terça-feira, 12 de maio de 2009

Heineken Experience

Depois de um dia inteiro no Parc Keukenhof, entre tulipas, jacintos e outras flores e a comemoração do aniversário, no dia seguinte fiz um programa que não estava nos meus planos: visita à antiga fábrica da Heineken.
Quem me conhece sabe que não curto fazer esses programas "para turistas". Além disso, cerveja não é a minha bebida preferida. Porém, devo confessar, sem arrogância, que as estrangeiras são bem melhores que as nacionais. Já provei em outros países e são melhores mesmo.
Mas afinal como eu cheguei lá? Acordei querendo fazer muitas coisas, mas estava cansado do dia anterior. Acordei meio tarde e saí caminhando sem rumo. Quando cheguei na Rembrandplein, abri o guia de viagem e, casualmente, bati os olhos no texto sobre a Heineken. Como o tempo estava meio nublado e a minha programação de museus era para outro dia, por conta da previsão do tempo, deixei de lado os preconceitos e resolvi conferir.

A antiga cervejaria foi transformada num grande museu, são 3 andares para visitar com toda a história da Heineken desde a sua fundação em 1863 até os dias de hoje. O prédio passou por uma renovação em 2008 para que o visitante tenha uma verdadeira Heineken Experience! São várias salas com recepcionistas simpáticos explicando os diversos processos de fabricação da cerveja.


(Rótulos de todos os tempos)


Estão expostas muitas medalhas da Légion d'Honneur concedidas pelo governo Francês. Très chic!

(Eu juro que não alterei a fórmula da Hieneken...rs)

Depois de passar pelas diversas salas vem o grande momento da visita: o Brew U, uma fantástica viagem em 4-D, onde é possível "viver" cada instante do processo de fabricação. E aí sentimos os aromas, passamos pelo processo de fermentação, lavagem das garrafas, o engarrafamento, distribuição, etc. No final da visita, meio tontos de tanto sacolejar, encontramos o primeiro bar para degustação da Heineken.


Após degustar a primeira Heineken fiquei empolgado e até comprei uma garrafa com meu nome no rótulo. Você passa diante das máquinas e não resiste. A brincadeira sai por 5 euros, mas ter o seu nome no rótulo de uma Heineken.... não tem preço (mas foi a garrafa de cerveja mais cara que já paguei na vida).


Ao sair dessa sala entramos na Innovation Station o lugar onde gravamos clipes musicais, ou seja, onde pagamos mico. Escolhemos um cenário, nos posicionamos diante da câmera e começa uma musiquinha, tipo um karaokê com a letra...em holandês, claro! Aí o mico é total... confira aqui.
Para compensar o mico, a visita termina no World Bar, onde são servidos 2 copos grandes de Heineken super gelada!



Enquanto apreciamos a Heineken super gelada no World Bar, imagens de diversas cidades do mundo, inclusive do Rio de Janeiro são projetadas nas telas.
Depois desses momentos todos de "Heineken Experience" fui à Loja para apanhar a minha garrafa personalizada. A recepcionista, uma figura super simpática, perguntou se eu havia gostado da experiência. Animado e já um pouco alto, por conta do álcool, comecei a tagarelar. Falei que estava visitando a cidade pela primeira vez, que estava feliz por ter passado o meu aniversário em Amsterdam, etc. Bastou falar a palavra aniversário e a recepcionista me presenteou com um souvenir da Heineken. Uma garrafa miniatura com um abridor dentro. Foi muito gentil, um gesto bacana. Valeu!

E assim foi a minha inusitada visita à Heineken. Tomei cerveja, ganhei presente. Não é um programa imperdível, mas foi muito divertido.

5 comentários:

  1. Embora não seja de meu agrado o sabor desta cerveja, tenho a certeza de que você se sentiu um pinto no luxo. A cara de felicidade contagia. Depois quero saber de tudo. Bjs Rô

    ResponderExcluir
  2. Fcaste muito bem nas fots hein....eu não bebo mas a materia foi muito boa pois conheci a fabrica e tbm fico honrada de ter um amigo que esteve lá pessoalmente.
    Parebéns!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha, Jorge não ouvi sua voz,rs...
    "Tulipas de Amsterdam" é um clássico da Holanda, todo cantor holandês que se preze tem que cantá-la...
    Muito legal, nunca tive a curiosidade, quem sabe na próxima eu entre.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post, ficou bacana,
    sabe que me deu ate uma vontade de tomar uma Heineken!!!

    ResponderExcluir
  5. Kinho
    Obrigado pela visita!
    A visita não estava programada e foi uma boa pedida, literalmente.

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *