curiosa sobre o que você viu do alto.rss
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É deslumbrante mesmo Valéria. E acho que podemos creditar isso à simplciidade do local. Programe-se, a Toscana te espera.

      Excluir
  7. Jorge
    Estava esperando o seu depoimento sobre San Gimignano,já tinha lido vários elogios a cidade e inclui no meu roteiro,muito linda!!!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suely
      Esta cidade não pode faltar no roteiro de quem visita a Toscana. Vc vaia dorar!
      Beijos

      Excluir
  8. Fiquei encantada com a cidade! Não conhecia! Com as indicações e as fotos da Adriana Pessoa sempre imaginei que deveria ser Muito Especial! E é!!!Estou pensando seriamente em programar uma viagem de algumas semanas perdidas por lá....
    Obrigada por nos fazer sonhar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania
      San Gimignano é umd esses lugares que te convidam a caminhar, se perder mesmo. Toda a regiao é maravilhosa.
      Beijos

      Excluir
  9. Jorge

    San Gimignano é mesmo uma visão!
    Seu olhar atento de observador não apenas contempla, mas absorve e interage. Na dimensão da troca e do encantamento o sonho se transforma em realidade. O espectador se transforma em ator e se integra ao cenário.
    San Gimignano, uma cidade para chamar de sua.
    Mais que merecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia
      E posso dizer que foi a melhor das visões que tive.
      Um beijo!

      Excluir
  10. Oi Jorge, tudo bom? Excelente o seu relato... Bem, respondendo a sua pergunta, sei sim... rs É a catedral da cidade, a Basílica de Santa Maria Assunta feita a partir de uma pequena igreja da cidade...
    Abraços

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *