domingo, 19 de outubro de 2014

Surpresa no final do dia - Capítulo 6

A sensação que eu tive no dia 21 de agosto em Istanbul foi a de que aquele dia não iria mais terminar... Mesquita Azul, almoço, Cisterna...e tudo o que eu queria era descansar. Mas havia um Museu no meio do caminho e fechei o dia com chave de ouro!
Museu Arqueológico de Istanbul

O Museu Arqueológico de Istanbul é um dos mais importantes em seu gênero no mundo. Foi fundado na época otomana com o nome de Museu Imperial. A coleção é imensa e inclui importantes peças de vários lugares do império. Pena que o chamado sarcófago de Alexandre estava em restauro. Mas a visita valeu muito. 
Como disse, o acervo é muito grande e, por isso, está distribuído em três prédios:
Pavilhão do Próximo Oriente
 
Estes mosaicos com animais  foram tirados do caminho real e da porta de Isthar na Babilônia
Objetos da época hitita (2000 - 1200 a.C.)

Seção Clássica
Nesta parte estão várias estátuas, sarcófagos e obras desde o século I a.C. Selecionei as que mais gostei, embora tivesse vontade de publicar todas...  
Cabeça de Alexandre, o grande. Proveniente de Pérgamo (primeira metade do século II a.C.)
 "O Oceano" - período romano
Essa estátua - Uma Cariatide (século I a.C.) - era uma das coluna de uma construção. O mármore parece um tecido, tamanho o cuidado do trabalho.
 Sarcófago Lício (século V a.C)
 Artemis (período romano)
 Cabeça da poetisa Sapho - cópia a partir de um original do tempo helenístico.

Pavilhão dos Azulejos (Cinili Kosk)
A beleza da fachada 
Na entrada do Pavilhão dos Azulejos 
Coincidentemente, deixei essa parte do Museu para o final. Foi a que mais gostei. A riqueza dos detalhes dos azulejos, o colorido das peças e a delicadeza das louças em cerâmica me encantaram. As fotos abaixo traduzem o meu sentimento.





Quase três horas de visita, isso porque passei rápido em algumas salas - sou detalhista e precisava de mais tempo, mas o museu fechava às 19hs. 
O Museu Arqueológico de Istanbul foi uma grande surpresa e, confesso, não esperava tanto. Para ser bem sincero, não pensava nem mesmo em fazer a visita, pois iria visitar um  museu arqueológico em Ankara. Sim, estive lá...cenas para próximos capítulos.
Quando visitarem Istanbul, se a agenda permitir, incluam o Museu Arqueológico no roteiro. Vocês não vão se arrepender.

5 comentários:

  1. Adorei! Este não visitamos! Fica aonde? Mt bonito!
    Quero mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia
      O Museu Arqueológico fica na rua ao lado do Palácio Topikapi. Agende para sua próxima visita.
      Bjks

      Excluir
  2. Linda visita e me fez refletir sobre os acervos pelo mundo...Por exemplo, o Portal de Ishtar esta em Berlim e esse lindo mosaico que a ele pertencia, neste Museu...Claro que sabemos que ha convencoes e isso 'e assunto discutido pelos especialistas, mas posso dizer que a minha visita ao Pergammon, ficou mais completa agora...Imagino que o mesmo deva ocorrer no caminho contrario! Adorei...:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia,
      Enquanto escrevia o post pensava em você, que sintonia! Que conexao essa história das peças que se separam e fica por conta do viajante ir montando um quebra-cabeças.... pois saiba que neste Museu de Istanbul está uma parte de uma escultura que fica em Veneza. Eu estou procurando as fotos para publicar e fazer um post aqui. Mas depois te conto... bjks

      Excluir
    2. eh, e por isso viajar nos completa...Ao ler seu post, alem de Berlim, tb me lembrei de Veneza, Croacia etc ... Aguardo os proximos para viajarmos...bjs

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *